Integração com a LG SmartThinQ! Componente SmartThinQ LGE Sensors para eletrodomésticos!

logo

O componente SmartThinQ LGE Sensors foi criado para a integração de dispositivos da LG SmartThinQ, ele é focado em eletrodomésticos, para televisores é utilizada a integração da webOS. Os eletrodomésticos que essa integração tem suporte são:

• ‎Ar-condicionado‎s
  • ‎Purificadores de ar‎
  • ‎Lava-louças‎
  • ‎Secadora‎s
  • ‎Fogão
  • ‎Geladeira‎s
  • Mini-Closet - Styler
  • ‎Lava-roupas

Segue o github do componente:

Vamos para o tutorial da instalação do componente!

Vamos precisar do HACS instalado, caso não tenha segue o link para a instalação e depois volta aqui!

Então vou mostrar como instalar a integração.

Com o HACS instalado, vá em Integrations.

Clique em Explore e ADD Repositories no canto direito inferior, busque por LG e vai aparecer o componente SmartThinQ LGE Sensors.

Clique nele e clique em Instalar esse repositório no HACS.

Clique em Instalar e reinicie o seu Home Assistant.

Com o Home Assistant reiniciado, vá até Configurações e depois Integrações.

Clique no “+ Adicionar Integração” no canto direito embaixo e procure por SmartThinQ LGE Sensors na lista de integrações.

Em Country Code procure o Brasil na lista e em Laguage Code procure português. Clique em Enviar.

5

Na tela de autenticação você precisa copiar a URL em SmartThing login URL e colar em uma janela do seu navegador de internet.

6

Acessando a URL vai aparecer um site para realizar o logon com a sua conta do aplicativo LG ThinQ. Lembrando que não pode ter uma conta linkada a serviços de terceiros como Facebook ou Google, obrigatoriamente para o uso com esse componente é necessário que seja feito o cadastro em uma conta da LG.

Feito o login o site ficará em branco, copie o endereço do site e cole em Redirection URL, clique em Enviar.

888

Com tudo certo a integração foi feita e seus dispositivos LG SmartThinQ foram integrados.

8

No meu caso adicionei o meu ar condicionado, ele é modelo Dual Inverter Voice, então foi adicionado um dispositivos com três entidades.

8.5

Das três entidades, uma é o ar condicionado, uma é um sensor de temperatura do ambiente em que ele se encontra e uma é um sensor do consumo de energia.

É isso, um abraço!

Tem uma televisão LG webOS? Da uma lida aqui:

4 Likes

Prezado Leandro, poderia informar se o seu sensor.ar_do_leandro_energy_current marca algum valor quando o ar-condicionado está desligado?

Olá, aqui por enquanto está marcando 50w, mas nem cheguei a usar o ar condicionado ainda, instalaram aqui ontem e tem feito frio…

Captura de tela 2021-10-08 210603

O meu fica assim também, será que está tendo consumo com ele desligado? Ao ligar voce verá que vai aumentar, o meu chegou marcar 950W

Não sei te informar, nem liguei ainda kkkkkkkkkk
Só vou ligar quando tiver calor mesmo…

1 Like

KKKKK vai conseguir?? eu fico logo curioso pra saber… mesmo que eu não durma com ele ligado no frio (moro no RJ e o clima está show essa semana) eu as vezes ligo somente para verificar se com a ultima atualização está fluindo…

Moro em Niterói, ai do lado, estamos no mesmo clima rs

Muito legal! Infelizmente aqui está rolando isso…Não sei o que eu fiz errado…

Desinstala o componente no HACS e instala novamente

1 Like

Já fiz e nada… Ja rebootei pós a instalação e mesmo assim não deu certo…

Vc fez uma conta da LG no login ou usou serviços de terceiros como Facebook ou Conta Google?

Conta normal LG… Ele mostra inclusive minha máquina de lavar.
Mas da erro pros demais sensores…

Pode ser que o componente ainda não pega todas as informações da sua máquina, ele é bem recente!

Então… Meu amigo tem a mesma máquina e deu certo no dele…kkkk

Tô pensando no que pode ser…

Logger: homeassistant.setup
Source: setup.py:311
First occurred: 19:29:11 (2 occurrences)
Last logged: 19:29:11

Unable to prepare setup for platform smartthinq_sensors.sensor: Platform not found (cannot import name ‘DEVICE_CLASS_PM1’ from ‘homeassistant.components.sensor’ (/usr/src/homeassistant/homeassistant/components/sensor/init.py)).
Unable to prepare setup for platform smartthinq_sensors.binary_sensor: Platform not found (cannot import name ‘DEVICE_CLASS_PM1’ from ‘homeassistant.components.sensor’ (/usr/src/homeassistant/homeassistant/components/sensor/init.py)).

Qual a versão do seu Home Assistant?

Estou na 2021.8.8…
Estou esperando um pouco pra atualizar pra 2021.10.2

Conforme as notas de atualização, desde a versão 0.9.X do componente, o uso requer a versão mínima do Home Assistant em 2021.9.X.

Não tive problemas em atualizar para a versão 2021.10.2 (mas cada caso é um caso).

1 Like

Atualizei o HA e deu certo! Agora arrumar o Tuya v2!! Valeu @douglasit! @LeandroIssa!!

2 Likes

Primeiramente, muito obrigado pelos tutoriais, Leandro!
Aqui também fica mostrando 50W constantes durante o standby. Me pareceu um pouco alto pra apenas ficar mantendo uma conexão wifi ativa rsrs em tempos onde os custos com energia elétrica só aumentam no nosso país é preocupante 50W direto

1 Like

Eu tenho um desses e também fica mostrando 50W com ele em stand-by. Tenho uma medição individual dele que mede 4W em stand-by. Ou seja a medição obtida pela integração não é muito confiável.