Estado do Ar Condicionado

Bom dia. Controlo meu Split com o Smartir só que não sei se realmente está desligado ou ligado, tem alguma forma de usar uma placa esp8266 ou alguma outra que seja barata tanto quanto a esp8266 para obter o estado? talvez quando o split fosse ligado a placa ligasse junto e assim quando o split desligar a placa desligar também.

Tem algumas ideias… da mais simples pra mais complicada:

  1. coloca um sensor de porta na aleta da saida do ar (caso o seu ar condicionado feche elas quando desliga)
  2. tomada com medidor de consumo de energia (positivo, tuya, etc). Essa ainda tem a vantagem de tentar descobrir se tá na ventilação, esfriando ou desligado!
  3. sensor de vibração? Talvez funcione… não tenho certeza :-).
  4. fitinha de seda + sensor de movimento na saida do ar (tem que testar… pode ser que o sensor seja sensivel demais ou de menos)
  5. ligar a perninha que acende o led de ligado do ar na entrada analogica do esp8266 (com o cuidado que ela normalmente aceita de 0 a 1v se não me engano…)

eu acho a opção 2 a mais legal, mas talvez vc tenha problema porque essas tomadas aguentam 10A ou 15A.

Eu optaria pela opção 1 por ser de fácil implementação. Agora se vc pretende implementar a opção 2 para obter também outros status do seu ar condicionado, tais como: consumo (potência, corrente e tensão), além de ventilação, esfriando ou desligado, sugiro vc usar o módulo PZEM (https://forum.cpha.pt/t/como-instalar-e-configurar-um-medidor-de-energia-pzem-004t/540) que usa um toróide para medir a corrente. Essa solução pode medir até 100A. Eu mesmo uso 3 PZEMs (sistema trifásico) para medir o consumo da minha residência.

Eu fiquei com preguiça de escrever a opção 2b, que seria essa :-). Só vai ter que ter o cuidado de onde colocar o clamp. (talvez internamente no ar?)

Pode ser internamente do ar ou no disjuntor que protege o ar dentro do quadro de disjuntores.

Conversei com um técnico de ar condicionado para saber de uma forma de colocar o ESP8266 para ligar quando liga o ar e desligar quando desliga, ele me deu a opção de ligar no capacitor da placa que sai 220v quando liga o ar, dessa forma tem que colocar uma fonte para transformar para 5v e alimentar o esp, estou aguardando chegar minhas esp para testar, se tudo funcionar eu coloco aqui como ficou. Obrigado a todos pelas respostas.