Monitore e comande seu computador com Windows através do HASS Workstation Service

Esse programa é antigo, hoje temos uma opção melhor e mais completa, o HASS.Agent!

Pessoal, vou compartilhar com vocês este projeto para monitoramento pc e para controlar ele via comandos do cmd.

Segue o link do projeto.
https://github.com/sleevezipper/hass-workstation-service

Ele integra com o Home Assistant atraves do mqtt, então antes você precisa ter o broker instalado em seu hassio. Basta segui o tutorial abaixo.
Tasmota, MQTT, Broker Mosquitto - Básico - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil

Estava usando o Iotlink anteriormente, porem migrei para Hass Workstation por achar ele mais fácil de configurar e ter praticamente as mesmas funcionalidades. Peguei essa dica em um comentário feito pelo andrebbruno.

A instalação é bem simples, basta baixar o instalador aqui, e executa-lo, o Smartscreen do windows deve impedi-lo de instalar pois o programa não é assinado. Basta clicar em mais informações e depois em executar assim mesmo.

Após a instalação a configuração é muito fácil.

1 - Coloque o IP do seu mqtt
2 - A porta do mqtt
3 - Marque essa opção somente se utilizar
4 - Usuário do mqtt
5 - Senha do mqtt
6 - Nesse botão vai estar escrito enable, clique nele para o programa iniciar com o windows

Agora o programa já esta configurado e comunicando com o Home Assistant, nas opções 7 e 8 você pode adicionar os sensores e comandos de sua preferencia.

Apos adicionar seus comandos e sensores, eles vão aparecer na sua integração do mqtt como um dispositivo com o nome do seu computador, dentro dele vão estar todos seus sensores e os seus comandos vão aparecer como um switch.

Em comandos vem a parte mais interessante do programa, os Custom Commands, com ele pode ser adicionado qualquer comando que funcione através do prompt de comando, você pode abrir URLs no seu navegador, algum jogo, programas, etc.

Um exemplo: Esse meu comando abre a Steam e coloca ela no modo Big Picture

Minha tv está integrada e uma entrada hdmi está conectada no pc, então consegui fazer uma automação onde quando seleciono o hdmi 3 ele abre a steam e coloca para entender a tela mostrando a imagem do pc.

Vou colocar abaixo alguns comandos que já utilizo.

Abrir Steam modo normal (este comando serve para qualquer programa, basta alterar o caminho):

start c:\"program files (x86)"\steam\steam.exe

Abrir Steam no modo Big Picture:

start steam://open/bigpicture

Fechar Steam:

start c:\"program files (x86)"\steam\steam.exe -shutdown

Comandos para alterar o display:

DisplaySwitch.exe /extend
DisplaySwitch.exe /external
DisplaySwitch.exe /internal
DisplaySwitch.exe /clone

Abrir uma URL em seu navegador padrão:

start https://forum.homeassistantbrasil.com.br/

Também consegui mudar os dispositivos de audio usando o programa adicional o Nircmd, vou colocar abaixo o link e o comando, baixe a versão, execute o arquivo e clique em copy to windows directory.
Nircmd x64 e Nircmd x86
No comando basta substituir a palavra speaker pelo nome do seu dispositivo. Se o nome do dispositivo tiver espaços o comando não vai funcionar, para resolver basta renomear os dispositivos.

nircmd setdefaultsounddevice speaker 1

Por enquanto é isso, a medida que eu for descobrindo novos comandos vou atualizando.
Quem souber outros comandos interessantes ou melhorias nesses que disponibilizei coloca nos comentários abaixo, que a medida do possível vou atualizando o tutorial.

7 curtidas

Olá amigo, tudo certo?

Excelente tutorial, me ajudou bastante a configurar os sensores no HA, muito obrigado!

Estou agora com uma ideia de utilizar o sensor LastActive para ser mais uma condição dentro da minha automação de desligar luzes de acordo com o estado do sensor de movimento, que as vezes desliga as luzes mesmo eu estando no ambiente, mas não entendi bem como controlar o estado desde sensor LastActive na automação, ele me parece retornar um timestamp (Data/Hora), tem ideia de como colocar essa ideia em pratica?

Mais uma vez, muito obrigado.

Abs!

Isso com um famoso BAT vira um monstro :slight_smile:

Olá Rodrigo,

Desculpe a demora, conseguiu resolver?

Achei uma solução que pode te servir, usando o node trigger.


O LastActive vai estar sempre enviando uma mensagem enquanto o pc estiver em uso, e o node trigger vai ficar inativo enquanto estiver recebendo elas, quando parar de receber ele vai contar o tempo definido e enviar uma mensagem depois do tempo esgotar, se receber outra mensagem do lastactive ele reseta o tempo.

Você pode combinar com o SessionStateSensor também, para um controle mais refinado.

Olá Valdo, como vai?

Desculpe a demora em responder, havia perdido meu login aqui do forum.

Consegui sim, mas via template não node-red:

{{ as_timestamp(states.sensor.notebook_atividade.state.replace(‘T’,’ ')) > (as_timestamp(now()) - 5) }}

Obrigado pelas dicas!

1 curtida

Olá, pessoal estou com um problema no Workstation está dando conectado mas no MQTT dá erro e não exibe o device, alguem pode me ajudar?


Screenshot_2

Não sei se o link prro download fui alterado, mas qdo executei o arquivo, meu Kaspersky ficou parecendo uma árvore de Natal de tanta notificação.

Usa o HASS.Agent…
Procura ele que é completão, esse ai acho que foi descontinuado