Node Red com MQTT no Home Assistant

Pessoal,

Estou começando no Node Red e estou tentando aprimorar um projeto de medição de agua por pulso de hidrometro que cheguei a comentar nesse tópico:

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/medidor-agua-companhia-saneamento-caesb-saneago-sanepar-sabesp-etc/1836

Alguém poderia me ajudar com o fluxo e funções para separar os valores que eu recebo pelo MQTT?
A cada 30 segundos eu recebo os seguintes valores ao ouvir o tópico “aguamqtt”:

"Mensagem 2 recebida em aguamqtt às 17:15:
{
“variable”: “L”,
“value”: 658,
“unit”: “L”
}
QoS: 0 - Retain: false
Mensagem 1 recebida em aguamqtt às 17:15:
{
“variable”: “Q”,
“value”: 0,
“unit”: “L/h”
}
QoS: 0 - Retain: false
Mensagem 0 recebida em aguamqtt às 17:15:
{
“variable”: “P”,
“value”: 1,
“unit”: “1”
}

"

Eu criei um fluxo no Node Red com um switch node para separar as mensagens recebidas:

Debug:
HidrometroNodeREDDebug

A minha questão agora, que estou empacado, é como eu posso separar apenas os valores e inseri-los em alguma entidade do Home Assistant para que depois eu possa criar Utility_Meter e manter históricos diários, semanais, mensais e anuais ?

Hoje eu utilizo o Utility_Meter para separar o meu consumo de energia da casa (isso é assunto para outro tópico mas vou copiar e colar aqui o que tenho no configuration.yaml)
Utility_meter_configurationYAML

Se alguem tiver alguma dica tambem de como fazer diferente do que estou fazendo eu agradeço.

Abraço!

Olá! Eu não entendo muito de node red mas até onde saiba não tem nenhum jeito simples de enviar dados pra um sensor usando node red a não ser que você programe um custom component.
Mas o home assistant tem compatibilidade para você criar sensores mqtt sem nenhum intermediário:

Outra possibilidade é fazer em Python usando AppDaemon eu acredito que quando você chama o set state para um sensor inexistem no app daemon ele cria um sensor automaticamente.