[CRIANDO SENSORES] Sensores de Temperatura espalhados pela casa

Olá! Eu tenho alguns sensores de temperatura espalhados pela casa. Cada um marca uma temperatura diferente pq a casa é grande. Queria saber como faço para tirar uma média das temperaturas.
Por exemplo, (25º + 22º + 23º)/3.
Eu acho que poderia resolver criando um sensor que usa os valores dos outros sensores, mas eu não sei criar sensores. Alguém poderia ajudar essa pobre alma iniciante? rs Obrigado.

1 Like

Encontrei esse node aggregator

https://flows.nodered.org/node/node-red-contrib-aggregator

Fiz dessa forma no Node-RED:
1- Poll state node para pegar as temperaturas dos sensores espalhados pela casa a cada 30 segundos;
2- Node Aggregator para calcular a temperatura media de todos os sensores a cada 30 segundos;
3- Entity node para criação de uma entidade Sensor no Home Assistant que recebe a temperatura média.

3 Likes

Puxa!!! Mto obrigado!! Eu vou tentar aqui e volto pra dar o feedback.

Você pode usar um sensor template também ao invés do nodered.

Também talvez seja interessante tratar as temperaturas para o caso que algum sensor esteja indisponível.

Testarei o do Node-Red, mas fica aqui uma sugestão de como usar o template:

template:
  - sensor:
    - name: Apartamento Temperature
      unit_of_measurement: "°C"
      state: >
        {% set escritorio = states('sensor.escritorio_temperature') | float(0) %}
        {% set cozinha = states('sensor.cozinha_temperature') | float(0) %}
        {% set suite = states('sensor.suite_temperature') | float(0) %}
        {% set sala = states('sensor.sala_temperature') | float(0) %}

{% if escritorio > 0 and cozinha > 0 and suite > 0 and sala > 0 %}
          {{ ((escritorio + cozinha + suite + sala) / 4) | round(2, default=0) }}
        {% else %}  
          {{ states('sensor.apartamento_temperature') }}
        {% endif %}
2 Likes

Puxaaaaaa!!! Mto obrigado!!! Era isso que eu queria, mas sou mto iniciante em programação. Não entendo dos comandos. Eu entendo só de lógica de programação. Fiz matemática. Ajuda a organizar as lógicas na cabeça. Mas, agradeço mto, mto, mto, mto mesmo!!! Vou testar aqui.