Life360 + Node-red! Aprendendo a usar o node Zone no Node-red! Saiba quando alguém entrou ou saiu de um local!

Além de sensores e comando de voz podemos utilizar o GPS como uma forma de gatilho em automações, aqui vou demonstrar como utilizar a posição gerada pelo Life360 no Node-red como gatilho.

Ele é um node de Gatilho!

Antes de tudo deve-se ter o Life360 integrado ao Home Assistat, se não tem integre e volte aqui depois:

Para criar as automações devemos ter o conhecimento básico de Node-red, se está começando tem aqui um tutorial explicando o básico:

Antes de partirmos para o Node-red primeiro temos que criar as zonas que vamos utilizar! O que são as zonas? É o raio em metros quadrados que delimitamos um local, com isso o GPS consegue identificar se estamos dentro ou fora!

Para criar uma zona vamos até aba Mapa do Home Assistant, vamos clicar no lápis no canto direito a cima.

No canto direito em baixo vamos clicar em Adicionar Zona.

2

Podemos navegar pelo mapa até acharmos a posição certa da zona que vamos criar, podemos aumentar ou diminuir o raio da zona clicando na bolinha na borda da zona.
Como exemplo peguei a praça 15 que fica no centro do Rio de Janeiro.

Com a zona criada podemos ir para o Node-red.

Caso a zona não apareça no Node-red é necessário reiniciar o add-on, vá em Supervisor, depois em Node-red e clique em Restart.

No Node-red vamos utilizar o node Zone.

Sem título

Em Entity vamos selecionar o usuário do Life360 que queremos saber se entrou ou saiu da zona.

Em Event vamos escolher se queremos o status de Enter (entrou), Leave (saiu) ou Enter or Leave (entrou ou saiu) para quando a pessoa entrou ou saiu daquela zona.

Em Zone vamos escolher a zona que criamos, a zone.praca_xv

Agora temos o node zone configurado. A configuração ficou a seguinte: se o Leandro entrou na zona praça XV…

Então podemos utilizar o node para sermos notificados de várias formas, aqui tem alguns exemplos que podem usar:

Podemos configurar para receber notificação no Telegram ou serem avisados pelo Google Home ou pela Alexa.

9

É isso, até +!

4 Likes

Uma dica pra todos é ir no seu smartphone e desligar a otimização de bateria para o Life360, com isso o aplicativo atualiza com maior frequência a sua posição!

2 Likes

Criei meu primeiro nó de zona com o Life 360. Mas ele fica offline o tempo todo até eu apertar deploy novamente. Mesmo com o Life 360 funcionando em outras automações.

1 Like

Se o offline que vc está dizendo é assim é normal pq o smartphone não está naquele local.

O Node-red só vai ficar com o quadradinho verde se vc deixar o Node-red aberto e ficar de olho no exato momento quando a automação ocorrer…

Só uma coisa, os nodes reportam formas diferentes embaixo deles, pode ser isso que vc se confundiu com ele estando offline… ele reporta o usuário configurado, se não está no local fica o quadradinho vermelho e quando entra ou sai daquele local fica verde, gera a automação e depois fica vermelho novamente.

1 Like

Ah, obrigada por esclarecer então. :sweat_smile:

É isso mesmo.
Grata. :heart:

1 Like

Você se incomoda de me mandar um shot da configuração desse Node de Telegram? Eu não fiz assim, mas está funcionando o meu.

fiz assim Node Zone - Node de Mensagem - Node de Telegram. Olhando o seu, o meu pareceu errado. kkk

e esse balãozinho? Posso usar ele para dar um título?

1 Like

Eu uso o Node call:service para enviar mensagens pelo Telegram, só alterei o icone pra ficar bonito…
Em Domain vc coloca notify e em service vc coloca o usuário que configurou no configuration.yaml da configuração do telegram!
E em Data vc coloca o padrão pra mandar mensagem, é o mesmo esquema de mandar tts pro google home e tal…

{
    "message": "Leandro, a dona Marcia chegou em casa! 🏠"
}

O node comment é um node só pra vc colocar um comentário ou um aviso… eu uso pra dividir os fluxos e ficar + organizado, recomendo até usar!

2

Te convido a participar do grupo do Telegram do pessoal do fórum, é bem legal, o pessoal ajuda d+ quem está com alguma dificuldade, tira dúvidas, dão ideias e da pra aprender muito!

1 Like

Perfeito Leandro.
Sem palavras para agradecer. :star_struck:

1 Like

Confesso que ainda não comecei a utilizar rotinas baseadas em localização, mas criei as Zonas no Home Assistant. Tenho notado que funciona muito bem e identifica alterações com muita rapidez apenas com o App do Home Assistant, seja no iOS ou no Android. Dito isso, minha pergunta é, será que vale a pena usar o Life 360?

1 Like

Vale d+ a pena usar o Life360, ele é muito + rápido nas atualizações!

1 Like