Integrar interfone ao Home Assistant usando um sensor de porta/janela!

O colega Daniel Barbosa do grupo do telegram soldou dois cabos em um sensor de porta/janela e colocou os dois cabos dentro do interfone, então é possível integrar o interfone ao Home Assistant então sabendo quando toca o interfone!

Um abraço!

2 Likes

Muito legal… faz tempo que eu to querendo fazer algo assim, mas o interfone aqui do prédio é pré-histórico! Quando alguem toca o interfone o que acontece com esse pare? fecha um curto?

Boa pergunta, o daqui tbm é pré-histórico, ai fui mexer nele ontem pra olhar e acabei ficando sem interfone kkkkkkkkkkk
Vou falar pro técnico vir olhar e aproveito e pergunto isso tudo pra ele pra ver se tem como integrar!
O meu é um icap-ho da marca Thevear, é o clássico telefone branco! Se eu conseguir algo aviso aqui!

Jóia. O meu é bem parecido, só que não é mais branco… é aquele amarelo de velho já :-).

Pior que com essa historia de pandemia/delivery o interfone trabalhou mais só no ano passado do que nos 15 anos anteriores!

1 Like

Descobre o modelo e tenta achar o manual ou esquema na internet, procura o técnico do seu prédio (se mora em um) pra ver se tem como colocar!

Aqui é theavar tb. Não faço a ideia de qual seja o modelo! Mas tb vem dois fios da rua e só.

ops… agora que eu olhei a foto com mais cuidado, tá ali: é o ICAP-HO mesmo!

O seu acho que é ainda + antigo que o meu, mas é o mesmo modelo mas é versão antiga rs

Ai o manual dele!

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwi-uqGK1ZzuAhX9HrkGHe2UCaIQFjARegQIHBAC&url=https%3A%2F%2Fwww.segurancajato.com.br%2Famfilerating%2Ffile%2Fdownload%2Ffile_id%2F277%2F&usg=AOvVaw2dPmj_FvcH3g86MhRA1NGP

@CLyra o técnico esteve aqui, ele disse que não tem como ser feito com esse modelo antigo pq o som que sai nos interfones nos apartamentos é uma amplificação do som feito na central e que pra conseguir isso teria que por o sensor de porta na central lá na portaria… bem longe do meu gateway zigbee kkkkkkkkkkkkk
Então só trocando o sistema de interfones pra um moderno, ele disse que um da intelbras ou como o do colega do vídeo que teria como ser feito. Mostrei o vídeo pra ele e expliquei do que se tratava. Ele disse que o sindico aqui pretende trocar o sistema de interfones ainda esse ano e que me ajudaria caso precisasse… então é só esperar no meu caso!

@LeandroIssa, acho que o tecnico falou um monte de bobagens :-). A propria thevear tem um produto (discontinuado) chamado de TH-ITI (tá no manual que vc mandou) que é capaz de detectar o toque da campainha e acender uma lampada ou acionar uma sirene. Eu to pra fazer uma engenharia reversa aqui pra entender o que acontece em cada situação (fone no gancho, toque, abertura de porta). Ontem quando eu abri o fone, eu vi que ele mantem 6v naquele par. Desconfio que vai ter que ter algum tipo de circuito ou relé ou acoplador óptico para separar o que tá no interfone e o que tá no sensor. Em uma última hipótese daria para interceptar o que vai pro buzzer do interfone.

Claro que eu estou falando apenas de detectar se alguem tocou o interfone. Capturar/injetar som, abrir porta remotamente, etc, é outro bicho!

1 Like

Feito!

Fone no gancho: 12v
Fone fora do gancho: 6v
Fone no gancho, tocando o interfone: 24v

Vou precisar das colegas que entendem de eletronica, mas me parece que se colocar um rele 24vdc eu consigo ver na outra ponta se o interfone foi acionado ou não. Confere produção?

1 Like

Achei este post, mostrando como usar um octoacoplador 4N35 e um resitor.

Tomei a liberdade de fazer um rabisco:

2 Likes

Muito legal @srlima. Espero que seja suficiente. Ontem eu troquei uma idéia com um colega que entende de eletronica, e parece que o negocio é mais complicado que eu originalmente tinha entendido, porque assim como no telefone, tem corrente AC no meio! Ele me indicou os detectores de toque de telefone, como o circuito que tem aqui: https://www.epanorama.net/circuits/telephone_ringer.html. Vou tentar usar minha (muito pouca) habilidade com o ferro de solda e ver se sai algo :-). Minha preocupação com esses experimentos é zuar com central de interfone, então convem bastante cuidado…

2 Likes

O meu interfone tem AC nos fios, porém são tensões mais baixas que as apresentadas no seu. Usei uma ponte de diodos em conjunto com o octoacoplador e tive sucesso utilizando um esp32.

Vou testar com um sensor de aberturas zigbee e depois retorno com os resultados.

1 Like

Muito massa! Vou ver se da pra fazer com o meu da Intelbras (TDMI 200).
Mas o que eu queria mesmo na real era dar um jeito de encaminhar a “ligação” do interfone pro meu celular via VoIP ou algo assim, mas até agora não vi nenhum projeto assim…

2 Likes

Olá @automarcio !

Um dos membros do grupo do Telegram nos mostrou o seu sistema, onde ele utiliza o asterisk e poderia ser adaptado para o uso que precisa.

No seu caso seria necessário ter um asterisk rodando e um gateway fxo para capturar a ligação da central telefônica do seu condomínio.

Para encaminhar a ligação para o celular vc pode utilizar uma linha VOIP ou utilizar um gateway gsm ou também encaminhar através de uma chamada de áudio para o Telegram.