[Iniciante] Enviar notification após x minutos em estado 'open'

Olá, estou iniciando no processo de automação. Trabalho como front end designer mas minha noção de lógica de programação é bem básica.
Já estou uma semana estudando as possilidades com o HA, ja sei fazer automações básicas e arriscando também com o Node-Red. Tudo que fiz até agora (mensagens via telegram, acender luzes, detectar movimento executa uma ação, etc…) está funcionando bem.
Mas agora estou tentando arriscar um pouco mais, estou tentando o seguinte - uso um sensor de porta na minha geladeira e preciso criar uma condição de que após 1 minuto não for detectado o estado ‘off’ disparar uma “notify”. Eis meu código:

  • id: ‘1611852273428’
    alias: Porta da geladeira continua aberta
    description: Porta da geladeira aberta por x minutos
    trigger:
    • platform: state
      entity_id: binary_sensor.sonoff_a44000228a
      condition:
    • condition: state
      entity_id: binary_sensor.sonoff_a44000228a
      state: ‘on’
    • condition: and
      conditions:
      • condition: numeric_state
        entity_id: binary_sensor.sonoff_a44000228a
        above: ‘1’
        action:
    • service: notify.telegram
      data:
      message: A porta da geladeira continua aberta
      mode: single

O Telegram recebe a mensagem via botfather mas é na mesma hora, desconsiderando o tempo de espera.
Alguém poderia dar uma luz?

Apesar de não entender muito em a lógica, acho que resolvi, consegui.

- id: ''
  alias: 'Porta aberta '
  description: O telegram envia mensagem após 1 minuto caso a porta da geladeira não
    esteja fechada
  trigger:
  - platform: state
    entity_id: binary_sensor.sonoff_a44000228a
    from: 'off'
    to: 'on'
    for: 0:01:00
  action:
  - service: notify.telegram
    data:
      message: A porta da geladeira continua aberta
  - service: homeassistant.turn_on
    entity_id: switch.sonoff_1000f80dc6
  mode: single
1 curtida