HASS.Agent - Tenha os sensores e controle seu PC, controle dispositivos ou automações do HA no PC, veja notificações do HA no PC e tenha seu PC como media player!

O HASS.Agent é um programa para Windows que tem várias funcionalidades, segue a lista:

• Notificações: receba notificações, mostre-as usando pop-ups do Windows e, opcionalmente, anexe imagens.

• Ações: você pode controlar as entidades do Home Assistant por um atalho no teclado do seu PC como ligar uma luz, executar um script ou automação do “automations”.

• Comandos: controle seu PC (ou outro dispositivo baseado em Windows) através do Home Assistant usando comandos personalizados ou integrados, como reiniciar, desligar ou hibernação.

• Sensores: envie os sensores do seu PC para o Home Assistant para monitorar seu sistema como uso de webcam, volume do SSD/HD e contadores de desempenho.

Todas as entidades são adquiridas do seu Home Assistant.
Comandos e sensores são adicionados automaticamente no seu Home Assistant pelo MQTT, é necessário ter instalado o MQTT no Home Assistant para isso.

Não tem ainda o MQTT? Clique aqui!

Github do programa: https://github.com/LAB02-Research/HASS.Agent/

Bora pro tutorial!

Edit: Agora o HASS.Agent tem tradução para Português do Brasil! Ela foi feita por mim, espero que gostem!

Antes de tudo baixe o programa no seu Windows.

logo_128

Download aqui: https://github.com/LAB02-Research/HASS.Agent/releases/latest/download/HASS.Agent.Installer.exe

Com ele baixado, clique 2x e vamos configurar.

1

Selecione o idioma para Português do Brasil!

Marque em aceitar os termos e clique em Install para instalar.

Clique em Next.

Clique em “yes, enable launch-on-login” para que o programa abra junto com o Windows.

Pronto, agora ele vai ser aberto junto com o Windows, clique em Next.

Essa tela são as opções de notificações, deixe tudo como está e clique em Next.

Clique em Next.

Nessa tela você vai precisar preencher com o endereço do acesso externo ao seu Home Assistant e um token, vou mostrar como criar o token.

Vá no seu Perfil no Home Assistant e desça até achar a parte de criar Tokens de longa duração.

Achando a parte de criar Tokens de longa duração clique em Criar Token.

Coloque um nome e clique em Ok.

11

Vai ser criado um Token, copie ele e cole lá no HASS.Agent

12

Com o endereço do seu acesso externo preenchido e o token clique em “test connection” para testar o acesso ao seu Home Assistant.

Se estiver tudo certo vai ter essa tela mostrando que está OK. Clique em Next.

14

Nessa tela vamos configurar com as informações do MQTT.
Coloque o ip do seu Home Asssistant: 192.168.1.xxx
Coloque o usuário e senha do seu MQTT do Home Assistant.
Clique em Next.

Clique em Next.

Clique em Next.

Pronto, já está instalado, clique em Finish.

Com o programa instalado repare que em notification api, home assistant api e mqtt estão com um “ok” verde ao lado, se em algum deles não estiver vá em configuration e faça novamente a configuração.

Agora vamos criar atalhos para ações do Home Assistant usando o teclado do PC. Clique em quick actions.

Vá em add new.

Aqui podemos escolher ações para serem feitas quando apertamos algum botão do teclado.

Em domain temos os domínios que podemos chamar no Home Assistant, temos como opções:

Automations: podemos executar alguma automação do “automations” do Home Assistant.
Script: podemos executar algum script já configurado no Home Assistant.
InputBoolean: podemos ligar, desligar ou toogle (alternar) algum input_boolean do Home Assistant.
Scene: podemos chamar uma cena criada no Home Assistant.
Switch: podemos ligar, desligar ou toogle (alternar) algum switch do Home Assistant.
Light: podemos ligar, desligar ou toogle (alternar) alguma lâmpada / fita LED do Home Assistant.

Em entity vamos selecionar alguma entidade do domínio que escolhemos.

Em action você vai escolher a ação a ser executada, pode ser ligar, desligar ou toogle (alternar).

Em hotkey combination você vai apertar no seu teclado qual botão vai ser usado para executar aquela ação no Home Assistant.

Para confirmar alguma configuração é só clicar em store quick action.

Como exemplo eu selecionei um Switch que é a luz do meu quarto, coloquei em Toogle para ligar ou desligar quando apertado o botão. Como botão escolhi o botão 1 do teclado numérico do meu teclado.

Para confirmar é só clicar em store quick action.

Pronto, criamos um atalho para uma ação no Home Assistant.
Pode perceber que agora em quick actions estão com um “OK” verde.

Vamos para a opção de sensores, clique em local sensors.

Clique em add new.

Em type você pode selecionar quais sensores vão aparecer no seu MQTT no Home Assistant, selecione um por um e clique em store sensor.

Temos várias opções de sensores como quantidade de memória usada, qual janela está ativa no PC ou temperatura do processador.

Após ter selecionado quais sensores do seu PC quer adicionar ao Home Assistant clque em store anda activate sensors (se apresentar algum erro faça com um sensor de cada vez).

Em sensors agora está com um “OK” verde.
Vamos para as opções de comandos que você pode dar para o seu PC pelo Home Assistant, clique em commands.

Clique em add new.

Em type tem a lista de comandos que é possível dar para o seu PC usando o Home Assistant. Para adicionar clique em store command.

Aqui temos a lista, podemos desligar, reiniciar ou colocar em modo de hibernação o PC.

Após ter selecionado é só clicar em store and activite commands.

Agora todas as opções estão com “OK” ver e é só clicar em hide para minimizar o programa.

Fica assim no Home Asssitant na integração com MQTT.

Pronto, já tem os sensores do seu PC no Home Assistant.
Os próximos passos são opcionais!

HASS.Agent Notifier

Agora vamos para as notificações!
Para isso vamos baixar um componente no HACS.

No HACS vá em Integrações.

Clique em “+ Explorar e baixar repositório” no canto direito inferior e procure hass.agent.
Ache o HASS.Agent Notifier

Clique em “Baixar esse repositório com HACS”.

Clique em Baixar.

Reinicie o Home Assistant.

40

Com ele reiniciado vá no configuration.yaml, nele vamos criar um notify para as notificações serem enviadas do seu Home Assistant para o seu PC. Em resource coloque o ip do seu computador, pode verificar no seu roteador o ip dele.

notify:
  - name: "hass agent test device"
    platform: hass_agent_notifier
    resource: http://192.168.1.xxx:5115/notify

Reinicie o seu Home Assistant.

Com ele reiniciado vamos para o Node-RED para configurar as notificações!
Em Domain selecione notify.
Em Service selecione hass_agent_test_device
Em Data preencha dessa forma:

{
    "message": "Escreva aqui sua mensagem!"
}

No seu Windows vai aparecer uma notificação.

42

É possível enviar imagens na notificação no PC, com a dica do colega @danielsaraujo consegui fazer da seguinte forma:

Em Data preencha dessa forma.
Lembrando que depois de “local” se deve colocar o caminho da imagem no config do seu Home Assistant.

{
    "message": "Leandro, alguém chegou ou saiu!",
    "title": "Aviso!",
    "data": {
        "image": "https://exemplo.duckdns.org:8123/local/imgs/cameras/camera_sala2.png"
    }
}

No Windows vai aparecer assim:

Captura de tela 2022-06-16 103802

HASS.Agent Media Player

Se quiser ter o seu pc como media player no Home Assistant é só seguir os passos abaixo!
Para isso vamos baixar um componente no HACS.

No HACS vá em Integrações.

Clique em “+ Explorar e baixar repositório” no canto direito inferior e procure hass.agent.
Ache o HASS.Agent Media Player.

Clique em “Baixar esse repositório com HACS”.

Clique em Baixar.

Reinicie o Home Assistant.

4

Com ele reiniciado vá no configuration.yaml, nele vamos criar um media player para visualizar do seu PC no seu Home Assistant. Na parte media_player coloque o código abaixo e em host coloque o ip do seu PC.

media_player:
  - platform: hass_agent_mediaplayer
    name: "hass agent"
    host: 192.168.1.xxx
    port: 5115

Reinicie o seu Home Assistant.

Pronto, agora vai ter um media player do seu PC no Home Assistant. Vídeos, músicas e outros vão aparecer nele.

Captura de tela 2022-06-16 093814

Também é possível usar o TTS (text-to-speech) nele como nesse exemplo colocando ele no node-red!

Pronto, é isso.
Um abraço!

8 Likes

LeandroIssa, muito bom seu tutorial sobre o Hass.Agent. Porém, não estou conseguindo conectar o MQTT. Ele fica tentando estabelecer conexão. Por enquanto usuário e senha no MQTT dentro do HA, estão em branco. Seria este o problema?
mqtt não conecta

Muito provável! Verifica o usuário e senha que colocou quando configurou.

Vai em Configurar

Captura de tela 2022-03-05 144556

Reconfigure

E olha o usuário e senha que colocou!

Refis e nada, continua conectando. A versão é 2022.3.1.0. Não conecta de forma alguma ao servidor dentro do HA.

Consegui! Estava adicionando o ip com a porta do HA. Removi a porta conectou normalmente.

1 Like

Pessoal, gostaria de compartilhar que agora o HASS.Agent tem tradução para PT-BR feita por mim! Espero que gostem!
Ainda não é a versão final, é um pré-release, a versão final vai ser lançada em breve!

2 Likes

Show… Parabéns @LeandroIssa :+1:t2::+1:t2::+1:t2:
Sempre contribuindo com a comunidade.

1 Like

Saiu a versão B do pré-release do HASS.Agent com a tradução em PT-BR, quem quiser testar e dar um feedback agradeço!

Download: https://github.com/LAB02-Research/HASS.Agent/releases/download/b2022.4.2/HASS.Agent.Installer.exe

1 Like

@LeandroIssa muito obrigado pelo tutorial, como sempre você ajuda muito a comunidade!
Uma duvida no meu fica assim:

Serviço satélite stopped, sabe o que isso faz ou como consertar?

Bom dia!

Para enviar imagens na notificação do Windows através do Node-RED, basta utilizar a seguinte sintaxe:

Lembrando que essa configuração vai na seção “Data” do nó de call service:

Abraços!

2 Likes

fala Fera, fiz todo tutoria tudo ok, porem eu nao consigo achar as entidades, pra desligar/hibernar que eu coloquei no comando, tambem nao acho a entidade sensor de atividade do pc, pode me ajudar?

Olha no seu MQTT

Captura de tela 2022-04-23 134802

É o dispositivo que tem a fabricante LABO2 Research

Vai aparecer tudo lá dentro:

nao tem =(

image

acabei de perceber q esta conectando, e nao conectado… as portas entao ok, os dispositivos mqtt estao funcionando…

Pra funcionar tem que estar tudo com OK. Verificar novamente se está tudo correto

eu tirei o HTTP do endereço local e funciou valew. so parou de funcionar o api, porem os sensores que é o que eu preciso estao funcionando… acho que nao vai me interferir em nada esse api né?

Reinicia o HASS.Agent que deve pegar de novo o HA API

ja reiniciei o pc e continua o erro, mas ta funcionando os sensores…

valew muito obrigado!

1 Like

Alguém que tenha nabucasa conseguiu? como ficaria o link? aqui não conecta na parte que coloca o token e o link de acesso externo

Não consigo habilitar as notificações, já verifiquei firewall, tem a regra tudo certinho mas não vai.

image