Netwok UPS Tools (NUT): Monitorando seu nobreak pelo Home Assistant

Este post tem o objetivo de mostrar como configurar o add-on e a integração do Netwok UPS Tools (NUT), que é uma aplicação para monitorar nobreaks e sistemas de energia, neste caso utilizando o Home Assistant.

Essa configuração se divide em duas partes: instalação e configuração do add-on Netwok UPS Tools (NUT) o qual vai comunicar com o seu nobreak para aquisitar as informações e a configuração da integração Netwok UPS Tools (NUT) que depende do addon configurado corretamente.

1. Instalando e configurando o add-on Netwok UPS Tools (NUT):

1.1. Navegue até as Configurações > Complementos, backups e supervisor e clique no botão Loja de Add-ons no canto inferior direito.

Captura de tela 2021-12-12 133203

1.2. Pesquise NUT na loja de add-ons e instale o add-on Network UPS Tools:

image

1.3. Configurando o add-on Network UPS Tools:

1.3.1. Acesse os ajustes do add-on e configure um usuário e senha para o servidor NUT.

image

1.3.2. Os parâmetros driver e port devem ser configurados conforme seu nobreak, verifique a documentação para descobrir quais os dados que deve utilizar.

1.3.3. As configurações devem ficar semelhantes a essa:

1.3.4. Qualquer dúvida sobre a configuração do add-on pode ser sanada na documentação do add-on.

1.3.5. Salve as configurações, inicie/reinicie o add-on e verifique nos logs se a comunicação foi estabelecida com o nobreak.

2. Configurando a integração Netwok UPS Tools (NUT):

2.1. Para incluir a integração você pode usar o link: image ou navegue até Configurações > Dispositivos e serviços e clique no botão adicionar integração no canto inferior direito.

image

Pesquise NUT na lista de integrações e clique em Network UPS Tools (NUT).

image

2.3. Digite as informações do seu NUT Server e clique em Enviar:

image

Ao concluir a inclusão da integração clique em Terminar.

image

2.1. Configurando as informações da integração:

2.1.1. Configurar o tempo de atualização das informações:

Navegue até Configurações > Dispositivos e serviços e clique no botão Configurar da integração Netwok UPS Tools (NUT).

image

No campo intervalo de escaneamento digite o tempo em segundos que deseja que as informações sejam atualizadas. O padrão é 60 segundos.

image

2.1.1. Configurando os sensores:

Por padrão alguns sensores veem desabilitados por padrão, você pode habilitá-los navegando até Configurações > Dispositivos e serviços, selecionar o dispositivo que representa seu nobreak e clicar no texto que informa o número de sensores desabilitados para exibir a lista de sensores.

Para habilitá-los deve clicar em cada um e ativar a opção Ativar entidade. Levará aproximadamente 30 segundos para que essas entidades fiquem disponíveis no Home Assistant.

3. Card para mostrar as informações do nobreak no lovelace:

Não tenho ainda… mas tenho o obejtivo de criar um card semelhante a esse:

Se alguém já tiver um card semelhante compartilhe com a gente!

4. Lista de modelos e drives que a comunidade já configurou com sucesso:

Modelo Tipo Conexão Driver Porta
TS Shara Universal 1500VA - 4438 USB blazer_ser /dev/ttyACM0
APC Back-UPS BZ1500XLBI-BR USB usbhid-ups /dev/ttyAMA0
Intelbras DNB 1,5kVA TW USB blazer_usb ID do Dispositivo

Se você já integrou um modelo diferente da tabela acima, compartilhe os detalhes com a gente!

6 curtidas

Parabéns pelo tutorial.

Tenho uma dúvida.

Possuo um desse aqui parado.
https://www.apc.com/shop/br/pt/products/Smart-UPS-RT-da-APC-2200VA-Brasil-120V/P-SURTA2200XL-BR

Sabe se tem como integrar ele?
Tentei uma época porém não tive êxito, eu consigo instalar um driver dele via USB no computador que mostra algumas infos dele.
Atualmente estou sem HA para tentar mais testes

1 curtida

Qual a forma de conexão dele?

Ele tem um cabo USB que liga no computador, dai da pra instalar um software dele que mostra as infos.

Na documentação é indicado o driver snmp-ups para esse modelo, porém esse driver seria se ele tivesse conexão via rede, que não é o caso.

Então você tem que verificar os outros modelos e ir testando pra verificar se funciona. Acredito que pode ser o driver apcsmart.

Se você conseguir avisa aqui que incluímos na tabela do post.

Consegui configurar o APC Back-UPS BZ1500XLBI-BR.

driver: usbhid-ups
port: /dev/ttyAMA0

Obrigado.

1 curtida

Adicionei na lista do post. Obrigado pelo feedback!

1 curtida

Tentei integrar um TS Shara modelo 4381 e não consegui. Usei um cabo de impressora para conectar o nobreak a meu servidor HA(rasp). O Nobreak não aparece conectado a nenhuma porta. Será que precisa ser um cabo específico?

Excelente! Funcionou perfeitamente no meu Nobreak online da Intelbras (Modelo DNB 1.5 kVA TW 120v) com o driver “blazer_usb”
Muito obrigado!

1 curtida

Inclui ele na lista do post. Você usou a porta padrão na configuração ou precisou de um configuração específica?

O meu ficou assim:

  • config: []
    driver: blazer_usb
    name: Nobreak
    port: /dev/bus/usb/001/003 (Caminho do dispositivo que achei na config → hardware. Estou usando em uma VM dentro do VirtualBox ainda, queria testar antes de comprar um hardware dedicado para o Home Assistant)

O restante, além do user e senha, segui exatamente o tutorial, host name, port, etc.

1 curtida

Pessoal, comprei o NoBreak APC BACK-UPS BZ1500XLBI-BR. Acima o @Paulo.Afono disse que conseguiu integrar com sucesso.
Eu estou vendo um comportamente muito estranho e queria saber se alguém já passou por isso.

Inicialmente o NoBreak estava com o Roteador e o Raspberry. Conectei o USB no Home Assistant e o NUT informa que não encontrou o UPS (Raspberry PI4).

INFO: Starting the UPS drivers…
0.000000 Starting UPS: BZ1500XLBI
No matching HID UPS found
Network UPS Tools - Generic HID driver 0.41 (2.7.4)
USB communication driver 0.33
0.129152 Driver failed to start (exit status=1)
Network UPS Tools - UPS driver controller 2.7.4

Então fui testar no computador com Windows 11 e o USB dava o bip de conectado e logo em seguida desconectado. Ainda estava com o Raspberry conectado nele.

Tirei os dispositivos do UPS e deixei ele vazio, apenas ligado na tomada.
Testei em um segundo computador com Windos 10 e reconheceu o USB normalmente. Instalei o PowerChute e funcionou.

Voltei o NoBreak para o Windows 11 e desta vez ele reconheceu normalmente e funcionou com o SW PawerChute.

Liguei o Raspberry em uma outra tomada, mantendo o NoBreak vazio. Conectei o NoBreak no Home Assistant e desta vez funcionou perfeitamente.

Configuração:
- name: BZ1500XLBI
driver: usbhid-ups
port: auto

Depois de 1 semana levei o NoBreak e o Raspberry para o local definitivo, conectei tudo novamente no NoBreak (Raspberry, Roteador, Switch) e novamente o Home Assistant não reconheceu mais o NoBreak. Estou ficando maluco com esta situação.

INFO: Starting the UPS drivers…
0.000000 Starting UPS: BZ1500XLBI
No matching HID UPS found
Network UPS Tools - Generic HID driver 0.41 (2.7.4)
USB communication driver 0.33
0.129152 Driver failed to start (exit status=1)
Network UPS Tools - UPS driver controller 2.7.4

Algúem já passou por isso?
Li em alguns foruns que algumas pessoas tiveram que dar boot no Raspbery e reiniciar o NoBreak diversas vezes até conseguir a conexão.

Obrigado!

Pelo que entendi o problema só acontece quando vc liga o raspberry na saída do nobreak, é isso?

Tentou trocar o cabo USB?
Tentou usar outra fonte para o raspberry?

Usei 3 cabos usb diferentes sem mudança no cenário. A fonte do Raspberry ainda não troquei, mas já uso há 1 ano monitorando a performance dela (3A). Vou testar outra também. Este final de semana irei realizar novos testes para tentar identificar o problema.
Colocarei aqui os resultados.

FUNCIONOU! Vou tentar explicar aqui os passos que executei para ajudar as pessoas que tem o NoBreak APC BACK-UPS BZ1500XLBI-BR.

O Nobreak inicialmente estava conctando e desconectando do USB, mesmo no computador. Por isso, no Home Assistant não era reconhecido.

  • Tirei todos os equipamentos carregados no NoBreak, inclusive o Raspberry do HASS.
  • Desliguei o Nobreak (Desliguei a carga dos equipamentos), mantendo ele na tomada.
  • Conectei o cabo USB no computador, ele deu o beep de conectando o USB e logo em seguida desconectando.
  • Fiquei segurando o botão do NoBreak por 15/20 segundos (ativação do modo economia energia). Fiz isso 2 vezes e o USB foi reconhecido normalmente no computador (Windows). Instalei o PowerChute da APC para testar e funciou perfeitamente.
  • Desconectei o cabo USB do computador. Coloquei todos os aparelhos de volta no NoBreak, e conectei o cabo USB no Raspberry do HASS.
  • Inicialmente o HASS não reconheceu o USB. Liguei a carga do NoBreak e fiz novamente o procedimento de segurar 15 segundos o botão do NoBreak. Pronto, reconheceu no HASS e com isso consegui seguir adiante com a instalação do NUT.

Configuração no HASS:
- name: BZ1500XLBI
driver: usbhid-ups
port: auto

Não sei exatamente o procedimento e o motivo deste problema, mas o passo a passo acima deu certo e estou com o NoBreak sendo monitorado no HASS perfeitamente.

Abs!

Douglas, qual nobreak você utiliza ? Preciso colocar um aqui porque não tenho e ultimamente a energia está caindo e ai ferra o zigbee. Toda vez tem que fazer o repareamento.

Eu uso o TS Shara Universal 1500VA - 4438.

Olá @Marcelo_cK. Se importa de passar a config que você fez no Virtualbox para passar o USB para o HA? O meu não está achando, passei um adaptador zigbee sonoff de boa, porém o do nobreak não vai.
Assim estão as minhas:
image

Galera não utilizo home assistent, mas utilizo muito proxmox e esse tópico aqui do HA me ajudou a ter um caminho pra fazer o monitoramento de um nobreak da ts shara no proxmox.

@douglasit se poder colocar na lista

TS SHARA UPS XPro Senoidal 1500 Universal USB

o report no terminal com os dados do nobreak e a versão do driver utilizada:



da pra meter o loko e fazer ate desligamento remoto de outros equipamentos.
report de status num cliente windows:

1 curtida

revivendo o tópico…

Alguem conseguiu integrar o Ragtech ONE UP NITRO 2000VA ?
ou qualquer um da Ragtech?

fiquei ontem a noite toda tentando alguns drivers disponiveis mais nada!
o HA até identificar no USB certinho, mas na hora de carregar o driver da erro

driver utilizado no print foi genericups upstype=4