[CRIANDO SENSORES] Sensores de Temperatura espalhados pela casa

Olá! Eu tenho alguns sensores de temperatura espalhados pela casa. Cada um marca uma temperatura diferente pq a casa é grande. Queria saber como faço para tirar uma média das temperaturas.
Por exemplo, (25º + 22º + 23º)/3.
Eu acho que poderia resolver criando um sensor que usa os valores dos outros sensores, mas eu não sei criar sensores. Alguém poderia ajudar essa pobre alma iniciante? rs Obrigado.

1 curtida

Encontrei esse node aggregator

https://flows.nodered.org/node/node-red-contrib-aggregator

Fiz dessa forma no Node-RED:
1- Poll state node para pegar as temperaturas dos sensores espalhados pela casa a cada 30 segundos;
2- Node Aggregator para calcular a temperatura media de todos os sensores a cada 30 segundos;
3- Entity node para criação de uma entidade Sensor no Home Assistant que recebe a temperatura média.

5 curtidas

Puxa!!! Mto obrigado!! Eu vou tentar aqui e volto pra dar o feedback.

Você pode usar um sensor template também ao invés do nodered.

Também talvez seja interessante tratar as temperaturas para o caso que algum sensor esteja indisponível.

Testarei o do Node-Red, mas fica aqui uma sugestão de como usar o template:

template:
  - sensor:
    - name: Apartamento Temperature
      unit_of_measurement: "°C"
      state: >
        {% set escritorio = states('sensor.escritorio_temperature') | float(0) %}
        {% set cozinha = states('sensor.cozinha_temperature') | float(0) %}
        {% set suite = states('sensor.suite_temperature') | float(0) %}
        {% set sala = states('sensor.sala_temperature') | float(0) %}
  
        {% if escritorio > 0 and cozinha > 0 and suite > 0 and sala > 0 %}
          {{ ((escritorio + cozinha + suite + sala) / 4) | round(2, default=0) }}
        {% else %}  
          {{ states('sensor.apartamento_temperature') }}
        {% endif %}
2 curtidas

Puxaaaaaa!!! Mto obrigado!!! Era isso que eu queria, mas sou mto iniciante em programação. Não entendo dos comandos. Eu entendo só de lógica de programação. Fiz matemática. Ajuda a organizar as lógicas na cabeça. Mas, agradeço mto, mto, mto, mto mesmo!!! Vou testar aqui.

Onde eu crio esses sensores?

Direto no Yaml. se vc tiver separado os arquivos, então no arquivo template, caso não tenha feito isso aí vc coloca direto no configuration, na seção TEMPLATE como está acima!