Monitorando seus snapshots do GoogleDrive

É muito comum, e sempre vemos alguém com algum problema no HA, algum arquivo corrompido, algum problema em uma atualização. O HA tem um sistema próprio de back-up e o componente do google drive ajuda a fazer isso automaticamente. Se você ainda não tem ele instalado, já passou da hora de ter, tem um tutorial aqui sobre como fazer.

Backups (Snapshots) automáticos! Salve no Google Drive automaticamente seus backups! - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil

Só que resolvi fazer uma segunda checagem que é verificar se está tudo bem com meus backups. Quando o sistema começa a ficar estável e você para de mexer tanto, as vezes pode acontecer algum problema com o back-up, e quando você precisar e perceber que não tem aquele back-up que precisa vai ser tarde demais.

O próprio addon de back, possui um sensor que informa qual a última vez que foi feito o back-up. Então, simplesmente, fiz uma rotina no Node-red para verificar se está tudo OK, baseado nessa informação.

[{"id":"954b1d60.a6eaf","type":"group","z":"d08124c0.d80878","name":"Verificar Snap Shot","style":{"stroke":"#ff0000","fill":"#ffbfbf","label":true},"nodes":["b01a5078.2e57e","534659b0.99b748","8eea4f96.5cabd","6a145d86.561144"],"x":34,"y":99,"w":712,"h":82},{"id":"b01a5078.2e57e","type":"inject","z":"d08124c0.d80878","g":"954b1d60.a6eaf","name":"Ás 7hs","props":[{"p":"payload"},{"p":"topic","vt":"str"}],"repeat":"","crontab":"00 07 * * *","once":false,"onceDelay":0.1,"topic":"","payload":"","payloadType":"date","x":140,"y":140,"wires":[["534659b0.99b748"]]},{"id":"534659b0.99b748","type":"api-current-state","z":"d08124c0.d80878","g":"954b1d60.a6eaf","name":"BackUp","server":"fa7437b1.7faae8","version":2,"outputs":1,"halt_if":"","halt_if_type":"str","halt_if_compare":"is","entity_id":"sensor.snapshot_backup","state_type":"str","blockInputOverrides":false,"outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entityState"},{"property":"data","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entity"}],"override_topic":false,"state_location":"payload","override_payload":"msg","entity_location":"data","override_data":"msg","x":320,"y":140,"wires":[["6a145d86.561144"]]},{"id":"8eea4f96.5cabd","type":"debug","z":"d08124c0.d80878","g":"954b1d60.a6eaf","name":"","active":true,"tosidebar":true,"console":false,"tostatus":false,"complete":"true","targetType":"full","statusVal":"","statusType":"auto","x":650,"y":140,"wires":[]},{"id":"6a145d86.561144","type":"function","z":"d08124c0.d80878","g":"954b1d60.a6eaf","name":"","func":"var dias = 1; // Intervalo de dias em que é feito o backup\n\n// Data do último snapshot\nvar ultimoSnapShot = msg.data.attributes.last_snapshot;\n\n// Data limite\nvar dataLimite = new Date();\ndataLimite.setTime(dataLimite.getTime() - (dias*24*60*60*1000))\n\nif (Date.parse(ultimoSnapShot) < Date.parse(dataLimite))\n{\n    msg = {};\n    msg.payload = {};\n    msg.payload = \"Atenção, existe algum problema com os back-ups do GoogleDrive. Verifique suas configurações para não perder os dados.\";\n    return msg;\n}","outputs":1,"noerr":0,"initialize":"","finalize":"","libs":[],"x":500,"y":140,"wires":[["8eea4f96.5cabd"]]},{"id":"fa7437b1.7faae8","type":"server","name":"Home Assistant","version":1,"addon":true,"rejectUnauthorizedCerts":true,"ha_boolean":"y|yes|true|on|home|open","connectionDelay":true,"cacheJson":true}]

Dentro da function, você só precisa editar a primeira linha, que indica qual o seu período de backup,

image

No exemplo faço back-up diário, por isso ele vale 1. Se você faz o back-up a cada 5 dias por exemplo, deve colocar 5 alí.

Pronto, agora todo o dia, às 7hs, ele vai verificar se está tudo OK com seu back-up. Caso não estiver, a function vai disparar uma mensagem. Só você enviar para a fonte de seu interesse (telegram, Alexa, …). Se preferir pode alterar o horário de verificação no inject.

image

Ps. Para testar o funcionamento da mensagem, pode colocar dias=0 e executar.

Espero que ajude.

5 curtidas

Perfeito! :clap: :clap: :clap: :clap:

Que node de Telgram vc usa no final? estou tentando usar esse da foto e não consigo.

Elton,

Segue esse tutorial aqui que explica direitinho como colocar o Telegram para funcionar.

Node-RED - Enviando mensagens com o Telegram - Node-Red - Fórum Home Assistant Brasil

mais um pra conta hehehehe

Muito bom. Estou utilizando. Parabéns!!!

Olá, o “sensor.snapshot_backup” você que criou ele? Não tenho esse sensor aqui no meu home assistant, mesmo já tendo instalado o back-up pelo google drive. Poderia me explicar como crio esse sensor?

1 curtida

tem como ativar nas configurações do addon esse sensor, mn… agora ele tem o nome sensor.backup_state:

Olá, tudo bem.
o “sensor.snapshot_backup” você que criou ele? Não tenho esse sensor aqui no meu home assistant, mesmo já tendo instalado o back-up pelo google drive. Poderia me explicar como crio esse sensor?