Integração com a Tuya! Tuya Smart e Smart Life! Saiba o que fazer! (Positivo, Ekaza, AGL, Nova Digital, Multilaser, Intelbras, i2Go, Kabum, Zemismart, Moes, Blitzwolf...)

Várias empresas tanto nacionais quanto estrangeiras usam a plataforma Tuya e todos os dispositivos delas podem ser integrados nos aplicativos Tuya Smart ou Smart Life.

A plataforma Tuya no Home Assistant é uma situação complicada, já começo avisando que nem todos os dispositivos são reconhecidos pela integração!

Segundo a documentação oficial no site do Home Assistant só os seguintes dispositivos são reconhecidos pela integração:

Climate - Air condicionado e aquecedor
Cover - Cortinas
Fan - Ventiladores
Light - Lampadas
Scene - Cenas criadas nos aplicativos TuyaSmart e Smartlife
Switch - Tomadas e relês smart

Mesmo com a documentação informando isso pode ser que outros dispositivos sejam integrados e alguns desses informados não sejam. E nem todas as funções dos dispositivos integrados podem aparecer no Home Assistant.

Vamos ao tutorial:

Vá em Configurações e depois em Integrações.

Vá no canto direito em baixo e clique em Adicionar Integração, ache a Tuya na lista.

Coloque seu e-mail e senha do Tuya Smart ou Smart Life. No código do país o Brasil é o código 55. Escolha qual aplicativo estão seus dispositivos e clique em Enviar.

Nessa tela de configurações só clique em Enviar.

4

Pronto, sua integração foi feita!

7

Caso seus dispositivos não apareçam no Home Assistant ainda existe uma outra forma de faze-los serem integrados, que é criando cenas!

Nesse tutorial eu explico como fazer isso:

Ainda existe uma outra opção que é utilizando o Componente do HACS chamado Local Tuya mas que também apresenta limitações em quais dispositivos são compatíveis. Com esse componente é possível integrar dispositivos Tuya localmente (sem depender dos servidores da Tuya).

Quer usar o LocalTuya? Esse vídeo pode ajudar:

É isso, um abraço!

6 Likes

Pena que ñ dá pra curtir mais vzs, mas… :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

2 Likes

Eu tive que escolher a opção Tuya na hora de fazer a integração pq a opção Smart Things não reconhece meu login, coloquei diversas vezes a senha correta (revisei e até tentei outra). Tbm cheguei a mudar o codigo do país pra EUA e CHINA, além do BR, e não reconheceu (apaga os campos e pede para tentar novamente).
Obs. minha senha nem possui caracteres especiais, tem numeros e letras(maiuscula/minuscula).
Alguma ideia do que pode ser?

Vc colocou o e-mail e a senha da sua conta de qual aplicativo?

Pena que não funcional com oa central de alarme da Positivo!

Cada uma tem a sua, coloquei as informações do app Smart Life, mas não consegui de jeito nenhum.
Depois fiz uma conta no app Tuya e essa deu certo.

1 Like

Que bom que conseguiu! :smile:

Aqui eu to usando o localtuya. Por enquanto com bem pouca coisa: uma lampada (ekaza) e um motor de cortina (zemismart). Ambos estão funcionando quase perfeito. A lampada as vezes parece exigir duas tentativas pra ligar. Apanhei um pouquinho da cortina, mas tá jóia agora.

1 Like

Deixo aqui meu relato com a experiência de pouco meses com as integrações Tuya.

Utilizo a integração Tuya para as cenas do SmartLife para os comandos IR, e o tuyalocal para os interruptores AGL.

Nos meu ambiente percebi os seguintes problemas:

*Com a integração Tuya:
-Demora muito para atualizar o status do dispositivo no home assistant, exemplo acendo uma luz e só muda o status no HA minutos depois, por isso só uso as cenas com essa integração.

*Com o TuyaLocal
-Quando algum interruptor perde a conexão com o HA ele não volta sozinho, sendo necessário reiniciar o serviço.

Para contornar esses problemas pesquisei e não encontrei algum custom component que funcionasse igual ao SonoffLan que trabalha com o dispositivos de modo local e/ou na cloud, se alguém conhecer agradeço a indicação.

3 Likes

Obrigado por compartilhar suas experiências!
A integração com dispositivos Tuya realmente são um problema com o HA. Quando me perguntam se devem comprar algo Tuya só recomendo se for zigbee para usar com zigbee2mqtt porque dispositivos wi-fi tem esse problema mesmo… mas acho que isso é questão de tempo, em algum momento vão lançar algo como o SonoffLan já que dispositivos Tuya são muito utilizados.

1 Like

Hm… é o que eu tenho observado com o localtuya, mas parece ser um pouco mais complicado que isso. O motor de cortina sempre funciona, já a lâmpada é bem errática.

Eu tenho alguns interruptores Tuya e algumas lâmpadas rgb. Estou usando o LocalTuya. Funciona médio. Acontece muito de alguns dispositivo perder a conexão e ficar fora. Precisa reiniciar pelo menos a integração para ele voltar.

Recentemente li que se estiver usando o Local Tuya, precisa desinstalar o app de outras fontes (celular, alexa, etc). Isso melhorou bastante a perda de conexão, mas não resolveu tudo ainda.

1 Like

Pessoal estou com problema aqui na integração.
Comprei um hub zigbee da zemismart e um interruptor triplo da Somgoms para testar pois pretendia trocar todos os meus interruptores de casa.
Não estou conseguindo fazer funcionar do jeito que eu gostaria. Integrando com a nuvem da Tuya até funciona mas dá muito delay e com o Local Tuya eu consigo ver o status do interruptor no HA mas não consigo ligar ou desligar, só aceita a comutação no botão do interruptor ou no app da propria Tuya.
Será que existe um modo de fazer isso funcionar ou é melhor comparar os devices de outra plataforma?

1 Like

O problema ai é o hub da Tuya pq vc obrigatoriamente vai ter que usar a integração Tuya (que é cheia de problemas), pega um hub zigbee2mqtt que aceitam produtos de quase todas as marcas e plataformas pro serem zigbee e com ele vc integra ao HA.

Tipo esse aqui:

Cc2531 Placa P/ Rede Zigbee . Flash Zigbee2mqtt | Mercado Livre

Obrigado pela dica, comprei um, agora é esperar chegar.

1 Like