Home Assistant e Diabetes: automações para ajudar no dia a dia

Pessoal,

estou compartilhando as automações que criei aqui em casa, para ajudar nos cuidados de diabetes da minha filha (8 anos), principalmente relacionados a alarmes de hipoglicemia e hiperglicemias e avisos relacionados ao controle do diabetes na escola. Não é nada muito elaborado, mas acredito que pode ser útil para quem quer desenvolver as potencialidades do home assistant, para dar segurança para os pais e autonomia para os filhos nos cuidados com sua saúde.

Segue o vídeo do canal AutoMarcio, que foi o responsável por desenvolver a integração do Nightscout que permitiu e inspirou essas automações:

Para essas automações eu usei, principalmente o pallet " telegrambot", conforme o tutorial:

E para medir a glicemia, uso a integração do Nightscout, criada pelo Márcio, disponível no HomeAssistant em Configurações > Integrações.

Seguem as automações:

1 - Alertas de Hipo e Hiperglicemias noturnos

obs.: esses nós do telegram enviam mensagem para o meu celular.

2 - Na Escola

Essa automação manda mensagem para o celular da minha filha, para avisar ela na escola da glicemia dela, para que ela tome providencias para correção sem que eu precise intervir (ligando para ela ou para alguém na escola).

3 - Informar contagem de carboidratos do lanche

Com essa automação, eu mando um comando para o bot do telegram (/cho) informando o carboidrato do lanche e a minha filha pode consultar no celular dela com outro comando (/lanche)

image

Em functions:

var str = msg.payload;
var parts = str.split(" ");
msg.payload = {
Comando: parts[0],
Carbos: parseInt(parts[1]),
}
return msg;

No segundo Functions:

msg.payload = “Seu lanche de hoje tem " + msg.payload + " gramas de carboidratos.”
return msg

4 - Alerta da Basal

Pergunta todo dia às 18h, se ela já tomou a insulina basal:

Cada dia, vamos fazendo ajustes e aprimorando as automações. Toda sugestão será muito bem vinda. Espero que ajude e de ideias para quem precisa.

Um grande abraço à comunidade que tem contribuído de diversas formas!

7 curtidas

Sensacional!!!
:clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2: