Home Assistant no Orange PI 1gb

O valor do Orange PI de 1 gb de memória está metade do valor de um Raspberry PI 3B.

Minha dúvida é se o Orange PI de 1gb comporta bem o Home Assistant , alguém tem essa instalação para compartilhar aqui o custo / benefício ? Obrigado

Se tem só 1gb de ram não recomendo, o próprio site oficial do HA recomenda rasp 4 que o + fraco tem 2gb. Nem o rasp 3 recomendam +, só falam que é possível usar.
Se tem dúvidas é só conversar com os colegas que usam em rasp 3 no grupo do telegram e vai ver as dificuldades que eles tem, imagine esse com só 1gb…

1 curtida

Opa! posso compartilhar um pouco da minha experiência.
Usei minha primeira instalação do HA (hassio) em um Raspberry Pi 3B+ com 1GB de RAM.

Com alguns dispositivos configurados e rodando Grafana e Influxdb para monitoramento dos meus Raspberrys ele batia facilmente 80% de uso da mem RAM. Talvez para fazer testes valha, mas pra uso real, 1GB acho pouco.

Hoje estou usando um Home Assistant Blue, baseado no ODROID-N2+ que vem com 4GB RAM.

1 curtida

@dkk Obrigado pelo comentário. Vou optar por pelo RP 4 vejo ser a melhor opção por enquanto considerando custo.

1 curtida

Então, não vale + a pena comprar um raspberry, se olhar os preços no aliexpress só o raspberry estão pedindo uma fortuna, fora que ainda vai ter que comprar um SSD e uma case boa pra mante-lo frio!

Olha ai os preços!

Hoje vale + a pena comprar mini pc! Tem vários mini pcs + baratos e com hardware muito superior ao Raspberry 4! Já vem com SSD e tudo +!

Aqui abaixo mostro o meu, paguei por ele 919, hoje com blackfriday com cupom consegue ele por uns 865~880!

Olha a diferença em performance do meu mini pc com o raspberry 4:

Da uma olhada no mini-review que fiz dele:

Esquece Raspberry Pi pro HA hoje!

2 curtidas

Ah sim, se já tem um hardware encostado, com certeza vale a pena aproveitar e explorar o potencial.

Claro se é um projeto novo, vai ter um custo com equipamento, vantagem no RPi eu vejo somente o baixo consumo de energia.

Um hadware com excelente custo benefício para o HA é a TV Box Tanix TX3.
Vale a pena a de 4GB de RAM e 64GB de eMMC.
Eu fiz um tutorial para instalação, veja em:

2 curtidas

Vejam a comparação entre o Amlogic S905X2, da Tanix, e o Broadcom BCM2711, do Raspberry 4:

Apesar de não ter suporte oficial, tem um custo benefício muito bom, principalmente para que está começando com HA.
O core Cortex-A53 é o mesmo do Raspberry 3, porém o RP3 tem frequência máxima de 1,2 GHz enquanto que o Amlogic S905X2 tem 1,8 GHz.

2 curtidas

@ercb200 o Orange Pi não é um hardware recomendado/suportado… mas meu home assistant roda num Orange Pi Zero H3 (512Mb de memória), já há uns 2 anos. Tem me atendido muito bem. Gosto do fato de ter um consumo extremamente baixo. Tenho 1 camera MJPEG e um stick Zigbee, que também funcionam bem.

1 curtida

O que tem de errado nesse aqui para o valor estar tão baixo?

Isso é golpe… olha a loja, não tem nenhuma venda nela e não tem recomendações nenhuma com nenhuma avaliação…

Como vc fez a instalação no Orange Pi?

1 curtida

Rodo num Rasp B3 1gb RAM ha mais de ano e nunca tive bronca, nem sobrecarga. 3 luzes, 2 nodemcu e 2 sonoff um th e um pow2

@Prates, ganhei um Orange Pi 3 lts, e como não tenho nenhuma utilizade pra ele por enquanto, pretendo colocar um HA + nodered para uso básico. Por favor, poderia compartilhar a imagem de seu Orange zero (Se a imagem for compativel com o modelo PI 3 lts), ou, enviar o procedimento para instalação do Ha em meu Orange ? Obrigado !

Boa tarde! Sou novo nesse mundo de HA.
Desculpa a ignorância, mas quando vc fala de Tanix, se refere à TV box?
Comprei uma Tx3 mini, já verifiquei que o processador é, de fato, original, mas não possui botão de reset para iniciar a instalação do Linux. Abri a TV box e, apesar de haver um buraco para o suposto botão de reset, a placa não tem nenhum botão.
Tem alguma dica para realizar o processo de instalação do SO e demais programas sem a necessidade de resetar a TV box usando esse botão?
Muito obrigado.

Boa noite!
Eu não tenho experiência com a Tx3 mini, somente com a Tx3, lamento não poder ajudar.

Bom dia. Eu tenho a Tanix Tx 3 Max e a placa ate onde sei é idêntica a mini, só muda o fato a minha ter Bluetooth. O reset dela é justamente um furo na parte inferior. Algumas box de outros fabricantes quase sempre coloca esse botão dentro do conector de saída Analógica. Pode até ver se não é o mesmo com essa placa.

Buscando ajuda aqui. Tenho um opi 4 lts que trouxe só pra rodar o HÁ. Mas não consigonpor nada fazer o boot pelo sd com Linux. Tentei todas as versões disponíveis e em diferentes SDs. Alguma dica ?