Medição de Energia com Medidor TOMZN DTS238 + LocalTuya

Pessoal,

Vejo muitas pessoas compartilhando e perguntando sobre medir o consumo da energia eletrica de toda a casa e resolvi colocar aqui como o dispositivo e como eu consegui integrá-lo ao Home Assistant.

Link do medidor no Aliexpress

Essa é a foto do medidor na minha casa:

A integração dele com o Home Assistant foi com o LocalTuya Integration:
Então foi necessário buscar a Local Key pelo site Tuya Smart Developer Center

Configuração na Integração LocalTuya
image

Configuration.yaml
image

Lovelace:



image
image
image

Também incluí recentemente o InfluxDb e Grafana mas ainda não tenho uma base de dados grande o suficiente para montar graficos decentes mas entendo ser uma solução melhor pois pelo banco de dados do Home Assistant diretamente o consumo mensal nao mostra mais de 3 meses.

Os meus próximos passos para o monitoramento de energia será com a energia solar que vou começar a gerar na casa e poderei ter diretamente no lovelace acompanhamento da energia gerada vs energia consumida.

3 curtidas

Opa boa tarde, show de bola!! me tira uma dúvida se tem o esquema elétrico de ligação? ele funciona de boa com rede que é bi-fasica? ou seja 2 fases de 110v?

Abraços,

Parabéns! Belo serviço

Parece que funciona com bifásico sim…

Não tenho mais o esquema aqui mas encontrei na internet esse manual para o modelo DTS238-7:
http://www.chinaenergymeter.com/products/DTS238-7-ZNS-D3703.pdf

show, acho que vai da certo aqui sim, só preciso ver se terei espaço no quadro de energia do apartamento para por ele.

exelente, uma questão, ele é bi-direcional? Isto é quando instalar o sistema solar poderá saber o que esta jogando para a rede e também o que está buscando?

Não é bi-direcional.

Tenho energia solar também e o que fiz foi interligar a energia solar na entrada desse medidor conforme figura abaixo:


obs: Ignorar a referencia ao ESP8266 + PZEM que aparece nessa imagem.

Pelo inversor eu pego os dados de produção e por esse medidor os dados de consumo da casa e com templates é possível verificar se estamos injetando na rede ou consumindo da rede (exemplos do meu lovelace abaixo):
image

1 curtida

Se não conseguir instalar a energia solar assim nao vai funcionar.
Coloquei esse medidor tambem na casa do meu pai (onde o inversor é ligado na rede interna da casa) e não ficou legarl. Lá terei que vender o medidor dele para trocar por um bidirecional.

Parabéns pela postagem, excelente conteúdo, quando ao medidor que comprou para o seu pai, quer vender? estou precisando comprar um.

Att.

Gabriel.

Pelo menos o meu é bidirecional. No display dele eu consigo ver quanto estou consumindo ou exportando, inclusive me mostra um ícone quando está saindo pra rua.

WhatsApp Image 2022-02-07 at 10.01.40

Minha maldição está na conexão WiFi, que quando está tendo consumo positivo (gastando mais do que gerando) os dados aparecem normalmente. Mas quando estou produzindo e vendendo pra concessionária apesar de mostrar correto no display, os dados pelo WiFi ficam congelados no último consumo.

Alguém conseguiu resolver isso?

Se não vou acabar vendendo o meu e procurar outro que atenda…

O meu medidor é igual ao seu. Eu não tinha reparado que apontava no visor a direção.
Pelo app da Tuya e pelo home assistant não consegui visualizar os dados corretamente de forma bidirecional.

Só consegui utilizar interligando a energia solar antes da entrada desse medidor como uma fonte de energia e calculando se a producao (pelo inversor) era maior do que o consumo (do medidor) então estava injetando na rede. No contrário estaria puxando da rede.

Pois é, que presepada deles.
Reparei que no display marca certinho quando está injetando, mas a consulta pelo WiFi trava no último consumo que tive… Estou refazendo o cabeamento nas minhas caixas de disjuntor para colocar os inversores antes dele. Afffff

1 curtida

Atualização… Refiz o projeto inteiro e agora está começando a rodar bonitinho por aqui…

Alguém já abriu o DTS238-7 HIKING pra saber se tem um ESP8266 ou compatível ?
No DTS238-2 tem um, tanto que instalei o ESPhome nele.
Vi outros modelos trifasicos de outras marcas similares ao DTS238-7, mas utilizavam o chip dedicado da Tuya, que não é da Espressif.
Obrigado

1 curtida

Você conseguiu exportar os dados da energia consumida e da energia injetada para o HomeAssistant usando o ESPHome no DDS238-2 wifi? Funciona corretamente?

Estou usando um DDS238-2 ZigBee que, infelizmente, só envia o kWh total (consumido + injetado) e isso está arruinando meu monitoramento.

Vi nos links abaixo que o DDS238-2 wi-fi rodando ESPHOME é possível enviar os dados separados, inclusive os dados de dias anteriores, ano e mês, porém não achei nenhum feedback positivo ou vídeo no YouTube.

Link 1: esphome-components/components/energy_monitoring at master · dentra/esphome-components · GitHub

Link 2: esphome-components/components/energy_statistics at master · dentra/esphome-components · GitHub

Sim funciona bem. Inclusive você consegue modificar se quiser, adicionar um sensor de temperatura, etc.

O DDS238-2 wifi é bem comum na internet:

https://community.home-assistant.io/t/yaml-for-hiking-tomzn-tuya-dds238-2-wifi-din-rail-energy-meter/308007

Zigbee é mais “limitado” mesmo. Se ele não envia o que você precisa, não tem o que fazer.

Minha dúvida é se o DTS238-7 Wifi possui um ESP8266 ou similar, para que eu possa utilizar de forma parecida ao DTS238-2.

Obrigado pela resposta.

Acredito que sim, não abri ele … agora se ele consegue pegar todas as fases e dados separados por fase, eu não sei

Tbm tenho painel solar … é possivel capturar os dados de produção direto do equipamento ? pois estava pensando em usar 2 medidores sendo 1 do consumo e 1 da geração. se o inverter permitir integração será otimo 1 medidor a menos
Obrigado !

Boa noite, sou novato no forum e gostaria de maiores informações referentes ao medidor:

  • medidor é trifásico porem em minha casa alimentação é bifásica 110v+110v+neutro. Posso ligar apenas 2 fases e neutro, funciona corretamente?
  • tenho sistema de geração solar, medidas de energia KWH consumida e injetada são confiáveis
  • verifiquei nas fotos que a versão medidor é TY e portanto não é bidirecional, já existe versão IVAP que é bidirecional

grato

Boa noite, sou novato no forum e gostaria de maiores informações referentes ao medidor: