Interruptor de cenas Zigbee - Tuya

Tenho um interruptor de 3 botões (9 cenas) Zigbee Tuya. Esse dispositivo funciona perfeitamente no Smart Life, mas não sei como reconhece-lo no HA como “Gatilho”, agradeço se alguém tiver uma dica…

Vc ta usando o hub zigbee da Tuya? Se sim achou o problema.
Usando o hub zigbee da Tuya vc fica limitado as dispositivos que as integrações da Tuya dão suporte, que são bem poucos.
Se for usar dispositivos zigbee da Tuya o ideal é usar como hub zigbee dongles usb como Conbee 2 ou CC2531.
Não entendeu nada do que disse? Da uma lida aqui com bastante atenção pra entender.

Olá Leandro, é isso mesmo meu Hub é Tuya. Todos meus outros 28 dispositivos Zigbee são identificados pelo HA menos esse interruptor de cenas.
Seguirei sua orientação, vou adquirir um dos dongles informados.
Postarei aqui o resultado.
Muito obrigado pelo help.

Sobre os dongles, recomendo o Conbee 2, ele é excelente, muitos colegas do grupo do telegram utilizam e só tem elogios!

1 curtida

boa tarde ,tenho o dongle cc253 a funcionar com outros equipamentos e tambem não estou a conseguir configurar os botões do scene switch da tuya,já tentei carregar uma blueprint e criar uma automação mas não estou a ter sucesso,alguma dica?

Olha pelo node-red oq ela retorna de status