HoyMiles Solar Data Gateway Add-on

b_c_logo_133_1 (1)

Pessoal, eu criei este add-on que lê os dados enviados pelos microinversores solares Hoymiles para o servidor deles. Os dados são disponibilizados com dispositivos via MQTT.

Quem tiver o mesmo equipamento e quiser testar e/ou ajudar no desenvolvimento, segue o link do GITHUB:

Primeiro temos que adicionar o repositório da HoyMiles pro Home Assistant!

Clique em Configurações, vá em Add-on, backups e supervisor.

Após em Loja de Add-ons no canto direito embaixo.

No menu no canto direito a cima e clique em Repositórios.

Adicione o endereço do repositório: https://github.com/dmslabsbr/hoymiles
E clique em Adicionar.

1

Vai ser adicionado o repositório.
Vai perceber que foi adicionado o HoyMiles Solar Data Gateway Add-on na sua Loja de Add-ons e clique nele.

2

Agora clique em Instalar para instalar o add-on.

Com ele instalado clique em Ajustes.

Preencha com os dados da sua conta da HoyMiles e do MQTT.

Em HOYMILES_USER, HOYMILES_PASSWORD e HOYMILES_PLANT_ID você precisa inserir seus dados de login na Nuvem S-Miles.
Em MQTT_HOST, MQTT_USER e MQTT_PASS campos que você precisa para inserir os dados de acesso ao servidor MQTT.
Clique em Salvar.

Com tudo configurado é só clicar em Iniciar.

Agora você pode usar seus dados do Hoymiles no seu Home Assistant.

É isso, um abraço.

3 curtidas

muito obrigado @dmsgyn ! Estou construindo minha casa e minha idéia é ter fotovoltaico com inversor da HoyMiles. Isso cai como uma luva pra mim :slight_smile:

valeu!!!

1 curtida

@dmsgyn tem um sistema hoymilles e estou querendo configurar em meu HA. Não estou conseguindo instalar os componentes (paho-mqtt e requests) via pip3. Sabe se existe algum repositório com esses componentes ou outra forma de instalar?
Até instalei o repositório hoymiles e e addon foi instalado, mas não inicia, imagino que porque está sem esses pré-requisitos.

Para usar o add-on no homeassistant, vc não precisa instalar estas libs. É só adicionar o add-on e configurar.

Tente seguir este documento - hoymiles/DOCS.md at master · dmslabsbr/hoymiles · GitHub

Cara… já tinha escrito um texto enorme do debug que estava fazendo, até perceber que o problema é o ID da planta. Acho que vale colocar na documentação uma forma de achar o ID. Só depois de muito procurar, vi que estava na cara (fica na URL) e eu estava tentando com o Plant Name, por isso não foi. Agora consegui carregar e já aparece no HA…

Obrigado.

Agora vou começar a testar e vou te atualizando aqui do andamento.

Abs.

Fala ae @dmsgyn, tudo beleza. Está em seu roadmap a coleta de dados dos micro inversores e respectivos paineis?
Gostaria de ter algumas informações dos paineis na dashboard: “ÏD”, “Status”, “Temperatura”, “Potencia” e “Último updade”.
Se não tiver previsto isso, e precisar de ajuda, talvez eu consiga ajudar a fazer esse upgrade.

O ID da planta dá para pegar fácil sem problemas. O duro é a falta de tempo para aprimorar o app.

Até pensei em colocar algumas informações a mais. Mas não sei quando poderei fazer isto. A temperatura é uma boa ideia.
Também pensei em pegar direto do DTU, ou melhor, o DTU mandar direto para o Homeassistant. Mas achei mais fácil pegar do próprio site do Hoymiles.
Fique a vontade para mandar seu código. Contribuições são bem vindas. Faz a solicitação do atualização pelo github, que testo e se estiver tudo certo coloco no código principal.

Seria bom se funcionasse com o canadian solar! :disappointed:

Vocês sabem se todos os microinversores da Hoymiles são compatíveis com HA? Obrigado

Pelo que sei, nenhum é. Mas com este add-on que fiz, provavelmente todos que usam o site deles será.

Olá @dmsgyn, me tira uma dúvida por gentileza… Meu HA precisa estar na mesma rede dos micro inversores? para eu pegar os dados?
Minha usina não fica na minha casa (moro em AP) fica em um terreno, em outro local, onde tenho uma DTU configurada e funcionando.

Fiz a configuração da integração, e quando eu visualizo o modo web, os dados do s-miles clound estão todos lá em tempo real, mas nas variáveis do HA que são do tipo mqtt, não funciona, apesar de colocar os dados do meu broker (do próprio HA).

Então, o MQTT é para assinar os dados direto do site da hoymiles ou é para enviar os dados para o HA?

Tutorial atualizado, agora com imagens!

Os dados são baixados do cloud da empresa. O DTU não importa onde está.

Era para funcionar sem problemas, tem que ver o log para ver se está com algum erro.

Instalei aqui, configurei e as entidades estão aparecendo, mas estou um pouco perdido.

Lá no painel de energia no Home Assistant, em “Rede elétrica” e “Painéis solares” devo selecionar qual entidade?

Seria bom se alguém compartilhasse prints de como ficou a organização aí na interface, pra tomar um rumo aqui rsrs

E vlw pela criação do addon dmsgyn!

De uma olhada no GitHub - dmslabsbr/hoymiles: Hoymiles ADD-ON for Home Assistant . Tem várias informações por lá.

Alguem que usa essa integração pode me dizer se está funcionando normal? Aqui não está conectando, ficou assim hj, mesmo antes de atualizar hj estava assim, fiz as atualizações mais continua da mesma forma. Alguém mais está com problema?

Antes tarde do que nunca… respondendo o colega acima e a quem interessar, está funcionando sim! Não é algo estável, as vezes desconecta e demora um pouco a voltar a coletar as infos (ainda mais se vc vive testando coisas e reiniciando o H.A). Mas de qualquer forma, tá tranquilo de usar!

E se servir de inspiração pra alguém integrar essas infos no painel, vou deixar como ficou o meu. Se possível, coloquem o de vcs abaixo, pra trocarmos ideias!

Ainda pretendo comprar mais algumas coisas pra coletar o consumo de energia, então por enquanto está assim essa parte:

Sobre o nome dos sensores, renomeei os principais e ficou assim (pode ter algum erro, mas serve rsrs)

Bom dia! Sou novato em Home Assistant, quanto a essas variáveis MQTT_HOST, MQTT_USER e MQTT_PASS eu posso utilizar as padrões do sistema ou preciso alterá-las? Pergunto pq quando vou iniciar o Add-on ele tem apresentado um erro.

Qual erro? vc pode usar o padrão do sistema mesmo.