Integração com a Tuya! Tuya Smart e Smart Life! Saiba o que fazer! (Positivo, Ekaza, AGL, NovaDigital, Multilaser, Intelbras, i2Go, Kabum, Zemismart, Moes...) + LocalTuya + Tuya v2!

tuya

Várias empresas tanto nacionais quanto estrangeiras usam a plataforma Tuya e todos os dispositivos delas podem ser integrados nos aplicativos Tuya Smart ou Smart Life.

A plataforma Tuya no Home Assistant é uma situação complicada, já começo avisando que nem todos os dispositivos são reconhecidos pelas integrações!

NÃO se perde o acesso ao aplicativo Tuya Smart ou Smart Life após o uso das integrações.

Hoje temos 3 integrações: Tuya nativa, Tuya v2 e Local Tuya.

A integração nativa foi elaborada pela equipe de desenvolvedores do Home Assistant.
A integração Tuya v2 está sendo elaborada pela equipe de desenvolvedores da Tuya.
A integração Local Tuya foi elaborada pela comunidade.

Recomendo utilizar a integração Tuya v2, além de ser uma integração que está sendo elaborada pela própria Tuya, a cada atualização tem adicionado suporte a mais dispositivos, atualizações que tem sido frequentes. Promete ser adicionado suporte a local.

Tuya v2

Github:

A integração Tuya v2 é uma integração oficial criada pela própria Tuya e sua equipe de desenvolvimento para o Home Assistant.

Ela da suporte aos mesmos dispositivos que a integração nativa mas aos poucos com atualizações já apresenta suporte a mais dispositivos. As atualizações estão sendo frequentes e mais dispositivos são adicionados suporte.

Segue um vídeo da própria Tuya com o tutorial para a instalação:

Vídeo em português:

Tuya nativa

Documentação no site oficial do Home Assistant:

Segundo a documentação OFICIAL retiradas do site do Home Assistant só os seguintes dispositivos são reconhecidos pela integração:

Climate - Ar condicionado e aquecedor, sensores de temperatura e humidade
Cover - Motores de Cortinas
Fan - Ventiladores
Light - Lâmpadas
Scene - Cenas criadas nos aplicativos TuyaSmart e Smart Life
Switch - Tomadas, relês smart e interruptores

Mesmo com a documentação informando isso pode ser que outros dispositivos sejam integrados e alguns desses informados não sejam. E nem todas as funções dos dispositivos integrados podem aparecer no Home Assistant.

Hubs IR Tuya NÃO são reconhecidos!
Hubs zigbee Tuya NÃO são reconhecidos, dispositivos que estão conectados por ele só os da lista acima.

Dispositivos zigbee podem ser adicionados utilizando hubs com zigbee2mqtt ou hubs com zigbee home automation.

Vamos ao tutorial:

Vá em Configurações e depois em Integrações.

Vá no canto direito em baixo e clique em Adicionar Integração, ache a Tuya na lista.

Coloque seu e-mail e senha do Tuya Smart ou Smart Life. No código do país o Brasil é o código 55. Escolha qual aplicativo estão seus dispositivos e clique em Enviar.

Nessa tela de configurações só clique em Enviar.

4

Pronto, sua integração foi feita!

7

Caso seus dispositivos não apareçam no Home Assistant ainda existe uma outra forma de faze-los serem integrados, que é criando cenas!

Nesse tutorial eu explico como fazer isso:

Local Tuya

Existe uma outra opção que é utilizando o Componente do HACS chamado Local Tuya mas que também apresenta limitações em quais dispositivos são compatíveis. Com esse componente é possível integrar dispositivos Tuya localmente (sem depender dos servidores da Tuya).

Quer usar o LocalTuya? Esse vídeo tem explicando como usar!

Ainda existe mais uma opção o Tuya Custom (basicamente igual a local tuya):

É isso, um abraço!

Ps. uma dica para quem usa hub IR da Tuya:

8 Likes

Pena que ñ dá pra curtir mais vzs, mas… :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

2 Likes

Eu tive que escolher a opção Tuya na hora de fazer a integração pq a opção Smart Things não reconhece meu login, coloquei diversas vezes a senha correta (revisei e até tentei outra). Tbm cheguei a mudar o codigo do país pra EUA e CHINA, além do BR, e não reconheceu (apaga os campos e pede para tentar novamente).
Obs. minha senha nem possui caracteres especiais, tem numeros e letras(maiuscula/minuscula).
Alguma ideia do que pode ser?

Vc colocou o e-mail e a senha da sua conta de qual aplicativo?

Pena que não funcional com oa central de alarme da Positivo!

Cada uma tem a sua, coloquei as informações do app Smart Life, mas não consegui de jeito nenhum.
Depois fiz uma conta no app Tuya e essa deu certo.

1 Like

Que bom que conseguiu! :smile:

Aqui eu to usando o localtuya. Por enquanto com bem pouca coisa: uma lampada (ekaza) e um motor de cortina (zemismart). Ambos estão funcionando quase perfeito. A lampada as vezes parece exigir duas tentativas pra ligar. Apanhei um pouquinho da cortina, mas tá jóia agora.

1 Like

Deixo aqui meu relato com a experiência de pouco meses com as integrações Tuya.

Utilizo a integração Tuya para as cenas do SmartLife para os comandos IR, e o tuyalocal para os interruptores AGL.

Nos meu ambiente percebi os seguintes problemas:

*Com a integração Tuya:
-Demora muito para atualizar o status do dispositivo no home assistant, exemplo acendo uma luz e só muda o status no HA minutos depois, por isso só uso as cenas com essa integração.

*Com o TuyaLocal
-Quando algum interruptor perde a conexão com o HA ele não volta sozinho, sendo necessário reiniciar o serviço.

Para contornar esses problemas pesquisei e não encontrei algum custom component que funcionasse igual ao SonoffLan que trabalha com o dispositivos de modo local e/ou na cloud, se alguém conhecer agradeço a indicação.

4 Likes

Obrigado por compartilhar suas experiências!
A integração com dispositivos Tuya realmente são um problema com o HA. Quando me perguntam se devem comprar algo Tuya só recomendo se for zigbee para usar com zigbee2mqtt porque dispositivos wi-fi tem esse problema mesmo… mas acho que isso é questão de tempo, em algum momento vão lançar algo como o SonoffLan já que dispositivos Tuya são muito utilizados.

1 Like

Hm… é o que eu tenho observado com o localtuya, mas parece ser um pouco mais complicado que isso. O motor de cortina sempre funciona, já a lâmpada é bem errática.

Eu tenho alguns interruptores Tuya e algumas lâmpadas rgb. Estou usando o LocalTuya. Funciona médio. Acontece muito de alguns dispositivo perder a conexão e ficar fora. Precisa reiniciar pelo menos a integração para ele voltar.

Recentemente li que se estiver usando o Local Tuya, precisa desinstalar o app de outras fontes (celular, alexa, etc). Isso melhorou bastante a perda de conexão, mas não resolveu tudo ainda.

1 Like

Pessoal estou com problema aqui na integração.
Comprei um hub zigbee da zemismart e um interruptor triplo da Somgoms para testar pois pretendia trocar todos os meus interruptores de casa.
Não estou conseguindo fazer funcionar do jeito que eu gostaria. Integrando com a nuvem da Tuya até funciona mas dá muito delay e com o Local Tuya eu consigo ver o status do interruptor no HA mas não consigo ligar ou desligar, só aceita a comutação no botão do interruptor ou no app da propria Tuya.
Será que existe um modo de fazer isso funcionar ou é melhor comparar os devices de outra plataforma?

1 Like

O problema ai é o hub da Tuya pq vc obrigatoriamente vai ter que usar a integração Tuya (que é cheia de problemas), pega um hub zigbee2mqtt que aceitam produtos de quase todas as marcas e plataformas pro serem zigbee e com ele vc integra ao HA.

Tipo esse aqui:

Cc2531 Placa P/ Rede Zigbee . Flash Zigbee2mqtt | Mercado Livre

Obrigado pela dica, comprei um, agora é esperar chegar.

Edit - 26/01/2021
Chegou meu hub zigbee2mqtt, funcionou direitinho agora XD

1 Like

Não aparece mais para eu adicionar uma nova integração do “local tuya” em configurações depois que eu removi o complemento na tentativa de solucionar outro problema. O que posso fazer para voltar na lista?

Edit: Consegui inserindo o codigo manualmente no configuration.yaml. Agora voltou

Uma pena o ir não ser reconhecido. Tenho uma tv e som configurados nele.

olá boa tarde, vi que comentou que esta usando o localtuya eu estou tentando aqui mais travo na informação “local Key” vc lembra onde conseguiu a local key do seu ?

Infelizmente o processo é “meio” complicadinho :-(. Eu segui a documentação que está aqui:

1 Like

Tentei de todas maneiras tanto com o tuya smart e o smart life, e não consegui…vc fez algum procedimento diferente de configuração ?