Migrar rede zigbee do cc2531 para novo dongle sonoff plus 2652P

Pessoal,
Estou com uma dificuldade na migração da minha rede! Fiz todo procedimento de firmware e tal, mas não rolou… o coordenador não funcionou bem! Me orientaram a trocar o endereço ieee do novo stick pelo flash programmer 2 e colocar do coordenador anterior, mas acho que não fiz corretamente, pois continua sem funcionar. Alguns dispositivos até atualizam o status quando aciono fisicamente, mas não consigo controla-los pelo HA! Se retorno pro cc2531, tudo funciona corretamente…
Tem alguma forma segura e eficaz de migrar, ou terei que instalar o HA do zero novamente?! Ou apenas excluir o Z2mqtt e começar do zero com o 2652P já resolve!?
Problema é que já tenho 46 dispositivos…

Boa tarde,

Pelo que li e tambem presenciei em minha rede zigbee uma grande vantagem é justamente migrar de cordenador e nao precisar parear novamente, eu possuo um cordenador cc2531 porem modifiquei meu sonoff para tasmota para usalo como cordenador, eu apenas troquei a porta fisica para tcp:// e quase tudo permaneceu vinculado(zigbee2mqtt), apenas o que perdeu range não vinculou.

Acredito que no seu caso seja alguma questão de config/fimware pois o sonoff plus possui ate um ajuste de potencia de antena.

Se sua rede estava estavel não compensa usar o novo dongle apenas como router?

1 curtida

Cara,
Comprei o da sonoff justamente pela potencia do sinal. Pra melhorar a minha rede! Tenho 13 routers num total de 47 dispositivos, mas como a área é grande, acho que um sinal mais potente vai melhorar… problema é que só a atualização do firmware do sonoff não foi o bastante para ele ser reconhecido por todos os equipamentos. Os interruptores, por exemplo, se ligo/desligo pelo botão fisico eles atualizam o status normalmente no HA, mas não consigo ligar/desligar pelo HA. A maioria dos sensores estão OK, mas os de TU não!
Minha dúvida é a seguinte: Qual procedimento correto para atualizar/trocar o endereço ieee do dongle da sonoff? Coloca em modo boot e na aba de MAC ADDRESS insere o endereço que deseja no secundário e clica em WRITE, ou só funciona se enviar o firmware de novo?!?!
Não encontrei documentação sobre esse procedimento e também não sei como conferir se o endereçi foi trocado após as tentativas…

Boa tarde,

Certo, o que pode fazer é ver se o problema não é comunicacao do HA x mqtt , esse comportamento que voce disse que ocorre no Ha acontece se voce fazer a chamada direto via topico mqtt exemplo /devices/interuptorX on ?

Não vou saber ajudar especificamente no update/upload do fimware, voce ja conferiu este video?

Espero te ajudado, att.

2 curtidas

Bom dia,
Fiz o procedimento de atualizar o firmware por esse vídeo, inclusive foi o patrick que me deu a dica de trocar o endereço IEEE do coordenador, lá nos comentários do video no youtube…
Não acredito que seja comunicação HA x mqtt, pois com o CC2531 funciona perfeitamente, quando troco o dongle para o sonoff que tenho esse problema!
De qualquer forma, obrigado pela ajuda!

Bom dia,

Entendi seu ponto, tenho outra sugestão veja se não é questão de compatibilidade com o dongle, sobe uma versão edge do Zigbee2Mqtt possa existir alguma melhoria la.

Att.

2 curtidas

Boa ideia! Farei isso…
Mas pelo que li, pode acontecer mesmo de não reconhecer completamente o novo coordenador! A solução seria a mudança do IEEE do novo coordenador (colocando o mesmo endereço do velho - CC2531), e isso que não dei conta de fazer, ou pelo menos não pude confirmar se de fato alterou pelo procedimento que eu fiz…
Outro detalhe é que já usei o firmware novo e não o que tá no vídeo do Patrick. Usei o 20220301 que é o mais atual!

Caso haja algum sucesso volta e aqui e conta pra nos!

Até

1 curtida

Cara,
Achei na documentação do z2mqtt… quando retornar de viagem vou testar!


Segue o link também…

2 curtidas

Maravilha! que bom, espero que de certo.

1 curtida

Boa Noite,
Cara!!! Deu certo aqui! fiz o procedimento pela documentação e tudo lindo! Apenas um dispositivo (interruptor Aquara sem fio) precisou que eu colocasse em modo de pareamento, mas logo reconheceu!

1 curtida

Show de bola rapaz!

Att.

1 curtida

Bom dia @maciel_nm . Também tive que fazer esse processo, mas não consegui pelo Flash Programmer 2. Tive que usar o Zigstar e deu certo. Você está utilizando seu CC2531 como router? Quero utilizar dessa forma na minha rede, mas agora o coordenador (sonoff) tem o mesmo IEEE do cc2531, será que pode dar algum conflito?

Opa! Não estou utilizando o CC2531… na verdade, já vendi!