Instalação em notebook/PC

Bom dia a todos.

Eu ainda estou descobrindo a infinidade de funcionalidades do HA. Neste caminho de descoberta já percebi que o usa VM não é uma solução estável.

Tenho estudado RPI 4, NUC, etc, mas minha vontade era utilizar um notebook usado que tenho para deixar dedicado.

Acreditam que eu conseguiria zerar um HD deste note e realizar a instalação como um intel NUC?

Boa tarde.

Porque acha que VM não é solução estável? Uso o HA em um mini pc com Debian 11 e funciona super de boa, nunca tive problema. Fora que usei o HA no virtual box por 1 ano e meio no meu desktop com windows e nunca tive problemas.

Pelos preços hoje não vale a pena comprar RPI 4 pro HA, vale + a pena um mini pc!

Sobre o notebook usado, é a melhor opção custo-benefício porque vc já tem ele e não vai precisar gastar com hardware! Instala o Debian 11 e usa o HA por ele, vai funcionar super bem!

Aqui ele mostra como instalar o Debian 11 e colocar o HA nele!

E tem um tutorial tbm:

Boa tarde,

@andregoncalvespires eu usava em um notebook, so deixei de usar pois o mesmo ja estava bem velho e apresentava problemas de alimentacao, o que mais me agradava era q no inicio quedas de energia ainda seguravam o HA por 1h ±
Tentei usar no raspberrypi 3B mas nao rodou legal, e agora utilizo no raspberry 4B(consumo de energia baixissimo)
Ponto negativo era q no notebook rodava em um docker e nao era suportado nativo , as veses existiam erros “estranhos” ocorrendo.

1 curtida

Bom, eu comecei usar o Home Asssitant num Raspberry 3, e inicialmente pareceu ser uma boa ideia. O problema é que minha automação cresceu, e com isso começaram a surgir os primeiros gargalos e lentidoes. Coloquei um cartão SD top, cheguei a tentar usar um SSD via USB, mas por algum motivo, o boot não funcionava direito, e a memória de 1gb do Raspberry não era suficiente. Como não tinha dinheiro para investir no 4, e também o NUC está um absurdo de caro, resolvi instalar numa VM em meu notebook próprio mesmo. E foi a melhor coisa que já fiz. A desvantagem é que eu preciso deixá-lo ligado o tempo todo (não que isso seja um problema), mas morando no Rio de Janeiro, não penso em sair com ele de casa mesmo rss

Estou com esse setup rodando uns 3 meses, sem nenhum problema ou travamento. Recomendo fortemente quem for se aventurar, começar primeiro numa VM, e só depois comprar um hardware dedicado.

Não recomendo Raspberry.

1 curtida

O único problema é o gasto de energia com o notebook ligado direto.
Mas eu penso que a melhor opção é essa que usou…
Logo quando iniciei com o HA rodava o meu da mesma forma que você. Só não deixava direto 24hrs ligado o note pq ainda estava estudando a plataforma…

Subiu muito sua energia?

Eu uso em um note e não percebi muita diferença no consumo. Porém eu tenho um sonoff ligado ao carregador, que quando a bateria do note chega a 95% ele desliga, e só volta a religar quando a bateria cai para 15%.
Então acaba não ficando ligado o tempo todo.

A grande vantagem que eu tive em usar o note, foi não ter que investir em mais um hardware e também que se acaba a luz eu não tenho uma queda brusca no sistema, ele ainda se mantém ligado por algum tempo e desliga sozinho ao chegar em 5% de bateria.

1 curtida

O gasto é o minimo possivel, vc nao vai sentir nenhuma diferença. Se fosse um desktop, ai sim, vc poderia observar uma diferença de gastos.

Sugiro assistir a esse video do Manual do Mundo, onde ele explica melhor os eletronicos e eletrodomesticos que gastam mais energia, é muito legal as explicações. Nao precisa comprar ou construir nenhum aparelho que ele demonstra no video, mas ele usa como comparativo carregadores de celular, desktops, e notebook, que é nosso caso, rs

1 curtida

Eu pensava que o gosto seria uma coisa absurda…
Vou migrar da rasp 3 para um notebook que tenho aqui core 2 duo 8gb de ram…