HA - Integração com central de Alarme Intelbras

vou verificar sobre esses teclados pelo menos ligação desta placa é igual ao teclado (cabos para alimentação e os dois outros cabos para dados. Você importou essa placa? Não achei aqui no brasil pra vender somente de fora.

Comprei na Amazon e mandei para o pessoal do www.queriatanto.com e eles enviaram para meu endereço aqui no Brasil. Comprei nesse link:

Obrigado pales informações. Mas acho que não vai dar certo está placa. Parece que a central da Intelbras usa outro protocolo. Mas vou investigar mais

Para informar eu fiz a integração de central amt 2018 da seguinte forma. Todos os sensores com fio eu liguei um Arduino mega nas portas analogica. Usei a biblioteca mysensors e conectei o Arduino via serial no Raspberry. Fiz um programa de voltimetro no Arduino para ler a tensão do sensor pois eu tenho 2 sensores ligados a cada porta, então o HA consegue identificar pela tensão qual comodo é o sensor da central de alarme. Os sensores sem fio (da central de alarme) estou usando o sonoff bridge com o tutorial do Leonardo aqui no forum. Para que o HA saiba se o alarme esta acionado ou não estou usando uma porta PGM da central de alarme. No HA eu estou usando o painel de alarme manual que funciona muito bem. Com essa integração eu consigo ascender ou apagar lâmpadas, tv ou qualquer dispositivos IOT quando não há presença em determinado comodo. Faz duas semanas rodando e até agora não deu falhas.

1 curtida

Então, nem adianta tentar galera, a intelbras não gosta de divulgar protocolos, eu tive que “ler na unha” os sensores sem fio… O bom é que tenho dupla função agora, leio o status do sensor no hassio, e tenho a central como backup

Parabéns! Meu projeto tem semelhanças com o seu projeto e está publicado aqui no fórum.

1 curtida

Excelentíssio trabalho Marcius. O Deivison já me ajudou em outra ocasião e iria perturbar ele de novo e você vem com esse trabalho primoroso. Pena que não entendo nada de eletrônica, mas esse caminho é a solução, já que a Intelbrás nem se mecheu em tentar solucionar o problema. Só brasiu mesmo, uma empresa meia boca no meio de várias ruins acaba se destacando. Ainda não entenderam que vender soluções fechadas e limitadas só serve para a massa, que ainda caí nisso. Pena que empresas sérias não investem no Brasil, pensando seriamente em importar caro algo bom.

Segundo o pessoal da ADM do fórum da Intelbras, estão desenvolvendo uma integração. Devemos continuar pressionando.

Pessoal, temos novidades no fórum da Intelbras.

http://forum.intelbras.com.br/viewtopic.php?t=66083&f=395

Olá pessoal,
estou pesquisando para adquirir uma central de alarme e estou buscando algo que possa integrar com o Home Assistant.
Dei uma olhada na central 8000 da Intelbras e pelo que vi ela suporta o protocolo Contact Id.
Pensei em usar um broker Contact Id (GitHub - schmupu/ioBroker.contactid: Contact ID server for burglar alarm system) na minha rede local e converter as mensagens desse broker para MQTT para atualizar os estados no HA.
Algum dos usuários daqui tem essa central? Será que poderíamos fazer alguns testes para ver se pode ser uma opção de integração para mais gente?
Caso consiga, vou criar um broker customizado e disponibilizar no github.

Eu tenho uma 2018 da Intelbras integrada com HA. 3 uma gambiarra mas funciona bem. Eu tbm uso os próprios sensores da central para acendimento de lâmpada etc. Estou fazendo testes com sensores de contato e movimento por zigbeee usando o stick da conbee 2. Funcionam bem. Não vai demorar muito vou tirar a central da Intelbras e fazer o alarme com o próprio HA. Na minha opinião se ainda não comprou a central presquise sobre os sensores zigbeee e sobre montar o alarme com eles. Talvez valha a pena

1 curtida

Você tem a central conectada via wifi ou ethernet? Se sim, deve ser possível configurar o Contact Id.
Na sua experiência, os sensores conectados na sua central não são melhores que sensores zigbee ou wifi? Mais confiáveis, estáveis, menos falsos positivos, etc…

Olá
Ela é conectada pela ethernet. Os sensores dela são cabeados, portanto são melhores que qualquer zigbeee oi wi-fi. O que é ruim mesmo é a central que não tem integração com há. Pelo menos até onde eu sei

1 curtida

Oi tenho a central im 8000 da IntelBras, todos os sensores, a central, teclado e sirene são wifi. Como poderia ajuda.

Oi Jean, você sabe fazer a configuração da central?
Se sim, posso compartilhar com você um projeto simples com um broker em nodejs para você rodar em um computador da sua casa. Em seguida você precisa configurar o endereço de ip desse computador na cental nas opções de ContactId, ativar o alarme e disparar um dos sensores.
Caso tenhamos sucesso você vai conseguir ver os dados que a central enviou para o broker no console do computador. Me avise se você tiver disposição para realizar esse teste que eu crio o broker e te mando.

Se me permite um “pitaco”, a amt 4010 Smart é melhor que a 8000 por ela ser mais modular e TB ter os status dos sensores…

Olá pessoal. Conheço um pouco sobre centrais Intelbras. E posso dizer que. Existem funções Via protocolo TCP. A Intelbras Em sua linha de centrais monitoradas. Disponibiliza. Para instalador e usuário aplicativos e tambem para a central de monitoramento.

Estes aplicativos. Informam qual a situação de cada setor, disparos,controle de pgm entre outras funções.

Além dos aplicativos da própria marca existem terceiros que fizeram integrações através de SDK. A qual? A empresa disponibiliza em seu site.

Não sou programador. E tenho pouca experiência na programação porém acredito que com tais ferramentas Em mãos seja possível realizar a integração com o HA.

No momento tenho em minha casa uma central AMT 2018, E possui GPRS. E ethernet.

Tenho grande interesse em utilizar a central para monitorar ambientes. Pois seus sensores são de grande qualidade. Existem sensores simples sensores duplos sensores pet a partir de 30 kg. Sensores de microondas. E todos eles são bem superiores aos sensores zigbee no mercado.

Se alguem tiver interesse em embarcar nessa, tamos juntos.

Desculpem a pontução, texto ditado ao pc…kk

Tenho uma AMT 4010 e como comecei a usar o home assistant tem pouco tempo, ainda uso um esp32 na central para ativação e desativação.

PGM 2 ligada a uma gpio do ESP32 para informar se esta ativada ou desativada.


PGM 3 ligada a uma GPIO do ESP32 para bloquear a automação de ativação ou desativação (caso eu esteja fazendo algum teste)
Zona 4 ligada a um rele que faz a ativação ou desativação da central.

1 curtida

Walber, consigo fazer a ativação da central usando as zonas da central? Só indicando a zona no “Entrada Liga”? Hoje estou usando um NodeMCU (PGM’s) para o controle de ativação e disparo, mas a ativação da central faço com um controle da central ligado a um relé na saída do nodeMCU. Se isso é possível seria uma mão na roda.

Existe como configurar uma zona para ativação da central, porem me esqueço o nome da função, porem exemplo, fechando zona 8 ativa o alarme. To pesquisando o nome da função.

1 curtida