Medição de Energia com PZEM + ESP com Tasmota

Pelo que lembro você pode usar a variável Power para calcular o custo energético

Tem algum tutorial ou documentação onde eu consiga implantar essa variável?
Vale ressaltar que eu não tenho pzem e nem nada parecido aqui, minha intenção seria pegar os dados em relação ao tempo de uso e transformar isso em KWH e logo fazer um cálculo com o valor do kw da concessionário que distribui a luz onde moro.
Obrigado de qualquer forma!!!

Você precisa ser mais específico, para pegar valores de potência, amperagem… Entre outros, e calcular para R$ você precisa de alguma dispositivo compatível com HA ou ESP8266/32 com tasmota, mqtt ou ainda esphome, existem diversas formas, sem umaaneira de capturar os dados não sei como pode ser feito

Boa tarde…
Alguém já integrou o PZEM com geação solar? Tipo, fazer o balanço energético, energia onsumida da rede, energia injetada na rede.
Sei que é possível medir a corrente negativamente, o que em vários horários ao longo do dia corresponderia a injeção de corrente na rede. Já li vários tópicos e foruns diversos, mas a única coisa que vi é vagamenteo sobe a questão da corrente negativa, que é possivel medir corrente reversa, mas não vi nada descrevendo como ficaria num HA.
Tenho geração solar conectada à rede, homologda, etc., tenho o datalogger Solarview, esse datalagger é coectado via modbus ao inversor e coleta todas as informações do ivnersor e joga para o portal de integraçao da Solar view, mas eu queria medir na entrada da rede no meu apto, onde entra a rede e a geração solar e fazer esse balança diário, não dependendo apenas da concessionária, que mede apenas o injetado e consumido e informa o saldo, se existe ou não crédito.
Acredito que daria pra fazer com 2 PZEM, ou se eu quiser refinar mais, 4 PZEM, sendo 2 para a geração e 2 para a rede (consumo/carga), depis com os ddos seria uma questão de configurar os gráficos, parãemtros, etc. Meu sistema é 220 VCA birfásico, então medido as fases 127 VCA individualmente eu teria todos os parâmetros para fazer a integração. Só tenho de ver se fuciona na mediçaõ do inversor, ele é 22o VCA bifásico, não tem neutro. Como faria com o PZEM??.
Obg…

2 curtidas

Quando vc grava o address pelo Tasmota ele vai com essa informação para o ESPHome?

Bom dia pessoal !

Ontem eu recebi meu Pzem e montei uma dessas… muito bacana !

Está funcionando legal, tirando o fato de parar de funcionar a cada 4 a 6 horas… eu preciso ir lá no quadro de luz pra resetar o nodemcu… Vocês já enfrentaram esse problema ? Eu já troquei o carregador de 1A por um outro de 2A e não funcionou. Tem ideia do que pode ser ?

valeu ! obrigado !!

Olá…
Vc está medindo em sistema monofásico ou bifásico?
Meus módulso PZEM chegaram, mas li aqui que para medir bifásico tem de alterar o Id do modulo…
ainda vou fazer isso e istalar o tasmota no meu nodemcu…
Meu sistema é bífásico 220 VCA (127 VCA entre Fase e neutro) quero medir a miha geaçao solar e a minha carga…para isso coprei aqui no ML 2 PZEM e o nodemcu e no ali express mais 2 PZE e outro Nodemcu, pra fazer mais testes…mas esses do Aliespress vão demorar…enqnaut6o isso, vou tentar colocar esses dos PZEM do ML pra funcionar e medir minha carga…
Valeu…

Boa noite depois que eu fiz toda integração e configuração da minha rede elétrica e os fatores do valor quilowatt-hora, meu pzem instalado em monofásico está rodando mais de 30 dias sem problemas nenhum obs: estou utilizando tasmota com mqtt

Aqui também instalei em monofásico com o Tasmota no nodemcu, usando mqtt. Fiz atualização do firmware, mexi em alguns parâmetros e consegui fazê-lo funcionar até umas 20h sem travar, mas acabou travando, e depois começou a travar em menos tempo… eu troquei o nodemcu e continuou travando. Agora eu fiz um work around, configurei uma rule que executa restart depois de 4h do último restart. Está indo…

1 curtida

Olá @fecdias! Eu tenho geraçao solar da Fronius e estou conseguindo acessar todos os sensores que ele gerou no HA. Agora comprei um JE05 e deve chegar até o final de semana para testar. Vamos falando aqui e nos ajudando para criarmos algo com Geraçao e Distribuição de Energia.

Abraços

Jackson

Galera boa noite!

Primeiramente parabenizar e agradecer o Douglas por ajudar nessa configuração! :grin:

Alguém poderia me ajudar por favor
O meu Pzem mostra a frequência da rede, porem no home assistant não parece esse sensor.
O que devo fazer para aparecer?

Outra dúvida,
Preciso de um histórico mensal do meu consumo, por exemplo:

  • um card que me mostra o consumo do mês atual e uma caixa para eu selecionar os meses anteriores para mostrar os valores consumidos em kW , como faco essa configuração?

Obrigado!

Reiniciando o home assistant apareceu a frequencia do Pzem !!!
Valeu !

:+1:

Estou estudando como implementar um projeto de medição residencial, uma duvida que surgiu é que pelo que entendo o ESP8266 tem GPIO de 3.3V, mas o PZEM-004T usa TTL em 5V. Há risco de danificar o ESP8266 sem usar um conversor de nivel logico ou funciona tranquilo?

1 curtida

Boa tarde!

Recentemente meu NodeMCU + PZEM estão criando dados incorretos no consumo diário kWh

De uma hora para outra o consumo vai de 5 kWh para mais de 658 kWh consumido.

Alguém que use esses dispositivos saberia como resolver?

Além da perda de conexão com o MQTT, estou com a última versão do Tasmota, se não me engano 9.3.1.

Obrigado

Está tendo picos de 658 kWh de tempo em tempo
Não dá pra entender o que está acontecendo

Galera, consegui contornar o problema!

Não sei se era obvio esses cálculo para o pessoal Fórum, mas tive que aprender sozinho, então compartilho com vocês.

Meu PZEM + NodeMCU está dando picos surreais de consumo, conforme mostrei acima.

O que fiz para contornar a situação foi o seguinte:

  1. Criei um sensor (template) para fazer a soma das potências instantâneas consumida das duas fases (W)
  2. Um sensor (integration) para medir consumo instantâneo
  3. Outro sensor (statistics) para calcular o consumo instantâneo por segundo (Wh)
  4. Outro sensor (template) para dividir o valor por 1000 que me entrega (kWh)
  5. Com o resultado do último sensor eu utilizei o utility_meter para me dar o consumo por hora, dia, semana, mês e ano.

abaixo está em sensor.yaml

   - platform: template
     sensors:
       pot_cons_total: ### SOMA DAS POSTENCIAS FASE R + S ###
         friendly_name: Potência R + S
         value_template: '{{ (states("sensor.supervisorio_brc_energy_power_1") | int(states("sensor.supervisorio_brc_energy_power_1")) + (states("sensor.supervisorio_brc_energy_power_2")| float)) | round(0) }}'
         unit_of_measurement: "W"

       cons_valor_total_brc: ### DIVIDE POR 1000 POT INST POR SEGUNDO ###
         friendly_name: Valor Consumido BRC
         value_template: '{{ (states("sensor.energy_consumed") | int(states("sensor.energy_consumed"))/1000 ) | round(3) }}'
         unit_of_measurement: "kWh"

   - platform: integration ### CONSUMO INSTANTANEO ###
     name: Energy Consumed
     source: sensor.pot_cons_total

   - platform: statistics ### CONSUMO INSTANTANEO POR SENGUNDO ###
     name: Potencia por segundo
     entity_id: sensor.pot_cons_total
     sampling_size: 60
  • sensor.pot_cons_total = soma das potências das fases
  • sensor.energy_consumed = consumo instantâneo
  • sensor.potencia_por_segundo = consumo instantâneo por segundo
  • sensor.cons_valor_total_brc = consumo instantâneo por segundo dividido por 1000 (já em kWh)

01

02

Até o momento está tudo funcionando perfeitamente!

2 curtidas

conseguiu fazer bifasico? como alterou?

posso colocar duas bobinas na mesma entrada pra calcular a rede bifásica ?

Alguem já fez esse totorial agora nova integração de energia?

@Tomas você já conseguiu implementar o medidor de energia trifásico com o pzem e esp8266?

Fiquei curioso pois estou querendo instalar um também.
Já até comprei na Aliexpress e estou aguardando chegar.

Eu tenho um medidor Tuya na minha casa e coloquei um na casa do meu pai onde ele também tem energia solar.
O problema lá e que o medidor não é bidirecional e não consigo medir o consumo real da casa.

Minha solução será colocar mais um medidor de energia para medir a energia que está sendo injetada na rede.
Por isso pensei em tentar a solução com o ESP8266 e 3 pzem já que que fica muito mais barato.

Se puder me ajudar caso já tenha implementado eu agradeço.

Obs: Aproveitando eu coloquei um medidor de água da IE Tecnologia na minha casa e está funcionando perfeitamente.
Tem um tópico aqui no fórum que eu detalhei mais sobre o projeto…

1 curtida