NETDATA: Monitorando Linux no HA

Olá pessoal hoje iremos aprender a como instalar e integrar o NETDATA no Home Assistant.

Netdata vai te ajudar a exibir o estado do seu sistema, consumo de ram, processador, red e etc de uma forma bem completa.

Instalação direta no Linux:

Para seguir com a instalação basta digitar o comando abaixo:

bash <(curl -Ss https://my-netdata.io/kickstart.sh)

Quando finalizar a tela que deverá mostrar é essa:
netdata

IMPORTANTE ABRIR PORTA NO FIREWALL:

firewall-cmd --add-port=19999/tcp --permanent

firewall-cmd –reload

Agora você pode ir no seu navegador de digitar o endereço abaixo:

http://SEUIP:19999

CONFIGURAÇÃO HOME ASSISTANT

Adicione no seu configuration.yaml as informações abaixo:

- platform: netdata
  host: SEUIP
  port: '19999'
  name: NOME 
  resources:
    load_1:
      data_group: system.load
      element: load1
    load_5:
      data_group: system.load
      element: load5
    load_15:
      data_group: system.load
      element: load15      
    memory_use:
      data_group: system.ram
      element: used
    memory_free:
      data_group: system.ram
      element: free
    uso_rede_down:
      data_group: system.ip
      element: InOctets
    uso_rede_up:
      data_group: system.ip
      element: OutOctets
    uso_disco:
      data_group: disk_space._
      element: used
    uso_disco_dispo:
      data_group: disk_space._
      element: avail
    uptime:
      data_group: system.uptime
      element: uptime

Logo após os sensores serão carregados no seu Home Assitant e você poderá adiciona-los como quiser.

Resultado:

É isso pessoal, espero ter contribuido um pouco com os amigos.

Abs!!

7 curtidas

Bacana este tutorial, eu migrei para ubuntu Server + docker e havia perdido algumas informações de monitoramento :+1:

1 curtida

Muito bom parabéns, agora a dúvida que fica eu utilizo duas plataformas de monitorando, rpi_power para monitorar a fonte de alimentação do rasp e systemmonitor para processador, cache, memória, como eu uso no docker será que ele está buscando os dados de consumo do docker ou diretamente do hardware rpi?

Valeu pela luz que deu. Venho monitorando uma maquina Windows com Open Hardware Monitor, mas uma maquina linux estava em busca de solução.

Espero conseguir ajustar de uso da CPU pra tentar ficar em % ou mostrar a frequência mesmo em Mhz, e tmb o tempo ligado de segundos para horas.

Valeuu

1 curtida

Primeiro parabéns pelo tutorial, comecei usar o netdata e agregou muito ao meu HA.

mas uma coisa q tive que buscar fora desse tutorial foi como acrescentar outros sensores no HA, por exemplo o de temp da cpu. Pra isso usei o api do netdata:

http://SEUIP:19999/api/v1/allmetrics?format=json

1 curtida

maceulino! Poderia compartilhar os sensores?

Na verdade além dos sensores que já estão no tutorial eu só precisei de mais um, que foi o de temperatura do processador, que no meu caso ficou assim:

core0_temperature_1:
  data_group: sensors.coretemp-isa-0000_temperature
  element: coretemp-isa-0000_temp4
  icon: mdi:thermometer

Mas talez vc precise acessar o api do netdata pra ajustar o seu sensor e criar qq outro q tenha interesse e esteja disponível a leitura através do netdata.

1 curtida

Parabéns pelo post @marcos_souza
gostaria de saber como faço pra encontrar os valores que ficam no System Overview. não estou encontrando no JSON o valor da RAM utilizada em % somente em MB.

Alguém sabe se é possível fazer esta instalação diretamente no computador onde está instalado o Homeassistant?
Eu tenho ele instalado diretamente em um notebook que eu tinha parado aqui.
E eu gostaria de fazer a monitoração dele.

Eu tentei fazer a instalação usando a linha de comando descrita no tutorial, porém recebo a informação “unknown command bash for ha”

Para deixar minha contribuição
a api para achar os nomes das metricas e é so digitar:
http://localhost:19999/api/v1/allmetrics?format=json
Procurar o nome da metrica em cima do grafico e localizar no json o nome especifico de cada variavel.


image