Instalando o Alexa Media Player! Tenha suas Echo no Home Assistant!

O Alexa Media Player é um componente instalado pelo HACS que permitir o controle de dispositivos Amazon Alexa no Home Assistant usando uma API Alexa não oficial e utilizar o TTS (text to speech) da Alexa no Home Assistant.

cloud

Ele imita o aplicativo Alexa podendo ser utilizado para inúmeras funções.

flex

Para esse tutorial é necessário ter o HACS instalado! Instala ele e depois volta aqui!

Antes de tudo vá até sua conta da Amazon no site amazon.com.br e ative a Verificação de duas etapas, fica na parte Acesso e segurança, sem essa opção ativada não será possível fazer a instalação do componente.

Com o HACS instalado vamos nele e clique em Integrações.

Clique em “+ EXPLORE & ADD REPOSITORIES” no canto direito embaixo e busque por Alexa Media Player na barra de busca.

Instale o componente clicando em “Install This Repository in HACS”.

Confirme a versão do componente.

Vai pedir para reiniciar o Home Assistant, reinicie!

4

Com o componente instalado e o Home Assistant reiniciado, vá até configurações e depois Integrações.

Clique no “+ Adicionar Integração” no canto direito embaixo e clique no Alexa Media Player.

Coloque seu e-mail e senha da sua conta da Amazon.

Se a opção "Use Login Proxy method (2FA not required) estiver marcada, desmarque a opção e clique em Enviar.

222

Agora preencha o Captcha e clique em Enviar.

Se ativou a Verificação em Duas Etapas no site da Amazon irá receber um e-mail ou um SMS com o código. Coloque o código e pronto!

Pronto, já vai estar instalado o Alexa Media Player e vai aparecer o Alexa Media Player na tela de plataformas integradas.

Para aparecer no Home Assistant o sensor de temperatura, caso seu dispositivo Echo tenha, vá em Configure no cartão do Alexa Media Player.

1

E marque Include devices connected via Echo, clique em Enviar.

2

Agora o sensor de temperatura da Echo vai aparecer.

O Hub Zigbee das Echo NÃO tem suporte no Home Assistant, então dispositivos conectados as Echo por zigbee NÃO irão aparecer no Home Assistant.

Retautenticação:

Um detalhe, de X em X tempo a Amazon pede reautenticação! Então vai receber uma notificação!

4

Vá até Configurações, Integrações e clique em Reconfigurar.

'

Preencha com o código que vai receber no seu e-mail ou por SMS e clique em Enviar.

Captura de tela 2021-10-03 163909

Pronto, autenticado!

Captura de tela 2021-10-03 170018

É isso, um abraço!

Link oficial do componente no github caso você desejar mais detalhes:

2 Likes

Estou notando um atraso muito grande entre o acionamento da entidade e a Alexa chamar a rotina. Alguém sabe me dizer o que pode ser?

PS.: Já tinha configurado antes e funcionava instantâneo, mas tive problemas com o hardware e perdi toda a configuração do Home Assistant.

Nunca vi esse tipo de problema, refaz a instalação do componente, pode ser algum bug.

Sobre perder tudo, instala o Backups automáticos para o Google Drive que resolve esse problema!

Nossa Backup automático. Obrigada pela sugestão… Eram minhas primeiras configurações e tinha passado o fim de semana quebrando a cabeça… Depois de uma queda de energia, aconteceu o problema. Muito grata.

1 Like

Agora é esta situação que esta no meu Log:

Logger: alexapy.helpers
Source: /usr/local/lib/python3.8/site-packages/alexapy/helpers.py:194
First occurred: 19:34:15 (1 occurrences)
Last logged: 19:34:15

alexaapi.run_routine((<alexapy.alexaapi.AlexaAPI object at 0x7f0599e277f0>, ‘Campainha’), {‘queue_delay’: 1.5}): An error occured accessing AlexaAPI: An exception of type TypeError occurred. Arguments: ("‘NoneType’ object is not iterable",)

Então parou de funcionar depois que reinstalei a Integração.

Não sei o que pode ser, retira a integração, reinicia o HA e reinstala a integração. Eu já tive problemas com o Alexa Media Player tbm, mas esse não.

1 Like

Resolvi instalando uma versão antiga da integração, configurando tudo e só depois atualizei para a mais recente. Lendo sobre as atualizações a fim de descobrir porque não funcionava, descobri que a atualização acrescentou um delay a ser ajustado em opções na integração. Aparentemente tem um bug neste delay que por padrão é 1.5 segundos, mas que na realidade está dando 15 segundos. Ajustei para 0.1 e agora funcionou. Obrigada pela sua atenção e ajuda.

2 Likes

Que bom que conseguiu resolver e obrigado pelo feedback pq pode ajudar muitos se tiverem o mesmo problema! :heart:

1 Like

Obrigado, funcionou muito bem aqui, parabéns.

1 Like

Pessoal alguem sabe como mandar um audio para echo dot ?
Elas aparecem como media player, porem qnd tento enviar um musica, youtube music, ou spotify para tocar nela nao rola, e a alexa fala um audio em ingles de erro.
Com o google home funciona certinho.

A alexa para notificar funciona perfeitamente, basta enviar uma mensagem que ela reproduz.

Estou fazendo o processo todo, porém na hora de receber o código no e-mail ou SMS. Não ocorre, então não consigo prosseguir.

Carlos, conseguiu? Estou tendo o mesmo erro!

A autenticação em duas etapas está ativada?

Eu consegui fazer mas com a autenticação em 2 etapas desabilitada.
Com 2 etapas habilitadas não vinculava de forma alguma.

Fiz tudo certinho, reniciei o HA, fiz todos procedimento passo a passo, porém quando vou adicionar o Alexa Media Player no HA ele simplismente fica dando “loading” na integração infinitamente e não sai disso…

Tive problema, removi pra reinstalar. Agora não me envia o códito de ativação. Fiz os procedimentos acima, sem sucesso. Alguém que estava com esse problema de ativação, conseguiu?
Estranho que estava funcionando, agora pensando… Ontem tentei fazer o tutorial do Alexa Action, ate consegui ativar a Skill mas não funcionou. Será que tem alguma ligação??

Pelo que entendi na documentação, para conseguir agora integrar teria que fazer esse procedimento abaixo:

Cookie import

Requires >= 3.1.0

Warning: Cookie method will not allow an oauth token which could result in frequent reauths.

1. Find a tool to export cookies from your browser in a cookies.txt.
  1. Login to your Alexa webapp domain. US.
  2. Export your cookies.txt. It will look like this:
# HTTP Cookie File for amazon.com by Genuinous @genuinous.
# To download cookies for this tab click here, or download all cookies.
# Usage Examples:
#   1) wget -x --load-cookies cookies.txt "https://alexa.amazon.com/spa/index.html#cards"
#   2) curl --cookie cookies.txt "https://alexa.amazon.com/spa/index.html#cards"
#   3) aria2c --load-cookies cookies.txt "https://alexa.amazon.com/spa/index.html#cards"
#
alexa.amazon.com	FALSE	/spa	FALSE	253402300799	DISPLAY_DEPRECATION_BANNER_STATUS	false
...
  1. Copy and paste the raw text (i.e. not the commented out lines) from the cookies.txt into the Cookies.txt Data field during Integration setup.

Alternatively, you can copy the cookies.txt to /config/.storage/alexa_media.{account}.txt before adding the component.

Pessoal ainda estou com problema para ativar novamente o Alexa Média Player. Mesmo refazendo todos os passos como informado no tutorial, estou tendo esse erro abaixo:

Integração Alexa Media Player