Conselhos para conectar este relé wi-fi (PPA) para o portão da garagem?

Bom dia!

Estou tentando fazer com que este produto seja integrado ao Home Assistant que é um dos últimos aparelhos que sobrou em minha casa: PPA - Conforto com Segurança

Ele usa um aplicativo dedicado https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ppa.contatto&hl=pt&gl=US e não vejo uma integração com o Home Assistant. Existem outros métodos manuais para fazer esses tipos de integrações? Não sou engenheiro, mas posso seguir os guias e fazer minha própria solução de problemas, em geral.

Obrigado!

Pela imagem do link que você enviou, esse relé utiliza um ESP, logo é possível trocar o firmware dele para ESPHome e usar no Home Assistant.

Porém com essa alteração de firmware irá perder a função pelo aplicativo do fornecedor.

Mas você terá os seguintes desafios:

• Identificar os pinos que são usados para comandar os relés.
  • Identificar uma forma de realizar o flash de outro firmware nele (identificando os pinos de comunicação e usando um conversor USB-TTL ou tentando via atualização de firmware, etc)

Te ajudaria bastante se você encontrasse o esquema eletrônico deste modelo. Você pode tentar contato com o suporte deles para ver se fornecem alguma informação que ajude.

Muito obrigado para sua resposta.

Esse tem a informacao? https://bitzar.blob.core.windows.net/ppa/content/library/files/SAIDA_P06810_MANUAL_CONTATTO_WI-FI_AUTOMACAO_REV0.pdf

Além disso, usei o PCAPdroid para registrar minha atividade de rede ao abrir e fechar o portão e enviá-lo para o Wireshark no meu laptop. Parece que está tudo criptografado, infelizmente.

Não tem, a primeira coisa que deve fazer é abrir ele e verificar qual modulo ESP é usado, geralmente pode ser ESP12E, ESP8266MOD, etc…

Com a informação do módulo você deve encontrar a identificação de cada pino e verificar formas de soldar nos pinos necessários para realizar o flash com conversor USB-TTL.

Ainda nos pinos deve procurar quais pinos são usados para acionar os relés e anotar essa informação para usar no ESPHome.

Eu abri a caixa… wifi rele tem o modulo ESP12F

Com base nesse modelo você consegue a pinagem no datasheet.

Localização dos pinos:

image

Descrição dos pinos:

Nunca realizei gravação de firmware nesse modelo, você pode pesquisar como realizar a ligação do conversor USB-TTL (por exemplo nesse trabalho possui algo sobre).

Boa sorte!