Introdução: ESP8266 + MQTT no Home Assistant

Atualmente o Home Assistant tem suporte para quase 1500 componentes, mais além e todos estes componentes é possível fazer placas para comunicar com seu Home Assistant de maneira mais customizada.

Por que usar ESP8266?

Com tantos componentes disponíveis a pergunta é: “Porque ter trabalho de fazer a sua placa? “. A principal, na minha opinião, é conectar produtos ou centrais offline que já possui na sua casa ao HA (como central de alarme, irrigação, cerca elétrica...) ou criar sensores específicos (como de água, gás, proximidade, presença...) para centralizar as informações apenas em 1 local, criando automações com os componentes que já possui.

Para criar o seu componente customizado iremos utilizar uma placa chamada ESP8266, mas antes de compartilhar alguns exemplos de projetos, é importante conhecer mais sobre esta placa e como subir os códigos para a placa.

Caso nunca ouviu falar em ESP ou ESP8266, resumidamente é um “Arduino com Wi-Fi”. Mas caso nunca ouviu falar em Arduino, sugiro assistir o vídeo:

Aprender o que é Arduino

[embed]https://youtu.be/sv9dDtYnE1g[/embed]

ESP8266

Assim como o Arduino, o ESP8266 possui diversos modelos, o que mais utilizo, pois já possui entrada para USB, usada para enviar a programação e para alimentação.

Este modelo também possui diversas GPIO's (que são as portas "pinos" que iremos usar para configurar como entradas a entrada da informação).

Através da GPIO ligaremos por exemplo os sensores, que recebem a informação, e através da programação enviamos os dados ao Home Assistant.

Uma outra grande vantagem é o preço, este ESP8266 comprado no Mercado Livre encontra por volta de R$ 25,00.

De: Arduino -> Para: ESP8266

Existem muitos projetos de Arduino em português, o que iremos fazer é usar o código do Arduino no ESP8266 e incluir 2 bibliotecas, uma para comunicação do Wi-Fi e a outra para enviar transferir as informações por MQTT.

MQTT

Wi-Fi com certeza já sabe o que é, mas talvez MQTT seja uma novidade. MQTT, resumidamente é um protocolo usado para troca de informações entre equipamentos, para saber mais:

[embed]https://youtu.be/MFnE7OZZgxk[/embed]

Configurar o MQTT no Home Assistant

Caso tenha algum componente Sonoff rodando com o firmware Tasmota, ja tem configurado o MQTT no Home Assistant, pois o Tasmota se comunica com HA através do MQTT.

E para saber como fazer como configurar o MQTT no seu Home Assistant, confira o vídeo:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=f5LX4pzTP9c[/embed]

Programando o ESP8266

Para subir a programação no ESP826, usaremos a própria IDE do Arduino. A IDE é o programa na qual é usado para subir o código na placa usando um cabo UBS ligado na placa. Para aprender usar o código ESP8266 na IDE do Arduino, confira:

[embed]https://youtu.be/URtIbITbGbU[/embed]

Conclusão

Esta introdução é uma preparação para os próximos post's, que serão publicações de exemplos de códigos para subir na placa ESP8266, com a função de enviar informações ao Home Assistant através do protocolo MQTT.
2 Curtidas

Olá Leonardo.
Acabei de ler sua “Introdução: ESP8266 + MQTT no Home Assistant”

Poderia me auxiliar? Configurei 02 Esp8266-12 para ligar 04 leds cada um.
Cada ESP tem 04 leds. Quando tento aciona-los pelo HA eles não respondem corretamente. Quando desligo um deles, ai sim consigo acionar pelo HA o que fico ligado.
Não sei se foi claro o suficiente.
Penso que teria de ter um IDentificador para cada um.
Obrigado.

Olá @Guilherme! Você deve estar carregando o MESMO PROGRAMA nos dois ESP e em algum lugar desse programa deve ter o “nome” do dispositivo…que você deve trocar de um ESP para outro para justamente não dar conflito.

Abraços,
José Henrique.