Integração do Micro Inversor DEYE (Solarman) com Home Assistant!

Boa tarde, hj dei uma olhada aqui no gráfico do Dashboard de energia e verifiquei que se você usar a entidade DEYE Daily Production acontece este erro do gráfico, crie um sensor no utility meter com ciclo diário e use no lugar dos sensores da integração.

2 curtidas

As vezes as soluções são tão simples que estão debaixo do nosso nariz e não vemos. rs

Hoje uso grafana para um visual melhor e ter potência e produção no mesmo gráfico. Mas para contornar o problema da curva e falha na informação do final do dia quando não é mais possível conectar em um dos inversores, mantenho a integração por API, que é ruim, porque precisa trocar de token a cada dois meses.

Fica assim:

Se os números com os utilities derem certo, vou poder eliminar a integração API e ter os gráficos no grafana e no HA limpos.

Obrigado pela dica!

1 curtida

Como é esse sensor?
Tem algum exemplo?

Bom dia!

Vá no MENU configurações e em dispositivos e serviços:

image

Clique na parte superior em entidades auxiliares:

image

Na parte inferior direita da tela clique no botão Criar ajudante:

image

Selecione o ajudante Medidor de utilidade:

image

Após isto selecione o nome do sensor, o sensor do equipamento monitorado e o ciclo que neste caso será diário:

Com este sensor criado é só utilizar nos gráficos, você pode fazer este mesmo processo para acompanhamento de medições de potencia de qualquer equipamento de monitorização de energia e criar sensores de ciclo semanais, mensais, etc., e assim fazer acompanhamento das medições.

Espero ter ajudado.

Abs.

2 curtidas

Entendi!
No caso eu tenho dois micro inversores. Como juntar os dados de produção dos dois pra o HA entender como uma soma?

2 curtidas

Aprendi a pouco a fazer com um amigo do forum tb, dá uma olhada n link abaixo:

Vou estar em transito até o horário de almoço, qualquer coisa mais tarde te dou uma mão.

2 curtidas

Criei o Meter mas ele não aparece como opção para a produção solar…

1 curtida

Bom dia!

Você reiniciou o HA após a criação ?

Sim, mesmo depois de reinicializado, o meter não é reconhecido para ser adicionado no Dashboard de energia.

@Wanderson tbm reiniciei aqui e mesmo assim não aparece como entidade válida para adição no Energy Meter Dashboard

Estranho, como pode ver na imagem abaixo todas os sensores criados do utility meter aparecem pra mim.

Tenta habilitar os sensores conforme figura abaixo:

1 curtida

As entidades estão habilitadas… mas nem assim aparecem… vc criou via YAML ou crinou na guia Entidades Auxiliares?

Na guia de entidades auxiliares.

Muito estranho!
Pois eu tbm criei lá.

1 curtida

Qual entidade do DEYE vc utilizou quando criou o sensor pelo utility meter?

A entidade de produção diária

Seguir usando Grafana. Essa solução já me ajudou demais!!!

1 curtida

Olha como tá meu Dashboard!
Mesmo se eu colocar o sensor de soma dos dois micro inversores ou usar os sensores da integração ele conta um negativo no início do dia e no final do dia.

Alguém sabe como corrigir isso?




A entidade auxiliar producao_total_dia, como vc a vez, tem como mostrar para gente verificar se tem algo errado, tenta fazer com um painel e vê se vai dar certo, depois vc coloca os dois painéis.

1 - faça entidade auxiliar com o utility meter com a produção diária de um dos inversores e use esta entidade auxiliar na produção solar do Dashboard Energia.

2- deu certo o primeiro passo faça a segunda entidade auxiliar e adicione ao painel.

Foi exatamente assim que fiz e como vc pode ver na tela abaixo está funcionando, eu ainda não configurei o gráfico pq não é minha prioridade neste momento mas tá funcionando. O gráfico com a geração solar é o de baixo, o acima as barras negativas são os teste de injeção de energia na rede que estou fazendo.