Instalando Home Assistant em uma Tv Box - Método 1

Olá pessoal, depois de ver muitos reclamando que seus cartões SD corromperam (isso aconteceu comigo rs) ou não funcionaram mais e, com isso perderam todo o seu sistema de automação, o HA. Fui buscar alguma maneira mais segura e que fosse também mais barato que comprar um NUC.

Pesquisando muito, descobri que seria possível remover o android dessas Box Tv e colocar uma versao do ubuntu server ou uma distribuição linux desktop.

Para o primeiro teste utilizei uma tv box que estava jogada aqui, (NEXBOX A95X (processador AMLOGIC S905X) - 1GB de RAM e 8GB de ROM), como tinha pouca memória interna, optei por buscar um ubuntu server que não consumisse muito dessa memória e encontrei um que serviu e funcionou muito bem, utilizando apenas 1,2GB da memória interna.

Em uma pesquisa rápida no OLX – Brasil, vi muitas Tv Box boas para esta finalidade com preços entre R$ 80,00 a R$ 150,00. Não recomendo que usem essas MX9, MXQ, MXW, etc. Mas se não tiver outra, você pode tentar também, mas primeiro baixe o app CPU-Z e veja se o processador é Amlogic. Caso sua box seja com processador Rockchip RK3066 1,01 GHz, infelizmente sua tv box é falsa e o processo não dará certo.

Após a instalação vieram os testes:

Instalei o ubuntu server e coloquei o HA, depois coloquei meu backup (sempre façam backup) no A95X. Tudo funcionou perfeitamente, e até a reinicialização era bem mais rápida que o RASPBERRY PI 3B+, também, as Boxes tem mais memória ram, memória interna e processamento melhor e mais rápido. Também por diversas vezes, puxada da tomada para tentar corromper os arquivos, deixei rodando gráficos também, para ver se travava ou esquentava muito, mas o máximo que chegou foi a 52°C, penso que, se colocar um cooler ficaria sempre abaixo de 50°C. Mas durante duas semanas a tv box ficou normal, mesmo eu tentando forçá-la, nenhum arquivo se corrompeu ou travou a box, em velocidade, acho que ela se saiu melhor que o raspberry, já que ela não precisava acessar o SD card, pois o sistema já estava na memória interna.

Bom, após estes testes, cheguei a conclusão que dá pra utilizá-las como uma alternativa ao raspberry ou um NUC. Portanto, vou descrever o passo a passo para quem estiver interessado em usar o HA em outro hardware.

Obs1.: Prefira Tv Box, com processador AMLOGIC (s905, s905x, s905w, s912, etc);

Obs2.: Não funciona em processador ROCKCHIP RK3318 e nem em Allwinner H6, se você possui algum destes, não tente.

OBS3.: Façam por sua conta em risco, eu utilizei uma que estava parada aqui em casa antes de comprar uma pra utilizá-la como eu queria. Caso a sua tv box brick, você poderá refazer o processo para intalar o ubuntu através de um SD ou o android via PC.

Materiais necessários:

Ok, agora vamos as passos, siga-os corretamente:

1 - Abrir o BalenaEtcher e gravar a imagem do Ubuntu Server no cartão de memória;
2 - Plugar o cabo de rede;
3 - Plugar o teclado (não é necessário se for usar algum programa de acesso remoto, como o Putty - https://the.earth.li/~sgtatham/putty/latest/w32/putty.exe). É melhor por acesso remoto; Para usar o PuTTy , basta abrí-lo, digitar o IP que a tv Box pegou, colocar a porta 22 e clicar em conectar, mas esse procedimento será feito depois.
4- Boot através do cartão de memória;

  • Há duas formas de dar o boot pra iniciar pelo cartão de memória:
    A primeira é: ligue a tv box e depois insira o cartão de memoria com o ubuntu e escolha o item UPDATE/BACKUP.
    image

Depois, siga os passos da imagem, selecionando o arquivo aml_update.zip ou aml_autoscript.zip do cartão de memória:

Após isso a tv box irá reiniciar e inciar o boot através do cartão, automaticamente.

A segunda forma de dar o boot pelo cartão é:
com a tv box desligada e com o cartão inserido, usar um palito e, apertar e segurar o botão reset da tv box ( ele costuma ficar na entrada AV, é só você colocar um palito que sentirá que tem um botão no final). Após ter colocado o cartão e, segurando o palito pressionando o botão reset, coloque a fonte.
image

Escolha um dos métodos acima…

5 - O boot iniciará e entrará já no Ubuntu server;
Você poderá ver o ip que ele pegou para usar o Putty ou apenas usar o teclado, se o mesmo foi conectado antes de iniciar o cartão.

O login é : root
A senha é: 1234

Será solicitado que você altere a senha do root (não esqueça a nova senha rs) e depois que crie um usuário e senha, depois é só dar enter, enter, enter, enter e escolher a letra " Y ", para salvar as alterações. O ubuntu server irá reiniciar, e pedir login, entre como root.

6 - Pronto, o ubuntu já está iniciado através do cartão de memória, teste o que puder antes, como wifi, conexão com a internet, etc, pois os próximos passos, iremos formatar a memória interna da tv box e instalar o ubuntu;

7 - Após os testes e, já estando como root, digite o comando: ./install.sh e pressione enter;
8 - Aguarde o processo concluir a instalação, digite shutdown e aguarde a box desligar, tire o cartão e ligue-a novamente, se deu tudo certo, o ubuntu já iniciará pela memória interna. Caso inicie o android, o ubuntu não foi gravado na memória interna e neste caso, você precisa regravar o ubuntu no cartão de memória e acrescentar um arquivo no cartão. O arquivo está na pasta dtb. escolha um dos arquivos desta pasta de acordo com seu processador, copie e cole pra fora da pasta e depois renomeie para dtb.img

processadores s905 = escolher arquivos gxbb
processadores s905x e s905w= escolher arquivos gxl

9 - Ok, ubuntu já iniciado pela memória interna, vamos instalar o HA, digite o seguinte comando:

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/leisoj/HA-tv-box---brasil/master/home_assistant_tv_box.sh | bash -sv

Tv Boxes que recomendo:

  • A95X (todas as versões: F2, R1, R2, etc…)
  • N96 MINI;
  • N96 MAX;
  • TX3 MINI;

Fonte: Youtube, Sites Chineses, Indianos, Russos e Comunidade HA Portugal

Bom é isso pessoal, espero que aproveitem mais essa alternativa, qualquer dúvida poste aqui ou no grupo de Telegram, estou por lá também… Até a próxima!!!

8 Curtidas

Legal sua contribuição… Estou procurando TX box com 2gb de RAM e essa TX3 mini atenderia, mas já vi 2 anúncios dela onde o processador é amlogic s905 e outro dizendo que o processador é rk3229 córtex a7. Não sei se é erro do anúncio ou se há variação da TV box nesse quesito… Vc sabe algo a respeito? Serviria se fosse a segunda opção

As TX que tem o processador RK3229 é a TX2 se não me engano. O processo é diferente para os processadores Rockchip, por isso recomendo os processadores Amlogic, é bem mais tranquilo de instalar.

Será que rola em um Cinebox Maestro com Android?

Sei que a tv box TX9 não é recomendada, mas é a que tenho. Eu posso fazer esse método nela ou esse não vai funcionar?

Pode sim, mas antes baixe o app CPU-z pra ver se o processador é amlogic (original das TX). Pois se for Rockchip, a box pode ser falsa e não vai funcionar.

entendi, vou ver aqui. valeu!!

Essa tem 1gb de RAM e 8 de ROM e é muito mais cara que as tv box comuns, como a TX3 MINI de 2 de ram e 16 de rom.

O processador dela é um Rockchip RK3066. Será que consigo com ela?

Não, essas características são de uma tv box falsificada. Na aba DEVICE e SYSTEM, você pode até se realmente a quantidade de RAM e Memória interna batem com o que diz na tv box.

É que tenho ela parada a quase 1 ano…

Você pode tentar, mas não garanto que irá funcionar. Pois não conheço essa BOX. Vi que a memória interna dela é NAND, então, ao invés do comando ./install.sh seria: nand_sata_install
Mas repito, não sei se irá funcionar.

@Josiel bom artigo… contudo o staff da Comunidade Portuguesa de Home Assistant gostaria que fossem dados os créditos ao local onde o script foi encontrado.

É ético.
Obrigado

Na verdade eu tentei procurar um comando mais simples pro pessoal e acabei encontrando esse aí, mas parece que não está funcionando, vou ver se consigo alterar. Mas pro pessoal não ficar sem utilizar, vou deixar os comanos logo aqui, pois não consegui atualizar o tópico:

sudo apt update && sudo apt upgrade

curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo apt-key add -

sudo add-apt-repository
“deb [arch=arm64] https://download.docker.com/linux/ubuntu
$(lsb_release -cs)
stable”

sudo apt-get install docker-ce docker-ce-cli containerd.io

sudo apt install jq avahi-daemon apparmor

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/home-assistant/hassio-installer/master/hassio_install.sh > hassio_install

chmod 775 ./hassio_install

sudo ./hassio_install -m qemuarm-64

Já fiz a atualização do post. Obrigado!

Como queria muito instalar o HA na minha TV Box por não ter um raspbarry, sou teimoso e mesmo sabendo que não iria funcionar tentei instalar na minha MX9 4k falsificada e… realmente não vai, a opção udate&backup não aparece e reiniciando com um palito quando peço pra dar update pelo sd card, da falha no arquivo. Uma pena :pensive:

Pois é, as TV boxes com processador RK3066 realmente são falsas.

Olá tenho uma beelink GT1 ultimate s912, 3gb Ram e 32gb armazenamento, roda de boa com esse tuto?