Medição de Energia com Placa JE05 + MQTT

Configurei a placa e o mqtt no homeassistant, no log a conexão da placa com o mqtt está ok:

1616076808: New connection from 192.168.0.111 on port 1883.
[14:13:29] INFO: [INFO] found mqttusuario on Home Assistant
1616076809: New client connected from 192.168.0.111 as DEV_JE05 (p2, c1, k120, u’mqttusuario’).

porém não aparece a placa nas integrações, alguém poderia me ajudar?

@almeidalucas não irá aparecer em integrações. Você precisa configurar manualmente no YAML conforme mostrado no post #6

Prates na sua ligação vc, colocou o TC antes ou depois do disjuntor da sua rede elétrica.

@claudio_silva logo depois do disjuntor que fica no relógio de medição. No meu caso tem uma caixa de passagem neste local. Não podemos instalar antes desse disjuntor. Além de ser ilegal, você não teria como desligar a rede para fazer a instalação, ficando sujeito a choques (ok, eu sei que vc nao precisa desligar para ligar o alicate. mas vai precisar desligar para conectar os cabos de alimentação e monitoração da tensão).

Prates o disjuntor que eu mencionei, não é o externo do medidor da companhia elétrica, mas o disjuntor do quadro de distribuição da casa.

Comprei 2 modules JE05, para monitorar minha geração de energia, porem não consigo ver isso. Como fazer esta ligação, antes da entrada no quadro, como verifico o sentido da corrente (entrada ou saida), agradeço se alguem tiver alguma dica.

Oi pessoal, para quem comprou a JE05 e está com a v3 de Fimware, além do código no post 6, eu também publiquei meu código para firmware v3, logo abaixo do firwmare v2 do post.

1 curtida

Nos TC possuem uma indicação de qual o lado que deve instalar. Caso instale e os valores na maioria fiquem negativos, é só inverter o lado do TC.

@Leonardo boa noite, desculpa a ignorância. Mas sou novo em automação, mas os campos para inserir os códigos só aparecera no homeassistant quando a placa estiver conectada ao disjuntor? Eu gostaria de realizar um teste antes de ligar na rede central é possível?

Olá! Alguém já tentou “tasmotizar” esse dispositivo? Não facilitaria a sua integração ao HA?

Outra perguntinha: essa integração está sendo reconhecida pelo novo portal “Energy” do HA?

Ah, e @Leonardo, parabéns pelo post e muito obrigado pelo projeto!

1 curtida

tenho o JE05 e como possuo geração solar criei entidades para registrar somente valores positivos outra para valores negativos. essas entidades funcionam perfeitamente com o novo sistema de monitoramento do Home Assistant. Pra qlq entidade com qualquer dispositivo, o importante é declarar que a entidade sejam device_class: energy e unit_of_measurement: ‘kWh’ pra assim esse sistema novo enxergar a entidade.

1 curtida

Boa noite,
Como se declara uma entidade como energy:

ABracos

Ricardo

1 curtida

Vc tem duas opções, pela interface vc pode ir na barra lateral e clicar em configurações>Customizações, encontrar sua entidade e escolher “device_class” e escrever “energy”. “coloque unit_of_measurement” como “kwh” tbm.
ou vc pode fazer pelo yaml, na configuração de template do sensor criado, por exemplo:

- platform: template
  sensors:
    saldo_energetico_diario:
      friendly_name: "Saldo Energético Diário"
      value_template: "{{ ((states('sensor.energia_consumida_kwh_diaria') | float) - (states('sensor.geracao_excedente_kwh_diaria') |float)) | round(1) }}"
      device_class: energy
      unit_of_measurement: kWh

veja que device_class e unit_of_measurement estão declarados no codigo.

2 curtidas

Não sei faz sentido, mas o painel de Energia só reconheceu minha Entity (“sensor.ab_consumo_hoje_default”), depois que alterei de “kwh” para “kWh”. Quebrei a cabeça aqui.

1 curtida

É que a unidade padrão e correta é a letra W maiúscula e as letras k (que é o prefixo) e h (que é a unidade padrão de hora) minúsculas, então faz a diferença.

5 curtidas

Faz todo o sentido, a documentação oficial de templates para sensores informa pra usar Wh ou kWh para energia e para potencia utilizar W ou kW.
Sensor - Home Assistant (home-assistant.io)

1 curtida

Boa noite amigo comprei uma je 05, sou novo com o home. , Onde é que eu coloco esse código ? Se poder mim der uma dica obrigado

@dennis3d Boa tarde! Você terá que inserir no seu configuration.yaml
Sugiro dar uma estudada antes:

Obrigado vou tentar aqui ,sou novato com o home …