Máquina para rodar o HA

Fala Galera! tranquilidade!?

Já faz um tempo que tenho o HA rodando no ubuntu 18.04 em uma VM Hyperv, no começo era pra teste mas acabei deixando ali mesmo, porém, estava querendo rodar o HA em algo mais compacto como um Raspberry pi ou em um NUC.
Vi um pessoal comentando que rodar o HA pelo cartão SD fica travando e se faz necessário remover e adicionar o cartão novamente para o sistema funcionar, ficaria bom se rodar em um SSD…

Alguém tem experiencia com Raspberry pi, NUC ou algum outro dessa linha para compartilhar com a galera?

Abraços!

Ola Leanadro, uso o raspberry pi 3 com HA desde 2007 aproximadamente, ele tem suas vantagens e desvantagens como tudo na vida.
CItando algumas vantagens , creio que o baixo consumo de energia , a praticidade de manutencao, pois basta manter o backup em dia , e substituir o sd ou raspberry caso ocorram problemas.
Creio que para automaçoes pequenas como sensores de portas , switchs e lampadas trabalha muito bem, mas começa a pedir agua quando se tem processamento de imagens, IA e coisas mais parrudas que exijam processamento, memoria e disco. Enfim, com grana na carteira e um grande projeto , va de NUC que nao tera problemas, nao quer investir muito, rasp 4 com 4 de memoria, quer um projeto barateza para sensores e uma interface bacaninha, rasp. 3 vai ter servir.

4 curtidas

Fala Ricardo ante de mais nada, muito obrigado pela atenção e compartilhar sua experiência.
Foi exatamente o que imaginei, me tira uma dúvida no Raspberry, fica realmente travando o cartão SD, sendo necessário remover adicionar ele novamente ao slot do Raspberry? Qual foram os maiores problemas que teve com o raspberry em termos de Falhas de hardware?

Abraços

Leandro tudo bom? Já tive o HA rodando em ambos aparelhos com o Raspberry 3 tive problemas quando rodava com hassio toda vez que acabava a luz corrompida o SD card. Pra resolver instalei o Raspberry os e depois o home assistant. A desvantagem que você não tem os add-ons de fácil instalação. Após isso mudei para o NUC e nunca mais tive problemas. Lembrando que o poder de processamento do pi3 não permite você assistir uma camera que está na sua automação. Já o NUC você não tem limitações.

1 curtida

Oi Leandro,

Usei um RasPi 3+ por bastante tempo e sempre deu problemas com o banco de dados, com a lentidão e outras coisinhas lá e cá. Fiquei aliviado em saber que esiste uma maneira fácil de instalar o hass.io com supervisor em servidores pequenos da Synology. Isso virou minha instalação pagável e sólida.

Segue


para saber mais como fazer.

2 curtidas

Em qualquer opção que você escolher para tudo o SSD será a melhor escolha, devido as velocidades de leitura e escrita serem mais rápidos que HDD ou se card, claro que sempre tem alguns porém mas a priore SSD é melhor, se você puder usar um Nuc ou Pc antigo com processamento e memórias melhores que raspeberry também recomendo, pois raspeberry chega em um ponto de você começar a expandir seus serviços e sensores que começa a ficar um tanto lento. Faça boas leituras dos conteúdos da comunidade e troque informações, além deste fórum também temos um servidor no discord onde tudo está separado por tópicos fácil de achar.

habr.ml

3 curtidas

Oi Lenadro, não trava não, mas procure colocar um sd com boa velocidade. Funciona muto bem. Meu exemplo é um raspberry pi 3 com sd de 32 classe 10. Tenho uns 30 sensores fisicos, mais sensores como tempo e lógicos e roda bem redondo.

2 curtidas

Olá pessoal… Pelo que estou lendo aqui no Fórum o Raspeberry 4 com 4 de RAM atende minhas necessidades. Más tenho visto muita reclamação de Super aquecimento do mesmo. Se eu usar o Raspeberry 4 com uma boa dissipação de calor não tenho com o que me preocupar certo?

Fala Andi, tranquilo?! Muito obrigado pela dica! ajudou bastante

Abraços

Fala Renato, tranquilo!

Essa também é uma preocupação que tenho.
Comprei um Rasp-4 com 4GB de ram e com dissipadores, vou fazer uns teste e volto com mais novidades

1 curtida

Fala Ricardo! tranquilo?!

Boa! valeu pelas dicas, tem algum indicação de marca de modelo do SD?

Abraços

Fala Koslosvky, tranquilo!?

Foi exatamente o que vi em alguns fóruns, muito obrigado com compartilhar sua experiencia ajudou bastante.

Abraços

Aqui em casa comprei um Mini PC Beelink BT3-X j3355 4Gb/64Gb… Instalei o Linux Mint e tô rodando o Home Assistant…
Além de ser iniciante ainda não explorei muito o HA, pois no último mês estive muito ocupado. Por enquanto tá funcionando perfeito aqui.

2 curtidas

Leandro, compre as marcas mais usadas no mercado! Sandisk, samgsung, se não quer se incomodar mesmo, tem umas sd que são feitas para gravar 4k, estas são mais caras mas bastante rápidas.

2 curtidas

O meu chegou hoje… Já está rodando o HA.
Por enquanto tudo tranquilo.

1 curtida

Eu acabei de pegar um tinkerboard S para começar minha automação, achei uma alternativa melhor que o raspberry e com preço compatível

2 curtidas

Fala Renato, tranquilo?!
O meu sistema esta rodando há uns 3 dias pelo SD e está rodando bem melhor do que imaginava, mesmo meu sistema sendo básico

No Futuro
Estou pensando se mudo o boot e rodo o sistema pelo pendrive, dessa forma deve ficar mais rápido de e estável.

Qualquer novidade volto a postar aqui

Configuração do meu Raspberry

Modelo Pi4 4GB Ram
Cartão SD Sandisk Ultra- XCI Classe 10 - 64GB
Case de acrílico kits de dissipadores e 1 cooler básico na case

Abraços

Fala Valdo, tranquilo!?

Eu cheguei a cogitar o Tinkerboard, mas acabei indo para o Raspberry mesmo, vai deixando as suas experiencias conforme for passando o tempo

Abraços

Fala Ricardo, tranquilo!?

Sim eu peguei um classe 10 por enquanto tudo rodando além do esperado, obrigado pela orientação

Abraços

1 curtida

Fala Leandro! tranquilo!?

Foi um dessa pegada que pensei em pegar caso o Raspberry não aguente ou fique muito instável. Obrigado pela dica.

Abraços