Não balanceia a rede Zigbee2MQTT

Boa noite pessoal,

Já tenho esse problema a algum tempo, mas só agora q comecei a expandir a rede que notei, eu tenho um coordenador mqttt e alguns sensores de porta e janela, e recentemente acrescentei um sonoff mini zig.
O que acontece é que minha rede não balanceia automaticamente, tudo se concentra no coordenador e com mais nada, o sonoff deveria se comportar como router, muitas vezes meu sensor de porta da cozinha perde sinal com o coordenador, sendo que o sonoff mini da cozinha está do lado e com sinal bom, o nó simplesmente desacopla e fica naufragando…

Exemplo da minha rede hoje:
image

Eu vejo varias imagens de redes por ai que a rede mesmo pequena como a minha se balanceia automaticamente. Ex:

Olhem um exemplo que as vezes meu sensores naufragam:

1 curtida

Olá! No botão Permit Join tem como vc escolher qual dispositivos deve procurar os novos dispositivos.
Apague os sensores da sua rede, reinicie o serviço, selecione o mini zigbee e daí clique no Permit Join.

Já fiz isto, já tentei fazer a conexão no sonoff mini, mas msm assim ele se conecta no principal

Qual é o coordenador que vc está usando?

Um CC2531

Já usei com este coordenador e funcionou.
Tente mudar o canal dele, pode ser que resolva.
Só tome cuidado que ao mudar o canal vc perde todos os dispositivos sincronizados.

Se for para mudar o canal, acha que compensa na vdd desinstalar e instalar tudo novamente mudando o canal?

Acho que sim, já que vai perder os sincronizados.

no inicio o meu ficava assim também!
depois fui acrescentando dispositivos routers e hoje deu uma estabilizada, mas ainda sofro com desconexões a menos de 3 metros do coordenador :worried:

creio que você acrescentando mais dispositivos routers, eles se conectarão melhor

hoje esta minha rede está asim:

Interessante isso de desconectar quando muito próximo do coordenador. No meu caso, tem um sensor de movimento (SMO-Z01) que não está ligado a nada no mapa, mas funciona perfeitamente, e uma tomada que foi desligada (não está em uso no momento) mas que, no mapa, mostra conexão com força “0” (TMD-Z04).

A rede atualmente:

Boa tarde, pessoal!
Tenho problema parecido, mas no meu caso o dispositivo esta a dois metros do coordenador, mas não conecta nele… busca um router! Apenas os routers estão conectando no coordenador! Quando vou selecionar o dispositivo para permitir o JOIN, o coordenador não aparece, apenas os routers!


Com relação ao coordenador não aparecer no “Permit Join”, eu imaginava que fosse por conta da limitaçao de conexão diretas com o coordenador…porém, eu troquei recentemente por um coordenador com maior capacidade e continua não aparecendo no ‘Permit Join’, então eu acredito que seja algo intencional do Z2M que, quando existem alguns routers na rede, ele só ‘libera’ o joins por esses dispositivos para não sobrecarregar o coordenador. Eu não achei onde confirmar essa informação, mas é o que eu acredito ser.
Se for o dongle com o CC2531, ele tem um limite de conexões diretas de 21 dispositivos…mas por questões de performance, muitos vendedores e usuários utilizam o firmware ‘source’, no qual somente 5 dispositivos podem se conectar diretamente ao coordenador, ficando o restante limitado a conexões com outros routers na mesma rede (neste caso, nao há um limite de dispositivos).

Já com relaçao ao dispositivo ‘perder o link’, fique tranquilo pois esse comportamento é normal e até esperado, principalmente com dispositivos à bateria. A falta do link no mapa não quer dizer que o dispositivo saiu da rede, ele simplesmente não enviou nenhum dado em um certo tempo.

Veja, esta informação esta no FAQ do site do Z2M:

Why are some links missing from my networkmap?

No worry, in case it happens with end devices (battery powered) it most of the times does not mean the devices aren’t connected to the network map anymore. Some end devices (e.g. Xiaomi door sensor) sleep for a too long time which causes the parent (router child ageing) to remove it from it from its child table. This is what causes the missing link. Even while its not in the child table anymore, the end device can still communicate via the router. This does not always happen since not all routers use child ageing (this is a Zigbee 3.0 feature)

Traduzindo resumidamente (desculpe qualquer erro, não sou tradutor rs…):

Não se preocupe, caso isso aconteça com o dispositivo final (funcionamento com baterias/pilhas), na maioria das vezes isso não significa que o dispositivo não esta mais conectado na sua rede. Alguns dispositivos dinais (ex: sensor de porta Xiaomi) adormecem por tempo demais, o que faz com que o seu router pai (onde ele esta conectado) apague-o da sua lista de dispositivos ‘filhos’ conectados. Mesmo o dispositivo não estando na lista de ‘filhos’ do router, ele continua comunicando-se com a rede pelo roteador. Isso nem sempre acontece, uma vez que nem todos os roteadores possuem uma lista de dispositivos filhos (isso é um recurso do protocolo Zigbee 3.0).

Para referencia, veja a minha rede (todos os dispositivos estão funcionando corretamente, mesmo os que estão ‘desconectados’ no mapa).
Com a opção “IsASibling” marcada:

“IsASibling” desmarcada: