Existem várias formas de realizar a instalação, desde utilizar em um raspberry pi, intel nuc ou em um smartphone antigo! Vou deixar listado abaixo várias formas com vídeos ou tutoriais aqui do fórum!
Guia do site do Home Assistant Brasil com várias formas de instalação:
https://www.homeassistantbrasil.com.br/l/instalacao
Instalação em Máquina Virtual no Windows:
Instalação em Raspberry Pi em cartão MicroSD:
Instalação em Raspberry Pi em SSD/HD:
INTRODUÇÃO
Existe muitos tutoriais e vídeos por ai que ensina como iniciar o Raspberry Pi 4 utilizando boot para SSD mais nenhum que vi até o momento está voltado para HA, com isso decidi fazer um passo a passo para auxiliar quem está querendo fazer o boot para um SSD, para iniciar tive uma ajuda no grupo do HA no telegram do nosso amigo @allanlopesprado que me deu algumas dicas e com isso consegui fazer no meu PI4, então vamos para a melhor parte colocar a mão na massa.
1º Passo
Vamos instala…
Instalação do Home Assistant + Proxmox:
Instalação do Home Assistant no Intel NUC:
Instalação em um smartphone antigo:
Quando comecei a montar meus primeiros sonoff com a Alexa, comecei a pesquisar sobre o Home Assistant e outros softwares similares.
Vi que seria necessário ter um servidor para isso e como não tenho aqui nenhum RaspberryPi ou outro computador disponível para isso fui atrás de uma solução para rodar o HomeAssistant em um smartphone que está parado aqui e por isso em meados de agosto comecei meus testes e pesquisas e encontrei esse tópico que ensina a rodar homeassistant no termux
Assim como ho…
Instalação em um computador antigo com Linux Ubuntu Server + Docker:
INTRODUÇÃO
Principalmente para quem está começando a usar o HA, fica um tutorial para instalar o HA naquele seu notebook velho, jogado no fundo da gaveta.
Instalando Ubuntu Server no computador:
O Linux é um sistema operacional com várias distribuições, eu recomendo o ubuntu server, pois é fácil e leve pois não possui modo gráfico. Utilizei o video abaixo para instalar na máquina antiga:
PREPARACAO PARA INSTALAR DOCKER
Mais info: https://www.home-assistant.io/hassio/installation/#preparat…
Instalando Home Assistant em uma Tv Box:
Olá pessoal, depois de ver muitos reclamando que seus cartões SD corromperam (isso aconteceu comigo rs) ou não funcionaram mais e, com isso perderam todo o seu sistema de automação, o HA. Fui buscar alguma maneira mais segura e que fosse também mais barato que comprar um NUC.
Pesquisando muito, descobri que seria possível remover o android dessas Box Tv e colocar uma versao do ubuntu server ou uma distribuição linux desktop.
Para o primeiro teste utilizei uma tv box que estava jogada aqui, (NE…
Instalando Home Assistant no Debian 10:
Gostaria de trazer para meus leitores um novo assunto: Automação Residencial utilizando projetos Open Source! Apresento-lhes o Home Assistant!!! Uma plataforma Open Source desenvolvida em Python, alimentado por uma comunidade mundial de colaboradores...
Est. reading time: 2 minutos