Despertador Node-RED

Apos começar a migrar as automações para Node-RED percebi que meu despertador feito com automação me daria muito trabalho e assim foi !

Tentei varias coisas e fiz muitos testes para adaptar o que já tinha pronto, mais sempre chegava em um problema que tinha que contornar e assim foi descaraterizando todo funcionamento , foi quando percebi que o melhor era criar um novo formato que me agradava fosse funcional e por fim simples. Primeiramente criamos o imput “Inject” no qual configuramos “TimeStamp” e definimos a hora e frequência que será despertado.


Node a ser escolhido.

Configuração Payload=timestamp
Repeat=at a specific time
at=06:20

Payload : na verdade nesse caso não vamos precisar transportar na mensagem o Payload mais apenas com ele temos as próximas opções.

Repeat : usamos para definir que queremos que seja ativado em uma hora especifica.

at : o horário que queremos ativar o fluxo e nos acordar hehehe.

A baixo temos a seleção de dias da semana : que vai funcionar o fluxo “minha esposa vai adorar isso, pois como não tinha essa opção no meu antigo, ja esquecei e sim , tocou as 6:20 da manha em um Domingo”.

depois vamos incluindo os nodes e configurando.

Node: current state

Nesse caso terá que criar um input Boolean no configuration.yaml, caso não queira ter uma chave que liga e desliga o despertador pode pular esse nó.

input_boolean: # Despertador Suite alarm_clock_status_suite: name: Status initial: on

Node: Call service
Usei para mudar o volume do Google Home mini para 30%

Agora vem a melhor parte após deixar o Google Home em um volume agradável vamos tocar no mesmo um MP3 de sua escolha , se tiver esposa aconselho colocar uma musica bem agradável e calma assim garantimos o bom humor, após escolher o MP3 coloque no diretório do seu HA www/mp3 , o diretório é conhecido de quase todos, pois precisamos para incluir projetos de terceiro. mais se não tiver você criar o diretório www depois dentro do mesmo mp3 “caso tenha criado é necessário reiniciar seu HA para ter efeito a mudança”.

Node: Call Service

Escolhemos a entidade do Google home que queremos e colocamos em data ;

{ “media_content_id”:“https://SEU_ENDEREÇO:8123/local/mp3/NOME_MP3.mp3”, “media_content_type”: “audio/mp3” }

Node: Delay
Aqui coloquei um delay de 308 segundos assim da tempo de acabar meu MP3 antes de dar mais informação.

Node: Call Service

Usei esse ultimo nó para dar uma mensagem personalizada e algumas informações de tempo e previsão Data;

{ “message”: “Bom Dia Louco por Home assistant , Hora de acordar ! Faz {{ states.sensor.dark_sky_temperature.state }} graus. A previsão do tempo é: {{ states.sensor.dark_sky_hourly_summary.state }} . E para os próximos dias será: {{ states.sensor.dark_sky_daily_summary.state}}” }

Fluxo completo terminado.

Espero que apreciem, pois está sendo muito util , acordar com uma bela musica não tem preço.

1 curtida

As imagens sumiram!!! tem como reenviar?

3 curtidas