ESP8266 com Home Assistant

Boa tarde pessoal,

Preciso de uma luz de vocês, fiz uma programação do ESP8266 com um teclado 3x4, gostaria de pegar a senha digitada e fazer o Home Assistant validar a senha e abrir o rele que está ligado ao mesmo ESP.
Minha dúvida inicial, como fazer para o Home Assistant ler a mensagem da senha que estou enviando.
Não consigo achar um material que posso consultar.
Muito obrigado

Tá fazendo o código na “unha” ou tá usando alguma biblioteca especifica? Se estiver usando, por exemplo, o MQTT bastaria publicar a senha digitada em um tópico. Dai vc faz uma automação para que quando o tópico receber a string correta acionar o relê e em seguida “zerar” o valor do tópico. Estou supondo que o seu código “espera” a digitação dos “N” digitos e envia pra frente de uma vez só em vez de enviar digito por digito.

Olá CLyra :grinning:,

Muito obrigado pela interação, estou enviando a senha completa, consegui receber via automação.
Estou fazendo a validação como gatilho da senha e disparando uma ação para o relé abrir uma solenóide, minha dúvida é de como programar isso dentro do HA.

Veja meu código sobre o que falei acima:

Você pode me dar uma luz ou algum material específico?

- alias: "Abertura senha 1"
  initial_state: True
  trigger:
   - platform: mqtt
     topic: /seguranca/fechaduras/keyserver/
     payload: '6b86b273ff34fce19d6b804eff5a3f5747ada4eaa22f1d49c01e52ddb7875b4b'
  action:
  - service: homeassistant.turn_on
    entity_id: switch.fechadura_servidor

Meu Switch:

  name: "Fechadura Servidor"
  command_topic: "cmnd/keyserver1008/POWER"
  payload_on: "ON"  
  payload_off: "OFF" 
  qos: 0
  retain: false

Valeu…

Oi @Alexsquin

Sua pergunta ainda não está muito clara. A automação que vc mandou me parece correta com alguns pequenos ajustes. Ao iniciar o HA e após cada abertura da porta vc vai precisar preencher o topico /segurança/fechaduras/keyserver (tá sobrando um / né?), com um valor DIFERENTE da senha. “Zerar” ele seria uma boa prática, para garantir que o valor foi recebido naquele momento e para o caso de vc ter duas aberturas usando a mesma senha. Quanto ao switch fechadura, uma vez que a solenoide tenha sido acionada, ele volta para o estado off? O HA não vai ligar um switch que já está ligado…

hm… relendo novamente a sua mensagem, me atentei que vc fala em “programar isso dentro do HA”. Vc quer dizer transformar isso num componente? não usar a automação/switch acima?

Oi CLyra.

Consegui resolver, veja minha postagem: Tasmota, MQTT, Broker Mosquitto - Básico

Muito obrigado por sua ajuda!