Lâmpadas Positivo com Tasmota - Problema mudando de branco para colorido

Oi gente, tudo bem?

Consegui trocar o software das minhas lâmpadas Positivo para o Tasmota (enquanto elas ainda vinham com o firmware que dava para trocar com Tuya Convert) e usei esse template.

Sempre usei elas sem problemas no Home Assistant usando apenas o modo branco com variações de intensidade e temperatura de cor. Agora comecei a testar na mesma lâmpada cenas no modo branco e outras no modo colorido. Apesar de conseguir configurar certo na hora de definir a cena, quando alterno entre elas não consigo voltar pro modo branco. O que deveria ser branco acaba caindo para um violeta.

Alguém já teve o mesmo problema?
Desconfio que possa ser algo do template ou da configuração da lâmpada no Tasmota.

1 curtida

Oi gente,

Acabei resolvendo de uma outra forma. Separei os canais da lâmpada no Tasmota (com Option68 1) e aí consegui resolver o problema. Agora consigo facilmente trocar do modo colorido para o modo branco. Acho que com canais agrupados (Option68 0) algum dos canais não estava mapeando corretamente no HA e por isso não conseguia mudar.

1 curtida

Obrigado por compartilhar.

A minha lâmpada positivo é o último item da minha casa que eu preciso Tasmotizar, mas não consegui porque eu usava ela no app Tuya, e ela tá com o último firmware.

Já tentei desmontar pra acessar os pinos mas não consigo tirar ela da “casca” dela… Mas assim que conseguir vou usar o seu template.

Forte abraço!

bom dia…
como faço para pegar o resultado no nodered das cores que quero automatizar ???

Se o que vc quer é saber como mudar de cor pelo Node-RED é só fazer dessa forma:

Em Domain coloca light por ser um lâmpada, em service vai colocar pra ligar a luz e em Entity ID vai colocar a entidade da lâmpada.

Em Data você vai colocar o código para mudar a cor para a cor que você quer, como no exemplo.

Embaixo tem todas as opções que pode usar da lâmpada como cor, brilho e tal…

Se for só pra pegar a informação de qual cor que a lâmpada está você precisa ver o payload da lâmpada, pra isso você aprende sobre payload com esses tutoriais: