Dúvidas na aquisição de servidor para HA

Pessoal,

Quero comprar um mini pc para ser meu servidor do HA, mas estou cheio de dúvidas para fazer este investimento:

  1. vi vários comentários sobre o beelink com celeron j4125 , o que acham? (segue link do ali, Beelink gk mini intel celeron j4125 quad core mini pc ddr4 8gb 256gb ssd windows 10 11 desktop hd porto 1000m duplo wifi computador|Mini-PC| - AliExpress)

  2. Não será dedicado ao HA (principal utilização), então posso compartilhar a utilização com uso doméstico (word, excel e intenet)??

  3. Pretendo usar win 10, com virtual box, é uma boa opção?

  4. Qual melor opção de dongle zigbee?

  5. Melhor conectá-lo na rede com fio ou wi-fi?

  6. Teriam mais alguma sugestão?

Desde já agradeço aos colegas pela atenção e ajuda

2 curtidas
  • Não é a configuração onde irá aproveitar melhor os recursos dele, o ideal seria a instalação do Debian 11 e o HA supervised.
  • Em custo benefício, atualmente é o dongle da Sonoff.
  • Sempre que possível o melhor é conectar o HA via cabo de rede, mas a conexão Wi-Fi irá funcionar.
  • Acredito que você deva rever o modelo escolhido se a escolha for uso com Windows para uso desses aplicativos e manter o HA em uma VM. Não creio que os recursos desse modelo que apontou irá ser suficiente para uma boa perfomance de ambos os usos.
2 curtidas

Indicaria algum modelo?

Aproveitando o tópico. Qual tem o menor consumo de energia, esse mini pc que o colega mencionou ou um raspberry pi??

O mini pc tem 10w de TDP e o Rasp 4 tem 4w, mas não pense que ele gasta muita energia por isso.
Sobre gasto de energia do mini pc:

Da uma lida aqui, tem um review do mini pc:

2 curtidas

Eu tinha um netbook antigo lá em casa, consegui instalar o HA nele seguindo esse tutorial abaixo por ser uma arquitetura de 32bits (Só que instalei num Ubuntu)

1 curtida

Caros, eu adquiri o beelink com celeron j4125. No meu caso, só o utilizarei para o HA, sendo assim fiz a instalação do SO numa M2 que tinha em casa sobrando. Copiei a imagem pra M2 como se fosse pro raspeberry via balena. Mas, quando ligo ele inicializa normalmente entretanto ele não me indica o ip! Já fiz de tudo… Fing, Roteador (nesse aparece os aparelhos conectados via cabo, menos o HA), limpei cash DNS, desabilitei anti vírus, etc… Ele só aparece

“IPv4 addresses for wlp0s12g0:
Home Assistant URL: …8123
Observer URL: …4357”

Com isso, fui reinstalar e pluguei no meu pc a M2. Mas, ele abriu a tela de inicialização do HA e ali apareceu o IP! O que fiz de errado pra não dar certo no beelink? Consigo formatar a M2 sem que ele entre direto pelo meu PC?

Bom dia Leandro! Você instalou o HA direto Hd ou Ssd e plugou no beelink e iniciou normalmente ?

Se sim, eu resolvi da seguinte forma, pluguei o HA via cabo no meu roteador tplink ax10 ele mostra clientes conectados e da o ip de cada cliente conectado nele aí peguei o ip x.x.x.x:8123 e só adicionei a porta como no exemplo…

Eu uso o meu HA no Debian 11 gnome, funciona super bem!

2 curtidas

Instalei direto no SSD m2 e pluguei no beelink e ele iniciou normalmente. Vou utilizar essa sua solução o meu TPlink é o deco m5, espero que mostre o ip também.
Obrigado por compartilhar!

Eu tinha um netbook antigo 32bits funcionava bem tbm no debian 11

1 curtida

Posta aí depois se conseguiu, se deu certo, pode ajudar mais pessoas :facepunch:t2::v:

Fala meu amigo, beleza?
Acabei de adquirir este mesmo PC e estou aguardando chegar.
Poderia me informar como está sendo o uso do HA via VM?
Tá usando algum outro programa?
Minha ideia é rodar uma VM para gerenciamento de dados (NAS).
Abraços

Captura de tela 2022-04-29 210218

Ta assim o uso aqui, só uso o HA, uso no Debian 11 gnome via VM.

Leandro tá usando o T4 Pro?
Acredita que dê pra colocar mais algo pra rodar? Um NAS? :exploding_head:

To usando o GK Mini, ele tem j4125. O T4 Pro tem um n3350.

Não sei, nunca usei então não tenho como opinar.

Só pra eu entender direitinho, a máquina tem Windows com VM do debian rodando HA? Obrigado

1 curtida

Não, é o Debian 11 gnome instalado com MV do HA.

Obrigado pela resposta! Como sou muito iniciante, vou procurar oque é MV.
Abraços!

MV = Máquina Virtual