IoTizando um AIR WICK PRETO para utiliza-lo no HOME ASSISTANT

Fala Moçada!

A quem interessar, apresento um projeto de IoTzação de um AIR WICK PRETO e como integra-lo ao HOME ASSISTANT.

Para isso, vamos precisar de:

  • AIR WICK versão PRETA;
  • SONOFF BASIC com TASMOTA (assumirei que você já conhece como aplicar o TASMOTA no SONOFF bem como adiciona-lo ao HÁ ( via autodiscovery ou não ));
  • REDUTOR DE TENSÃO LM1117t;
  • TOMADA;
  • FIO.

A ideia por trás do projeto é utilizar o SONOFF BASIC para dar um PULSO no AIR WICK PRETO, simulando o DISPARAR do SPRAY que no AIR WICK é configurado para acontecer de tempos em tempos.

Diferentemente do projeto do AIR WICK BRANCO ( que também apresentei aqui no Fórum ), nesse caso eu não fiz a ligação direta nos pinos no AIR WICK PRETO pois a placa dele é diferente da placa do BRANCO (pelo menos eu tive essa “sorte”), então eu liguei diretamente no motor do AIR WICK. Portanto, riscarei os passos que não teremos para este caso.

Vamos lá…

  • Fazer a ligação para o AIR WICK BRANCO ficar ligado direto (soldar os fios no TP3 e TP6);

  • Soldar um fio no positivo do compartimento de pilha e soldar a outra ponta no OUTPUT do redutor de tensão (5V >> 3.3V); Aqui então soldaremos a ponta OUTPUT do redutor de tensão (5V >> 3.3V) direto em uma “perna” do motor;

  • Soldar um fio no negativo do compartimento de pilha e soldar a outra ponta no ADJ/GND do redutor de tensão (5V >> 3.3V); A mesma coisa aqui, então soldaremos a ponta ADJ/GND do redutor de tensão (5V >> 3.3V) direto em outra “perna” do motor;

  • Soldar um fio no positivo da entrada do RELÉ do Sonoff e ligar esse fio no INPUT do redutor de tensão (5V >> 3.3V);

  • Soldar um fio no negativo da entrada do RELÉ do Sonoff e ligar esse fio no ADJ/GND do redutor de tensão (5V >> 3.3V);

  • Configurar o Sonoff para Pulso (0.5 segundo).

Resumindo, o fio VERMELHO deve ir em uma perna do MOTOR e o fio AZUL deve ir em outra perna do MOTOR.

Um cheiro para vocês!!

Abraços,

José Henrique.

3 curtidas

Oi,

Adorei este guia e obrigado por compartilha. Fiquei apenas com uma dúvida antes de me aventurar com este guia, reparei que o redutor de energia LM1117t tem versão de 5v e 3.3v. Pode me dizer qual seria o mais adequado?

Obrigado, abs

1 curtida

Olá, boa tarde!

O 3.3V.

Abraços,
José Henrique.

1 curtida

Seguindo o projeto do José, eu como não tenho habilidade para soldar, não utilizei o redutor de tensão (5V >> 3.3V). Eu fiz a ligação direta, alimentando o motor com 5v. Funcionou por aqui. Meus agradecimentos ao José pelo projeto compartilhado e pela orientação que me passou no grupo do Telegram sobre o projeto. (foto de frente) , (foto de lado) e (foto de traseira)


1 curtida

Parabéns!! Ficou muito bom!!

Olá
Eu fiz como está explicado, usei o de 3,3v, e soldei ao motor.
Não removi a ligação que estava feita, só removi as pilhas para a placa não estar alimentada.

Sem a recarrega de airwick, o motor roda até ao fim. Se coloco a garrafa, o motor não tem força para rodar até ao fim, e largar o spray!

Alguém pode ajudar?

Alguma ideia de como resolver?

Eu não tenho o sonoff Basic tenho um de marca similar, consigo fazer?