Como saber se uma automação foi executada ou não?

Olá a todos,
Imagine que você trabalha fora, e quer saber se uma automação foi executada e quantas vezes, durante o periodo em que você estava trabalhando.
Gostaria de ver essa informação no meu dasboard, talvez em algum “Entities card”, mas não encontrei nenhuma informação sobre como posso fazer isso.
Se eu colocar “automation.minha_automação” no Entities Card, apenas dá para ligar ou desligar a “minha_automação”.
Tem algum jeito de fazer isso?
Obrigado

Olá,
Da uma olhada nesse tópico abaixo.
Ele irá te auxiliar no que precisa!

1 curtida

Obrigado Bruno com certeza poderá ser útil, mas consegui resolver de outra maneira e bem bem simples (quando se sabe).
O que eu fiz foi criar um “Helper to tipo Counter” e no final da minha automação apenas peço para incrementar o contador.

service: counter.increment
target:
entity_id: counter.contador_de_vezes_acionadas

1 curtida

Para alguns casos, eu acrescento uma notificação via telegram na automação. Eu uso dois canais no telegram, um “casa info” e um “casa alerta”. Um deles fica no mudo e é para notificações menos importantes/dbug, já o outro é para alerta mesmo :).

1 curtida

ah… tem outras duas maneiras: olha no logbook (se vc habilitou isso) ou usar o novo recurso de debug das automações se o seu HA for >= 2021.4. dá uma olhada nisso.

1 curtida

Interessante isso. Obrigado