Dispositivo Sonoff DW2 não aparece do HA

Amigos, a algum tempo, substitui dois sensores de porta sonoff DW2 WiFi por Zigbee, e estou bem contente com o resultado, me parecem sensores bem mais confiáveis.
Porém, agora decidi usar os tais sensores para detecção de locais sem menos críticos e, para minha surpresa, eles não aparece no home assistant nem sob tortura.
No aplicativo da ewelink, funcionam normalmente. Estou usando eles compartilhados para uma segunda conta, mas também já tentei usar a conta principal e nada.
Verificando o arquivo .sonoff.json, vejo que o dispositivo está lá, se removo e faço novo pareamento com outro nome, ele atualiza no arquivo .sonoff.json, mas não aparece nas entidades.

Estou utilizando a integração do AlexxIT.

Alguém já passou por essa situação ?

Então, fiz uma nova instalação no Virtual Box e a automação foi encontrada normalmente (como deveria ser…) então acredito que o problema mesmo é na minha instalação atual, eu cheguei a instalar a versão da eWelink sem desinstalar o SonofLan, então isso deve ter bagunçado as coisas. Já removi as duas e instalei apenas uma e mesmo assim não reconhece mais os sensores de porta DW2.
Vou começar uma instalação do zero aproveitando o possível da antiga e vida que segue.

Abraço a todos.