Dúvidas Gerais na automação

Boa tarde!!!

Inicialmente quero agradecer a acolhida!

Eu comprei uma Alexa recentemente, e ao começar a pesquisar mais sobre automação, algumas coisas percebi que teria algum problema para automatizar com ela. Foi assim que cheguei ao Home Assistant e ao fórum.

Dei uma sapeada no fórum e li alguns dos tutoriais, e com isso surgiram algumas dúvidas:

-Tenho um servidor NAS que já fica ligado, então é uma boa solução utiliza-lo para a instalação do HA, certo? Minha idéia é testar as automações e tudo mais antes de partir para uma plataforma dedicada.

  • Tenho um galaxy a7 lite, é possível utiliza-lo como dashboard junto da instalação da VM, ou nesse caso, a instalação teria de ser feita nele?

  • No caso de falta de energia, as lâmpasdas e dispositivos sem bateria necessitam serem pareados novamente certo?

Abraços
Zoreck

2 curtidas

Olá, bem vindo!

Certo, o Home Assistant é um sistema operacional que gerencia automações e necessita ficar ligado 24/7 para as automações funcionarem então precisa de algo dedicado.

É possível utiliza-lo como dashbord, mas precisa ter alguma versão + recente do Android. Versões muito antigas do Android o app do Home Assistant não da suporte e nem pelo navegador pode conseguir acessar.

Não é recomendada a instalação feita nele, é até possível mas não é nada oficial e precisa usar a versão Core (sem add-ons, sem supervisor, sem backups) do Home Assistant que tudo é necessário instalar e fazer “na mão”.

Na minha opinião não recomendo de jeito algum. Cria uma máquina virtual para o Home Assistant no seu NAS e seja feliz.

Não, não é necessário parear nada novamente. Dispositivos wi-fi já ficam configurados no seu roteador, cada dispositivo tem um modo de “reset” do pareamento para perder a configuração e o pareamento. Geralmente lâmpadas são de 3 a 5 ligar/desligar rápido do interruptor para elas entrarem em modo de pareamento.

Como você mesmo comentou que começou a pesquisar sobre automação a pouco tempo recomendo dar uma lida nesse guia, vai esclarecer boa parte das dúvidas sobre automação que ainda tenha.

Após ler sobre automação de uma maneira geral, recomendo ler sobre o Home Assistant.

Nesse catálogo tem os principais tópicos/tutoriais pra quem está começando.

E para saber quais dispositivos o Home Assistant tem suporte recomendo ler o catálogo de dispositivos, sempre antes de adquirir qualquer dispositivo recomendo olhar lá pra evitar comprar algo que não integra ao Home Assistant.

Um abraço.

1 curtida

Muito obrigado @LeandroIssa.

Vou reler tudo novamente minuciosamente e mudando para a casa nova, já vou começar a praticar!

1 curtida