Integração direta no Google home/Alexa X Home assistant

Boas pessoal, espero que todos estejam bem e passando bem por essa crise!

Eu pesquisando sobre sistemas de automação encontrei muitas soluções para automatizar nossas casas, muitas delas com integrações diretas com os assistentes da google e amazon, com muitos dispositivos compatíveis e que conseguiríamos criar uma casa automatizada sem problemas e com uma configuração mais simplifica, talvez mais limitada em relação ao Home assistant.

Então tenho algumas questões para vocês que são mais entendidos no assunto:

Quais as vantagem de utilizar o home assistant?

Se depois de configurado e as automações feitas teria problema de estabilidade e iria precisar de configurar os dispositivos novamente com frequência?

Compreendo a diferença entre os sistemas mas minha duvida é quais é os reais benéfico da solução do home assistant em relação os assistente da Google e Amazon ja que podemos integrar diretamente neles alguns dispositivos.

1 curtida

Olá Thomas,

A sua pergunta é um muito abrangente. É igual perguntar qual é melhor: Iphone x Android, ou Windows x Linux … vai do que quer fazer, o que vai integrar, investimento disponível, grau de programação, tempo disponível para aprender…

Eu acho que não tem como comprar a Alexa da Amazon ou o Google com o Home Assistant, os 2 são bem limitados perto do Home Assitant, poderia comparar o Home Assistant com o Smartthings da Samsung: https://www.samsung.com/br/apps/smartthings/

Mais de maneira geral o Home Assistant vai ser a CENTRAL de TODOS os seus equipamentos, inclusive para incluir o Google ou Alexa (e até os 2 juntos se quiser). O Home Assistant é uma plataforma de código aberto, e por isto é possível até desenvolver hardware “não licenciados por empresas” que funcionam na sua central, por exemplo o medidor de consumo de agua ( não existe atualmente nenhum pronto para comprar e instalar em sua casa que integre com o Google Home, ou outro… ).

Home Assistant tem mais liberdade para programar o que quiser! Outras centrais possui soluções mais limitadas, mas resolve o que a grande maioria deseja.

Entretanto o Home Assistant é bem mais complicado de configurar, não existe um 0800 para ligar pedindo ajuda, deve gostar de ter tempo livre para configurar e programar. Por ser código open source sempre está sendo melhorado, e cada vez mais fácil de usar, mas não se compara com a facilidade de um Smartthings, google home …

Recomendo ler a documentação do Home Assistant, para tirar suas próprias conclusões:

E também as integrações disponíveis no momento:

Caso resolva ir de HA, seja bem vindo aqui no forum :slight_smile:

Abraço

1 curtida

Complementando um pouco esta resposta, tem também a questão do acesso local (menos dependência da nuvem) e da privacidade dos dados.

Com um assistente de voz (Alexa, Google Assistant), você depende 200% da nuvem. Todo o processamento dos comandos acontece na nuvem passando também pela nuvem de cada fabricante/produto. Além disso a interação é primariamente por voz. Os apps nesta modalidade são geralmente muito fracos e pouco flexíveis.

Com o Home Assistant tudo roda local. Você só precisa da nuvem caso queira acesso externo ou precise de se conectar a um Assistente de Voz. Trabalha em conjunto com a Alexa e não contra ela. Além disso o Home Assistant foca muito na privacidade e a nuvem funciona somente como um redirecionador de pacotes ainda criptografados, todo o processamento deles acontece localmente.

Além disso você tem todas as vantagens de um projeto de código aberto e flexibilidade para construir suas próprias integrações.

Cara eu utilizo o HA como um centralizador para as automações. mas a principal vantagem pra mim é poder interagir com dispositivos de fabricantes diferentes sem limite.
Um exemplo, eu possuo um dispositivo shelly que registra meu consumo de energia, que não é reconhecido na alexa, porem no HA eu consigo ver graficamente meu consumo de energia, no fim do dia possuo uma automação que faz a alexa anunciar quanto gerei no dia, enquanto ela diz os leds ficam na cor que programei. outra coisa, o aplicativo de geração zera no primeiro dia de cada mes, porem a conta de luz não fecha no dia primeiro. no HA consigo fazer com que ele calcule o valor gerado no periodo certo, por exemplo do dia 15 ao dia 15 do mes seguinte, me dando um valor mais preciso que o proprio app das placas solares.
Esse é um exemplo da infinidade de aplicações do HA.

1 curtida