Medição de Energia com Placa JE05 + MQTT

Obrigado vou tentar aqui ,sou novato com o home …

Olá pessoal, alguém conseguiu resetar os contadores da JE05, aqui eu não consigo via mqtt direto pelo o home assistant, só direto na placa.

Podem me ajudar nesta questão, agradeço.

Pessoal resolvido, segue abaixo o que mudou
onde tem “topic: JE05/sub” alterei para “JE05/cmd” e funcionou

3 curtidas

Olá! Meu log estava enchendo dessas mensagens de erro. Descobri que era em função do sensor “JE05 Firmware”:

- platform: mqtt
  name: "JE05 Firmware"
  state_topic: "JE05/pub"
  value_template: "v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}"
  unit_of_measurement: ""

Vejam que ocorre de segundo em segundo, que é o tempo que configurei na JE05:

    2021-10-10 18:52:05 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'
    2021-10-10 18:52:06 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'
    2021-10-10 18:52:07 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'
    2021-10-10 18:52:08 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'
    2021-10-10 18:52:09 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'
    2021-10-10 18:52:10 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'
    2021-10-10 18:52:11 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.template] Template variable error: 'dict object' has no attribute 'INFO' when rendering 'v.{{ value_json['INFO'].VERSION }}'

Tive até que desativar o sensor. Como é apenas esse de Firmware, não encanei muito, afinal não é uma coisa que se altere com frequência.

Mas resolvi colocar aqui, pois além de uma solução, queria mesmo saber pq isso ocorre. Não manjo muito, mas desconfio que seja pq o sensor tenta capturar o dado vindo do pacote “INFO” publicado no tópico JE05/pub, mas como a INFO não é publicada (pelo manual da placa, o pacote INFO só é enviado qdo solicitado), o sensor não consegue ser formado e gera essa mensagem de erro. Correto?

1 curtida

Galera,

Alguém conseguiu colocar esses sensores da JE05 no dashboar de consumo de energia que veio nessas últimas atualizações do HA (acho que na atualização de julho ou agosto)?

To quebrando a cabeça aqui e nada…

Veja o item 6 do post sobre o gerenciamento de energia no HA:

1 curtida

Valeu!!

Meu erro, aparentemente, é que eu tava colocando o sensor de consumo instantâneo no dashboard de energia… aí estava dando uns consumos muito altos. Tipo em 2 dias tava dando 240kW/h, que é o consumo do mês heheheheheh

Aí agora alterei pra pegar o consumo acumulado (sensor “FA Consumo Ativo Total” = propriedade KWHA que a placa envia no JSON do MQTT)

Agora, parece que tá pegando direito.

Meu sensor ficou assim:

  • platform: mqtt
    name: “FA Consumo Ativo Total”
    state_topic: “JE05/pub”
    value_template: “{{ (value_json[‘DATA’].KWHA|float / 1000 |float)|round(1) }}”
    unit_of_measurement: “kWh”
    icon: mdi:power-plug
    device_class: “energy”
    state_class: total_increasing
1 curtida

Olá pessoal. Muito bom este post.
Eu instalei vários sensores para monitoramento de energia, gás, etc. Também usei a placa JE05, que funciona muito bem. Todo o painel esta funcionando. Eu tenho a fase A e B que estão me retornando valores negativos, bem com eu tenho geração de energia fotovoltaica o retorno para a rede voltam pelo mesmo cabo onde estou medindo o consumo. Será que é por isso que este valores estão negativos?. Outra dificuldade que estou tendo é o consumo, vem direto rede e não vem da geração, ou seja, a geração manda tudo pra rede e a rede retorna pra o consumo. Alguém poderia me ajudar nisso? . Eu teria que criar mais um sensor para subtrair a energia gerada da consumida? Se for isso esse sensor durante a noite também ficaria negativo pois não a geração neste horário. Aprecio muito qualquer ajuda.
image

Eu nunca fui a fundo pra fazer a integração com PRODUÇÃO de energia.

Mas imagino que seja o seguinte: um dos “clipes” do JE05 vc vai colocar no cabo de energia que vem da concessionária para sua casa (energia consumida)

Outro clipe vc coloca no cabo que vai dos seus painéis solares para a rede (energia produzida).

Aí o sensor de cada um desses clipes vc coloca lá no dashboard de energia do HA.

Quantos aos valores estarem sendo mostrados negativos, provavelmente é pq vc colocou o “clipe” do JE05 “ao contrário”. Só inverter o sentido do clipe no cabo.

bom dia @UBT
Foi exatamente isso, eu pus dois clipes da fase B e C ao contrario. Agora está perfeito. Estou fazendo a leitura geral pelos cabos de entrada (trifásico), estou fazendo também por circuito. Ficou muito bom.

1 curtida

Olá pessoal
Eu finalizei a leitura de energia do meu QDG só falta fazer do Quadro da parte de cima da casa. Eu fiz a leitura do consumo geral com uma placa JE05 e também fiz uma leitura individual por circuito com 10 PZEM e dois esp8266

, está funcionando bem. Eu preciso fazer os chicotes das conexões para isso eu precisaria saber qual o nome do conector (macho) que vai na placa do PZEM. Alguém sabe? Não consegui encotrar. Segue abaixo a foto de como ficou.

3 curtidas

Mano pesquisa conector jst

@rathma28 deu boa, achei. Obrigado

coloquei esses comando no linux e funcionou, obrigado.

mosquitto_pub -h
-u -P
-t “JE05/cmd”
-m “{“RST”:“KWH”}”
-d

Parabéns pelo post! Para colocar os 3 pzem tem q mudar o endereço de cada um deles usando o cabo ttl e o programa do pzem! Ja tinha feito? Eu tenho 2 em uma placa! Mas pode por ate 8

Leonardo, TOP demais seu post. Estou com uma placa dessas, porém não consigo fazer com que apareça o wifi dela. a rede bintechnology. E saberias que plataforma eu poderia utilizar para acessar remotamente?

Desculpe a ignorância, mas em qual arquivo . Yaml
devo inserir esse código?

Oi, negativo das 2 uma, ou esta ao contrário o TC, mas no seu caso como tem retorno na rede, então e isso!

Uma ideia que me veio e gostaria da ajuda de vocês:
-Eu tenho a plava JE05 funcionando normalmente em casa (F+F+N) com 2 sensores de corrente. Estava pensando em usar a terceira entrada de corrente para medir o circuito do Chuveiro. Alguém como separar este sensor? Quer dizer, para que ele não seja adicionado à potência ABC e sim para um dispositivo separado (No caso Chuveiro), mantendo os dados ABC apenas com as Fases A e B. Será que é poss´ivel?

Amkochaki, por favor, como tu estás medindo o consumo de gás?