Informação de CONSUMO MENSAL no Sonoff POW R2

Olá Pessoal. Possuo um sonoff pow no home assistant, e está me atendendo em partes. Consigo saber o consumo, tensão e corrente, tudo certinho, conforme abaixo:
Capturar

O que estou querendo agora é saber o consumo em KWh diário e do MÊS, para que a partir do consumo mensal, eu possa saber o custo.

No meu sensors.yaml, utilizo o código abaixo para pegar o consumo diário:

   consumo_dia_kwh:
    friendly_name: Consumo DIA 
    unit_of_measurement: kWh
    value_template: "{{ state_attr('switch.sonoff_1000fe1f6c', 'consumption').0 }}"

Não sei se está 100%, mas bate com o valor do app da ewelink:
Capturar

E esse é o código que uso para o MÊs, entretanto, nao eh o mês corrente, e sim os últimos 30 dias… então como hj eh dia 27, ele pega 27 dias desse mÊs + 3 do mês passado. Não é assim que quero.

  consumo_mes_kwh:
    friendly_name: Consumo MÊS # marcação do consumo diário do SONOFF POW R2 >> é necessário "call service" sonoff:update_consumption, em Developer Tools\Services para update. Usar automation
    unit_of_measurement: kWh
    value_template: "{% set p=state_attr('switch.sonoff_1000fe1f6c', 'consumption') %}{{ p[:30]|sum if p }}"

me indicaram a criar esse código no configuration.yaml, para que possa pegar somente o mÊs fechado, mas mesmo assim nao funciona: estou apontando pra entidade de DIA, nao sei se está correto

utility_meter:
  consumo_mensal_utility_meter:
    source: sensor.consumo_dia_kwh
    cycle: monthly

E abaixo, concluindo, esse é o cálculo que utilizo para o valor mensal… até calcula…mas não bate certo não … (estou considerando 0.63 o valor do kwh)

  custo_energia_mes_simples: 
    friendly_name: Custo Mensal 2 - valor no codigo
    value_template: "{{ (states('sensor.consumo_mensal_utility_meter') | float * 0.63) | round(2) }}"
    unit_of_measurement: 'R$'

No momento, o mês está mostrando R$2.65 … no qual deveria ser R$20,66 …

Alguem tem algo similar e sabe onde estou errando? Obrigado e desculpe pelo post tão grande

O negocio é um pouquinho mais complicado. O que eu faço é não depender muito do que o sonoff “acumula” mas pegar o instantaneo e integrar.

sensor:
  - platform: mqtt
    name: Pow Power
    unit_of_measurement: W
    state_topic: "home/pow/tele/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Power"] }}'

  - platform: integration
    source: sensor.pow_power
    name: consumo_int
    round: 2
    unit_prefix: k

  - platform: template
    sensors:
      consumo_ultima_hora:
        unit_of_measurement: 'kwh'
        value_template: "{{ state_attr('sensor.consumo_horario', 'last_period') }}"
      consumo_ontem:
        unit_of_measurement: 'kwh'
        value_template: "{{ state_attr('sensor.consumo_diario', 'last_period') }}"
      consumo_mes_passado:
        unit_of_measurement: 'kwh'
        value_template: "{{ state_attr('sensor.consumo_mensal', 'last_period') }}"


utility_meter:
  consumo_mensal:
    source: sensor.consumo_int
    cycle: monthly
  consumo_diario:
    source: sensor.consumo_int
    cycle: daily
  consumo_horario:
    source: sensor.consumo_int
    cycle: hourly
1 curtida

Boa noite meus amigos, aproveitando a carona, tenho um sonoff deste modelo https://pt.aliexpress.com/i/4000663445724.html
Uso ele para monitorar minha geração de energia solar, ele esta vinculado a conta ewelink , que por sua vez está integrado ao home assistant com plugin ewelink, consigo ver os dados de voltagem , amperagem e potência (W), mas gostaria de saber se é possível obter o pico de consumo(geração) do dia, além do consumo por horário diário e mensal .

Crie uma entidade auxiliar do tipo “Integração - Sensor de soma de Riemann”. É simples, basta ir em configurações, dispositivos e serviços, escolha a aba entidades ajudantes, clique no botão “+ - criar ajudante” e escolha Integração - Sensor de soma de Riemann. Só preencher…

image