Mudança de status de entidades

Bom dia a todos. Peço desculpas se não é o lugar certo para postar essa dúvida mas, sou novo aqui no fórum.
Gostaria de criar um flow onde quando mudar o status de qualquer entidade do HA eu recebesse um aviso. Será que é possível?
Desde já agradeço a todos.

Bem simples, tudo o que você precisa tem aqui no fórum em alguns tutoriais… Não sei o quanto vc conhece de Node-red, então vamos lá, vou listar os tutoriais e no final vou explicar como fazer, mas é importante ler os tutoriais pra aprender e entender como fiz.

Primeiro é importante entender como configurar os nodes, aqui você aprende isso:

Outra coisa importante é aprender sobre o payload, entender como ele funciona é essencial pra usar bem o node-red! São esses dois tutoriais:

Sobre o aviso: O aviso seria como? No google home? Nas Echo? No Telegram? Como não foi falado no exemplo usei o tts watson, mas a lógica é a mesma.

Node events:state linkado ao node call service.

1

Só vai preencher a entidade, então qualquer payload que a entidade reportar vai ser passado até o node call service.

Lógica: a entidade vai reportar um status que é um payload e vai ser passado para o node call service.

No node call service você vai preencher o domain, service e entity id conforme for a via do aviso, se for usar o google home vai ser como usei no caso o tts do watson ( Voz da Isabela – TTS Watson IBM - Mude a voz do Google Home! - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil), polly ( Voz da Vitoria - TTS Amazon Polly - Mude a voz do Google Home! - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil) ou google, para a Alexa tem aqui no fórum ( Home Assistant falando na ALEXA (TTS) no Node-red! - Node-Red - Fórum Home Assistant Brasil) e se for usar o Telegram (em domain é notify e em service o usuário que irá receber a mensagem).

Lógica: o node call service vai pegar o payload recebido e vai encaixar no texto onde tem escrito {{payload}}. Se a entidade reporta on/off, vai ser substituído no texto independente se for usar na Alexa, Google Home ou Telegram.

Em data no node call service você vai preencher o texto que achar melhor, mas vai deixar o payload

{
    "message": "Leandro, o status do sensor é de {{payload}}."
}

Como você é novo no fórum recomendo ler os tutoriais básicos na categoria do Node-red, lá tem tudo.

Primeiramente obrigado pela resposta mas, talvez não tenha me explicado direito o que quero e não sei se é possível ou se existe um node que verifique todas as entidades de uma vez só ou seja, algo ligou quando não estou em casa eu tenha a mensagem via telegram. Saber se estou ausente e o envio da msg pelo telegram é tranquilo o que está pegando são os nodes de verificação de estado.