Estado de uma lâmpada inteligente

Boa noite grupo, estou na minha caminhada pelo HA e agora comecei a tentar o Node-RED.

A primeira automação que fiz foi tranquila. Quando um sensor de porta/janela é acionado, uma lâmpada é acesa/apagada. Até brinquei com as cores e luminosidade, tudo funcionando perfeitamente como esperado.

Fui fazer a segunda aplicação que seria : Uma lâmpada inteligente (com Tasmota), ligada a um interruptor comum (normal, não inteligente) que, de acordo com o horário deveria acender com luminosidade menor e cor diferente.

Não consegui nem iniciar. Não achei nenhum nó (node) que identificasse que a luz foi acesa para, em seguida, poder verificar o horário.

Alguém tem alguma ideia para fazer isso ? Espero que tenha explicado bem o problema e o objetivo do Flow que eu quero criar.

HA rodando num RPi4 com 8 GB de memória e SSD de 100GB. Node-RED, MQTT. etc… instalados.

1 curtida

Leia aqui:

Nodes de Tempo! Node Timer, nodes thingzi-logic-timers! Crie gatilhos com hora ou período do dia! Aprenda a usar! Tutorial básico! - Node-Red - Fórum Home Assistant Brasil

Aqui:

Simule e comece uma automação com horário específico com o node Inject! Aprenda a usar! Tutorial básico! - Node-Red - Fórum Home Assistant Brasil

Sobre a intensidade e cor da luz, se configurar corretamente no node call service vão aparecer as opções que podem ser colocadas no Data em que escolhe a cor e intensidade do brilho.

Nesse exemplo aqui tem a cor branca no Data:

1 curtida

Obrigado pela dica. No final de semana vou estudar isso e tentar novamente. :+1:

Não aguentei e acabei olhando ontem à noite e hoje de manhã, mesmo :grin:

Bom, acho que o problema é que, como o interruptor não é inteligente, quando ele é desligado, minha lâmpada sai do sistema. Depois de muito matutar sobre isso, acho que vou colocar um Sonoff Mini (Wi-Fi) que já está com Tasmota, e está parado por aqui, para fazer o interruptor “ficar um pouco mais inteligente”. Com isso acho que resolvo o problema. O interruptor ainda funcionará, e a lâmpada estará sempre conectada ao HA, onde poderei aproveitar as facilidades dela.

Fiz um teste, agora, como o Sonoff Mini e um interruptor (não inteligente), foto abaixo:

O problema persiste. Quando aciono pelo interruptor, a lâmpada é desligada fisicamente, e não logicamente, ocasionando a saída do sistema, Provavelmente terei que colocar um interruptor smart. Vou fazer os testes a seguir.

não procede… a não ser que vc tenha ligado errado. Se o sonoff estiver sempre energizado ele não vai desligar (sair do sistema) quando a lampada desligar. Por acaso vc não inverteu a entrada com a saida?

Não. Procede, sim. A ligação está correta, como pode ser observado na foto. Quem sai do sistema é a lâmpada, não o Sonoff Mini. E o controle fica perfeito (para uma lâmpada comum), fica um “3-way” com uma parte física e outra parte lógica, podendo ligar ou desligar por qualquer lado, seja pelo Ha ou pelo interruptor físico.

certo… reli e entendi melhor o que vc quis dizer. O sonoff mini resolve o problema de usar o interruptor fisico (desde que vc ligue o interrruptor fisico no sonoff). Esse solução é legal se vc tiver como embutir o sonoff mini junto ao interruptor, ou deixar o sonoff junto a lampada e levar um par de fios de volta para ligar no interruptor.

Isso. Mas talvez seja a solução, ao invés de tentar automatizar a lâmpada, eu pego o gatilho do Sonoff mini, e altero a configuração da lâmpada. Vou tentar isso logo que tiver um tempo.

ok… veja se é isso:

  1. sua lampada está desligada no interruptor, então ela tá fora do wifi e o ha não sabe nada sobre ela
  2. alguem vai lá e liga a lampada. A partir desse momento vc quer mudar o brilho/temperatura/cor da lampada baseado no horario.

O Tamosta tem uma configuração onde vc define o que vc quer que aconteça quando ele é iniciado (poweronstate). Se vc quer que a sua lampada funcione como uma lampada comum, então vc deve setar essa variavel para “1” (ou seja, ela sempre vai ligar quando a energia retornar).

é isso? bom, se for isso vc tem duas opções: usar como trigger o estado da lampada (se = on, então faça os ajustes). Vc pode tb fazer uma automação usando o MQTT. Quando um dispositivo se conecta ele avisa que está “online” em um topico especial. Vc pode criar um trigger baseado nisso.

Nenhuma dessas alternativas é muito boa porque vai ter um delay de alguns poucos segundos entre ligar o interruptor e ajustar a luminosidade porque se a lampada estiver desenergizada ela vai ter que dar o “boot” e se conectar no wifi pra dai acontecer algo. Voce até pode usar o sonoff, mas dai o ideal seria “desacoplar” o funcionamento do interruptor. Ou seja, o interruptor vai ser como um mero “sensor” e vai reportar via mqtt qual estado está, mas não vai ligar/desligar a lampada, de modo que a sua lampada esteja sempre energizada e conectada ao wifi.

Para evitar esse problema, aqui em casa eu uso outra estrategia: eu uso botões zigbee e ninguem toca nos interruptores.

Bloco de Citação

Vamos por partes:

Exatamente isso.

Vou estudar isso, pode ser parte ou toda a solução.

Isso po ser um problema, mas vale à pena testar.

Mesmo que no final não fique do jeito que eu queria, já está sendo muito útil no aprendizado geral.

Obrigado pelo apoio.

PS: O trabalho apertou essa semana, provavelmente só poderei voltar a mexer com isso no próximo fds.

Olá amigo, tudo bem? Como você conseguiu resolver este tema? Eu estou indo na linha de interruptores smart (zemismart por exemplo), mas tem sido bastante caro… Você conseguiu de alguma outra forma “nunca” desligar a lâmpada da energia?
Obrigado!

Sim. Resolvi deixando a lâmpada sempre energizada. O interruptor que a ligava/desligava não a comanda diretamente como na figura no início do tópico, mas manda o sinal de ligar/desligar para o HA e o HA liga/desliga a lâmpada, e, ainda, de acordo com alguma condição, como por exemplo a hora da madrugada, altera a cor e a luminosidade da mesma para não incomodar outras pessoas que não estejam despertas.