Medição de Energia com PZEM + ESP com ESPHome - Monofásico, Bifásico ou Trifásico

Primeiro obrigado pelas informações. Pergunta de noob, posso ligar 3 pzem no mesmo nodemcu para alimentação 5v? Ou preciso de uma outra fonte de alimentação?

Grato!

Bom dia,

Estou mudando de casa e como não tenho o projeto da casa vou precisar mudar o ct(?) Para aquele modelo não invasivo

Como ele vem com plug p2 estou na dúvida se ele tem 2 ou 3 fios.

O modelo que quero comprar é esse azul.

Alguém usa ele no pzem-004t?

1 curtida

Bom dia!

Vou começar meu projeto de medidor trifásico e tenho as seguintes dúvidas:

1- A saída de dados do PZEM é em 5V e o ESP8266 trabalha com 3,3, os amigos que fizeram o projeto notaram alguma diferença?

2 - É possível que a vida útil do ESP fique mais curta?

3 - O fato de trabalhar com os sinais lógicos de tensões diferentes pode influenciar nas medidas?

4 - Encontrei o esquema abaixo na internet de um conversor de 5v para 3,3v, seria interessante usa-ló ou atrapalharia a medição com o projeto aqui do fórum?

Alguém já utilizou nos projetos? Agradeço pela ajuda.

Sim, pode ligar sim.

Tem duas opções para a comunicação dos PZEMs com o ESP: usar pinos digitais diferentes para cada ESP ou usar o mesmo pino para todos os ESP (necessita alterar o endereço dos módulos PZEM).

Quanto a fonte, não tem problema ligar os três PZEM no ESP não.

Não funciona, esse modelo com conector P2, SCT013, tem o funcionamento diferente. Você pode comprar outro TC, mas precisa precisa sem um modelo compatível com o PZEM, como o PZCT-02.

1 curtida

Uso ligado aos 5V diretamente e não tive problemas ainda.

Pode acontecer, mas assumi o risco de danificar algum pino do ESP caso acontecer ao invés de incluir level shields, até agora não danificou nenhum (tenho 8 instalados a mais de um ano). Se danificar eu mudo de pino ou troco o ESP, acho mais simples e viável.

Não influencia, os pinos são para estabelecer comunicação modbus serial apenas.

Seria o correto em termos de projeto eletrônico, mas como coloquei acima, o custo benefício não compensa, mas vai de você assumir o risco que pode danificar algum pino do seu ESP ou não.

1 curtida

Cara, super obrigado pela atenção e retorno!

Tenho alguns D1mini e ESP32, mas como tem a possibilidade de usar os 3 PZEM nos mesmos pinos vou tentar fazer o projeto com o ESP-01 tenho alguns aqui e se der certo é melhor que sub utilizar os outros, não acha?

Deve funcionar… daí vai da sua disponibilidade mesmo.

Deixar meu feedback aqui… Não tenho experiência nenhuma com ESP… segui o tutorial e consegui fazer o dispositivo pra Bifasico…
Valeu @douglasit pela disponibilidade… grande abraço!

1 curtida

Saudações! gente eu juro que tentei mais só consegui erros , definitivamente eu não sei programar arquivos .yaml, monofásico ate que consegui pelo tasmota, mais ai tentei aventurar no esphome para poder fazer um projeto bifásico .

teria o código para ser usado em outras portas os pzem?

estou com problemas para fazer a alteração do canal do meu segundo pzem, pois não reconhece no meu cabo serial :confused:

até gostaria de tirar a duvida se daria pra trocar o canal pelo tutorial do tasmota e voltar ele no esphome

onde a gente coloca isso?

Incluí o link no post com essa opção…

É bem simples, basta alterar as variáveis do começo do código, qualquer problema post aqui que tentamos te ajudar.

Incluí botões no código que faz o reset da energia de cada PZEM.

Olá pessoal, sou novo no home assistant e ainda tô aprendendo como isso funciona, gostaria que me tirassem uma dúvida:
Gostaria de ligar o PZM no quadro de força, no quadro existe 6 disjuntores, posso ligar 6 bobinas no mesmo PZM para fazer a leitura individual de cada disjuntor?

Olá, para realizar a leitura individual de cada disjuntor irá precisar de um módulo PZEM para cada disjuntor.

Entendi!
Mais uma duvida se me permite, pra medir uma rede 220v (quero medir meu chuveiro) é necessário duas bobinas de medicação né, uma pra cada fio?

Para medir um circuito monofásico ou bifásico (onde o equipamento ou quadro recebe apenas dois fios, seja 1 Fase + Neutro ou 2 Fases sem Neutro) pode ser usado apenas um módulo PZEM onde ambos os fios são ligados aos bornes de tensão e apenas um dos fios deve passar no TC (bobina).

Lembrando que não se aplica se o circuito tiver duas fases + neutro como num quadro geral bifásico.