Criando automações básicas no Node-red! Primeiras automações com sensores! Tutorial básico para novatos no Node-red!

Olá, se você entrou nesse tópico é porque está começando a usar o Node-red e está tendo dificuldades em aprender. Espero conseguir retirar suas dúvidas.

Esse tópico é meio que um complemento ao tópicos do @douglas, alguns conceitos básicos não vou explicar pois no tópico dele está super bem explicado, então antes de continuar aqui da uma passadinha lá!

Na nossa primeira automação com sensores vamos fazer uma automação simples de “abrir a porta, ascendeu a luz” e para isso vamos usar os nodes “events:state” e “call service”.

O node events:state é um node de Gatilho!

1

O node call service é um node de Ação!

2

Coloque os dois um do lado do outro e os link.

Sem título

Clicando no node “events:state” vamos escolher o sensor que vamos utilizar para a automação completando a entidade do sensor, geralmente os sensores estão com o nome de entidade começando com “binary_sensor”.

Escrevendo “binary_sensor” aparece todos os sensores, escolhi o primeiro da lista, um sensor de porta/janela.

E na parte “If State” (se o estado for) vamos completar com a ação do sensor. Com “on” para ligado ou aberto e “off” para desligado ou fechado. Ta, mas como vamos ter certeza que é essa a ação que o Home Assistant identifica quando o sensor está ativo ou não?

Vamos olhar na aba “Ferramentas do desenvolvedor”, lá temos todos os status de todas as entidades, aparece pra gente qual é a informação que o Home Assistant recebe, lembrando que essa informação varia de dispositivo para dispositivo.

Para luzes, sensores, tomadas e switches geralmente é “on” e “off”. No caso de um alarme o status pode ser “armed” ou “disarmed”, na imagem acima mostra bem. Lembrando que mostra o status do momento do dispositivo.

Voltando a nossa automação!

Agora vamos olhar lá no “Ferramentas do desenvolvedor” o status do sensor para ter certeza de qual mensagem o Home Assistant recebe dele.

Confirmamos que ele recebe “on” para ligado ou aberto e “off” para desligado ou fechado. Mas nós queremos que quando a porta estiver aberta. Então vamos completar com “on”.

Pronto, esse node já está configurado! “Se a porta estiver aberta…”
Agora vamos para o node “call service” para terminar a nossa automação!

No node “call service” vamos preencher as opções “Domain”, “Service” e “Entity id”. Mas como preencher?

Clicando para preencher em “Domain” vai aparecer várias opções, são todos os domínios de serviços do seu Home Assistant e é por eles que achamos cada dispositivo.

No caso a nossa luz está em um dispositivo sonoff mini, então o Home Assistant o encontra como um switch (um interruptor). Geralmente dispositivos interruptores, como sonoff, são considerados switch, controles infravermelhos do broadlink também são. Então vamos clicar em switch.

Em “Service” vamos clicar para preencher, vai perceber que vão aparecer opções, é ali que vamos escolher a ação do nosso sonoff mini, para ligar vamos escolher “turn_on”, para desligar vamos escolher “turn_off” e para mudar alternar o status que o dispositivo estiver vamos escolher “toggle”. No nosso caso vamos deixar em “turn_on”.

Agora você vai reparar que embaixo onde está escrito “Unknown Service” mudou para “Service: switch.turn_on” que é ação que vamos ter com o interruptor. Embaixo apareceram opções que podemos ter com aquele switch. Cada tipo de “Domain” diferente aparecem opções diferentes. No caso do switch, a única opção é para completar o “Entity id”, que seria a entidade do switch no Home Assitant, o nosso dispositivo.

Repare que quando eu escolho “light” no “Domain” como ficam diferentes as opções.

Aparecem opções para configurar o brilho, cor da lâmpada, temperatura, muitas opções… essas opções vamos utilizar no campo “Data”, mas não é hoje que vamos aprender isso.

Lembrando que cada tipo de entidade (entity) tem um “Domain” diferente, se não preencher corretamente a automação não irá funcionar.

Lâmpadas = light
Tomadas e Interruptores = switch
Cenas = scene
Scripts = script
Dispositivos Echo e Google Home/Nest = media_player
Notificações = notify

SEMPRE TENHA ATENÇÃO EM PREENCHER CORRETAMENTE!

Voltando para o nosso switch, nosso sonoff mini.
Em “Entity id” clique para preencher e escreva “switch.” e vão aparecer todos os dispositivos que estão como switch no Home Assistant.

Agora temos o nosso node “call service” configurado corretamente!

Pronto, agora é só linkar um node ao outro e apertar “Deploy” no canto direito em cima!

Sem título

Agora quando a porta for aberta a luz vai ascender!
Bom, espero ter ajudado! Um abraço!

Uma dica:

No Node-red sempre que parar com o mouse em cima de um node no canto esquerdo onde ficam os nodes disponíveis vai aparecer o pop-up com a descrição do node, clicando no ícone de Help a descrição e configuração do node aparece para você! Então por ali você consegue saber como configurar e as funções daquele node!

Um abraço!

Vídeo do tutorial:

Quer aprender mais sobre Node-red? Recomendo ler esse aqui e conhecer sobre Payload, é essencial para entender o Node-red!

5 Likes

Eu tenho uma dúvida no NR que é justamente o de criar mais de uma condição, p. ex., porta aberta por 5 min e sem presença (sensor de presença), ativa um serviço de desligar a luz do ambiente.
Como faço para ter esse filtro de mais de uma condicionante?

Isso você pode fazer criando um imput_boolean, com as duas condicionantes estando ativas o imput_boolean fica on e desliga a luz do ambiente. Ainda vou criar um tópico explicando isso… foi uma dúvida que tbm tive e foi difícil entender o sentido. Ficaria tipo como aqui embaixo:

O imput_boolean vc cria na parte “Ajudantes” do configurações do Home Assistant.

Obrigado Leandro!
Ainda estou no sistema básico do Nodered, mas essa dica do input_boolean foi muito boa.
Já estou tentando aqui ver como funciona. Sò faltou nesse seu map um complemento, no sentido de voltar o input ao status original, depois de executada a automação, correto?

Sim, vc pode por depois do luz off um delay de uns 5 segundos e depois um call service para o imput_boolean ficar off

Pessoal só reforçando! Atenção na hora de configurar direitinho o node “call service”, se não configurar direito embaixo vai aparecer escrito “Unknown Service” como nessa foto:

photo_2020-11-05_18-20-58

E as opções pra configurar o Data não vai aparecer!

Se configurar direitinho vão aparecer as opções, como nessa foto aqui:

Sem título

Bom dia, pretendo fazer uma automação com o node-red mas não estou conseguindo, tenho uma janela aqui em casa que automatizei com um motor de vidro elétrico e cabos de aço e tenho um sensor de porta/janela para saber quando esta fechado ou aberto e o que eu quero fazer é o seguinte, quero colocar para quando fechar a janela ele verifique primeiro se a janela já não esta fechada para não forçar o motor para o lado errado. O problema é que não estou conseguindo fazer o fluxo corretamente, não tenho muita experiencia com o node-red ainda. Se alguém puder me ajudar fico muito agradecido.

Porque você não posta o que você fez, e ae tentamos te ajudar. Você vai colocar uma automação onde o gatilho é a sua janela. Quando você acionar, vai primeiro verificar se o sensor está informando que está aberta, se sim, vai fechar. Se não pode não fazer nada, ou informar que a janela já está fechada pelo telegram, assistente, qual coisa.

Deu certo da forma que você falou, funciona, comecei recentemente no Node-Red e estava com dificuldade de entender a função de cada nó. Mas muito obrigado pela ajuda.

1 Like

minha automação deu certo, mas ela só funciona se eu ativar pelo node-red por meio de um botão inject. Se eu ligar direto o switch não funciona. Atualmente meus dispositivos são zigbee e estão conectados via integração com a Tuya, sabem se pode ser por isso?

Boa tarde pessoal, estou com uma demanda do tipo assim, tenho um sensor fora da porta, para criar um fluxo de entrada na casa e saída, por exemplo, ativou sensor de presença depois o da porta significa que a pessoa esta entrando, ou ativou sensor da porta e depois o de presença, significa que a pessoa esta saindo, ai para cada fluxo eu chamo um serviço… mas como eu desenho este fluxo no nodered??

Acho a melhor forma de monitorar se a pessoa chegou ou saiu usando o node zone, por ele vc sabe se a pessoa chegou ou saiu de um local. Sensor de porta só mostra aberto e fechado, sensor de movimento tem delay até resetar a verificação de movimento e isso pode ser um problema.

Recomendo dar uma lida sobre o node zone!

Aqui em casa eu uso o node zone e o sensor de porta pra automações quando chego em casa usando o node wait until.

Certo, concordo, porém no meu caso, é uma casa de locação, portão o controle tem que ser para uma pessoa que não esteja logado no sistema, teria como fazer este controle de zonas?

Então no seu caso acho melhor uma câmera apontada pra entrada para tirar fotos de quando entram e saem de casa, ai vc consegue saber se entrou ou saiu.

Sim, isso já tenho, mas quero fazer alguma automação do tipo que execute um comando de acender luzes etc para entrada e do tipo de apagar quando sai… ou nao acender, ou mnadar msg na alexa, etc…
só gostaria de saber no nodered se tem como ativar um call service com uma ordem de dois nós, tipo on no sensor 1 depois on no sensor 2 ativa um servico.
on no sensor 2 depois on no sensor 1 ativa outro… entendeu
?

se no caso o segundo sensor eu usaria um wait untill??

Pra isso vc pode usar o node delay, coloca ele com 1 segundo e coloca pra mandar o payload pro segundo caminho, como na imagem.
Ai o payload pra sair pro caminho de cima, os próximos vão ser pro caminho de baixo e depois de x segundos volta pro caminho de cima.
Tenta configurar testando isso.

perfeito, vou tentar mais tarde, pq não estou na casa agora… e minha base nao ta acessando… muito obrigado… mas minha duvida seria qual nó exatamente que colocaria no segundo caminho, e ai nesse nó uso a entidfade do segundo sensor direto???