Configurando do Sonoff Pow R2

@Alesson

Tente substituir isso: value_template: “{{ value_json.ENERGY.Today }}”
por isso: value_template: ‘{{ value_json[“ENERGY”][“Today”] }}’

1 curtida

@BentoAlves

Um amigo no grupo do telegram me ajudou é por que não coloquem o …consumo_maquina_de_lavar. Por causa do ‘de’. e também no …consumo_freezer_e_geladeira. Por causa do ‘e’. Ficou faltando ai acrescentei e deu certo.

olá sou novo por aqui estou começando agora e gostei muito dessa configuração você consegue fazer um passo a passo para eu consiga fazer aqui.

Também preciso dessa informação do passo a passo dessa configuração, se puder descrever oum tutotial, agradeço

Ola amigo, poderia descrever o passo a passo para fazer esta automação?
Eu tenho o Pow R2 no HA e ele mostra

Poderia ficar melhor, com gráficos?

Olá @Arcondi
O que você precisa exatamente?
Você quer acumular os valores dentro de um período?
Você quer um card com o gráfico, por exemplo, da potencia (em Watts)?

Oi Bento, é isso mesmo, queria implemetar um card com gráficos, mostrando a tensão, potência isso em tempo real e os registros em tempos passados, tudo em um gráfico, procurei algo parecido e não achei, estou começando agora no HA e uma ajuda seria bem vinda, obrigado

Gostaria de saber como acumular os valores para saber o consumo de energia em KWH. No meu caso não troquei o software por Tasmota ou similar, apenas uso a integração sonoff.

Estou na mesma situação, não mudei nada, vamos ver alguém que possa ajudar

@Arcondi
Provavelmente você não vai conseguir tudo no mesmo gráfico, pois os gráficos só ficam agrupados quando as entidades tem a mesma grandeza.
Segue um exemplo, com as grandezas diferentes:

Segue um exemplo, com as mesmas grandezas:
image

Imagem da configuração do gráfico de consumo:

YAML do Card do gráfico acima:

entities:
 - entity: sensor.geladeiras_amps
 - entity: sensor.geladeiras_consumo_diario
 - entity: sensor.geladeira_mensal
 - entity: sensor.geladeiras_energy_apparentpower
 - entity: sensor.geladeiras_energy_reactivepower
hours_to_show: 24
refresh_interval: 0
type: history-graph

Nesse link https://www.home-assistant.io/lovelace/history-graph/ tem mais informações de como configurar um card de graficos

@Professador
Para acumular valores você pode usar a integração Utility Meter.
Na resposta anterior coloquei um gráfico onde aparece geladeira_mensal, essa entidade tem essa configuração no configuration.yaml:

utility_meter:
 geladeira_mensal:
   source: sensor.geladeiras_power_usage_hoje
   cycle: monthly
   offset:
     days: 25
     hours: 0
     minutes: 0
1 curtida

Obrigado, mas minha dúvida é que no meu sonoff pow r2 só consegui que ele informe três valores, Tensão (voltage, v), Corrente(current, A) e Potência (power, kw). Como faço para obter o consumo em kwh, pois, me parece que o parâmetro source requer o valor de consumo, não de potência.

1 curtida

Bento, não sei como colocar estas configurações, como chegar nessa pasta e editar, estou começando, se puder detalhar mais agradeço pela ajuda

@Professador
O seu sonoff pow r2 está com o firmware original ou vc colocou tasmota nele?
Não sei como pegar o valor do consumo no firmware original do sonoff.

@Arcondi
Recomendo que vc leia o tópico do amigo @LeandroIssa Catálogo de tutoriais para o novato, ele escreveu vários tutorias.
Para configurar um card no lovelace você pode ler esse outro topico aqui Conhecendo a lovelace, também escrito pelo @LeandroIssa.

1 curtida

Original, não coloquei tasmosta

vc precisa pegar o valor da potencia e realizar a operação matemática de integração. existe uma plataforma para integração e assim chegar no consumo em kwh.

- platform: integration
  source: sensor.potencia_do_sonoff #aqui entra o sensor que vc criou para potencia
  name: consumo_sonoff
  unit_prefix: k
  round: 1
1 curtida

Alesson,

Pode pf dizer-me que cards usou para conseguir colocar a maquina em 1/3 de largura e o gráfico em 2/3?

Obrigado!
Pedro.

Não foi eu quem fez amigo, aqui dificilmente se encontra alguém sisposto a ajudar de verdade, quando tenho dificuldades procuro algum tutorial no youtube, pessoal aqui parece que tem medo de passar para frente o que conhece

Isso não é verdade, e você pode ver nesse e em vários tópicos. A turma ajuda sim. Mas cada um precisa ter a disposição de tentar.