Home Assistant Core 0.115 - Mudanças na integração com o Ewelink (Sonoff)! Saiba o que fazer!

Acredito que todos já tenham percebido que houve uma atualização no Core do Home Assistant, hoje estamos com a atualização 0.115 e com ela veio novidades. Veio algumas alterações nas integrações com dispositivos Ewelink (Sonoff), abaixo vou ajudar a adicionar os dispositivos novamente ao Home Assistant.

4112ef66-9043-4513-916c-374ca5153255

Se você é novo no Home Assistant e está querendo fazer a integração do Ewelink (Sonoff) primeiro deve instalar o HACS e depois volta aqui!

Existem 2 tipos de integração de dispositivos Ewelink com o Home Assistant, a integração feita pelo Peter Buga e a integração feita pelo AlexxIT. Hoje a integração feita pelo Peter Buga, que é a integração que o Patrick do canal Patte Tech ensina no seu vídeo, não está mais funcionando.

Então vou mostrar como alterar a integração.

Primeiro você precisa ir até a sua pasta “custom_components” e apagar as duas pastas da integração, as pastas “sonoff” e sonoff-debug".

Agora vá até o github do AlexxIT pelo link abaixo e baixe os arquivos da integração dele via HACS.

Clique em Code e depois em Download Zip.

Com o arquivo baixado, descompacte e dentro da pasta “custom_components” vai haver uma pasta “sonoff”.

Copie e cole dentro da sua pasta “custom_components”.

Agora vamos para a configuração no seu Home Assistant!
Vá no HACS e depois em Integrations!

Clique no menu e depois em Custom repositories!

Em “Add custom repository URL” você vai escrever “AlexxIT/SonoffLAN”, em “category” escolha a opção “Integration” e clique em “ADD”. Vai aparecer o Sonoff LAN como o meu.

Lembrando que no configuration.yaml deve ficar assim:

sonoff:
   username: seuemail@seuemail.com
   password: suasenha

Pessoal uma dica: você pode usar ao mesmo tempo os dispositivos no app da Ewelink e no Home Assistant, mas se usar a mesma conta pode ter problemas, já aconteceu de pessoas terem os dispositivos banidos. Então crie um outra conta no app do Ewelink e compartilhe os dispositivos da sua conta para essa outra conta, é ela que vc vai colocar no Home Assistant.

Agora é só reiniciar o Home Assistant e pronto!

Espero ter ajudado.

3 Likes

Excelente! Parabéns pela iniciativa!

1 Like

A primeira coisa que vem na minha cabeça é te agradecer, por você usar seu conhecimento e principalmente compartilhá-lo. Más no meu caso assim que aconteceu a PERDA dos meus SonOff com esta atualização eu fiquei muito Triste. E recorri ao Backup no Google Drive e tudo voltou ao normal. A minha pergunta é… com um profundo agradecimento e… ao mesmo tempo… … Tem como voltar a usar os SonOff na Versão atual do Home Assistant sem ter que instalar o HACKS?

Então, hoje mantendo o firmware original só utilizando o HACS, que eu saiba. Você tem algum problema com o HACS? Oq está acontecendo pra não conseguir integrar o Ewelink novamente por esse tutorial?

Eu não tenho o Hacks instalado, agora estou vendo que vou ter que utilizá-lo ou ficar por enquanto na versão anterior. Muito obrigado pela atenção!

1 Like