Configurar WiFi Hassio

Olá comunidade !

Estou estudando o HA e achei muito completo e pretendo instalar em minha casa.
Contudo, tentei instalar em uma MV e sem sucesso, peguei meu RPI4 mas no momento não tenho internet na minha residência, estou usando a do celular que é boa para estes testes. Com isso não tenho net cabeada e sim roteada pelo celular. Sendo assim busco conectar meu RPI com Wifi mas não consigo e/ou encontro nenhum conteúdo atualizado sobre o mesmo. Alguns pedem para editar arquivo dentro de tal pasta, mas essas não se encontram.

Por favor, se puderem me ajudar fiquei muito grato.

Obrigado \o/

Olá. Se vc estiver utilizando o HASSIO, é mais fácil.
Vai em Supervisor - Sistema - Host e em frente ao endereço IP, clica em Alterar.
Vai aparecer as opções de Ethernet e WIFI. Selecione WIFI, procure os pontos de acesso, escolha qual vc quer conectar, insira a senha e pronto.

Obrigado pelo retorno e desculpa não responder, com essa pandemia dei uma parada no projeto, mas agora voltei.
Hoje já tenho internet em minha casa, mas minha dúvida é como conectar pelo wifi na primeira inicialização, a sua sugestão já é dentro do HA, eu procuro uma conexão antes de tudo.

Walisson, boa noite.

Eu instalei recentemente o hassio em um raspberry 3, tive problemas em conectar o wifi, procurei bastante mas somente encontrava um método utilizando um arquivo de configuração com um pen drive, que inclusive não deu certo. Eu procurei em vários locais os comandos de configuração mas quando desisti fiquei tentando conectar via comando no prompt do hassio, pois vi que tem o comando “network” e consegui conectar utilizando o comando abaixo, havia tentando outros comandos antes, mas esse funcionou.

network update wlan0 --wifi-ssid “SSID da rede” --wifi-psk “senha da rede” --ipv4-method auto --ipv6-method disabeld --wifi-auth wpa-psk --wifi-mode infrastructure

O comando abaixo faz o scan nas redes wifi que a placa encontra
network scan wlan0

O comando sendo executado corretamente, deve conectar a rede wifi. Para conferir o ip utilize o comando “network info”

utilizando o comando “network update -help” apresenta outras informações que podem ser utilizadas no comando, por exemplo para definir o ip fixo.

Espero que ajude, como somente fiz uma vez recentemente ainda não testei novamente esse comando.

2 curtidas

Opa, hassio vc está se referindo a primeira coluna (OS) certo?

Em Configuration → General → Network deve aparecer opções para conectar a rede… mas se tratando de uma “central de automação” é sempre recomendada uma rede cabeada, muito mais confiável que a wifi.

Caso não seja uma instalação do OS, onde vc mencionou que está rodando num RPi4, pode ser que esteja rodando o Raspberry Pi OS.

Se for este caso, no SD card do Pi, crie um arquivo chamado “wpa_supplicant.conf” e dentro dele os seguintes dados

country=BR
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1

network={
scan_ssid=1
ssid="nome da rede wifi"  <- mantenha as aspas
psk="senha da rede wifi" <- mantenha as aspas
}

isso fará com que ele automaticamente ingresse na sua wifi ao inicializar.

Espero ter ajudado,
Abs!

1 curtida

Acho que tive o mesmo problema, pelo tempo você já deve ter resolvido, mais fica a dica para quem tiver dificuldade:

Como configura o Home Assistant com Wifi em Raspberry Pi 4B(RP4):

Baixa o software do Raspberry PI Image( https://www.raspberrypi.com/software/ )para sua maquina para fazer a instalação da imagem do Home Assistant OS, na sua RP4 de acordo com a documentação oficial do Home Assistant( Raspberry Pi - Home Assistant), abre o Raspberry PI Image:

Antes de pressionar NEXT, pressiona CTRL+SHIFT+X para abrir a página de configuração:

Escreva sua nome da sua rede e a senha do seu roteador e salve as configurações, e salve a imagem na seu cartão, pressionado NEXT.

Após salvar a imagem no seu cartão, vá na pasta do cartão, talvez seja necessário reinserir o cartão no computador.

Na pasta principal crie uma pasta chamada “CONFIG” em maiúsculo, dentro da página “CONFIG”, crie outra pasta chamada “network”.

Agora abra programa “Bloco de Notas” no seu PC, copie e cole o código abaixo:

[connection]
id=my-network
uuid=11379bb3-6b43-44be-b9f6-7258ca8673f4
type=802-11-wireless

[802-11-wireless]
mode=infrastructure
ssid=NOMEDAREDE

#Uncomment below if your SSID is not broadcasted
#hidden=true

[802-11-wireless-security]
auth-alg=open
key-mgmt=wpa-psk
psk=SENHADAREDE

[ipv4]
method=auto

[ipv6]
addr-gen-mode=stable-privacy
method=auto

Substitua o NOMEDAREDE e SENHADAREDE pela da sua rede/roteador, após isto salve o arquivo com nome “my-network” com aspas no caminho que você criou a cima, “hassos-boot\CONFIG\network”, note que o arquivo será salvo sem a extensão .txt, para poder ser excutado no hass.

Depois disto é só ejetar o cartão, e colocar na sua RP4 e iniciar o boot do OS, espere alguns minutos é abra em um navegador o HASS por http://homeassistant.local:8123 ou http://homeassistant:8123

Se tudo ocorrer bem você vai ter o Home Assistant OS se comunicando pelo WIFI.

Créditos ou duvidas: Configurar Wifi en Home Assistant - ZonaGadget

Boa sorte!